EnglishJapanesePortugueseSpanish
04.09.2020

Celebração do Dia do Cerrado no Jardim Botânico de Brasília

Por Andreza Lorrane

Na próxima sexta-feira (11/9), é comemorado o dia do Cerrado e o Jardim Botânico de Brasília convida a todos para fazer uma imersão no bioma! Para isso, foram preparadas atividades especiais para a data com uma importância da preservação do segundo maior bioma da América do sul.

Hoje o Cerrado ocupa uma área de 2.036.448 km², cerca de 22% do território nacional. Classificado como um dos hotspots mundiais de biodiversidade, o bioma exibe abundância de espécies endêmicas, ou seja, que só ocorrem neste tipo de vegetação, mas sofre uma excepcional perda de habitat devido à expansão das fronteiras agrícolas. A estimativa é que existam mais de 12 mil espécies de plantas no Cerrado.

Devido a pandemia do novo Coronavírus, não haverá nenhum evento, para que aglomerações sejam evitadas. Contudo, o Jardim Botânico desenvolveu um projeto diferente para os visitantes, evitando que a data passe em branco.

O percurso escolhido para a iniciativa que celebra o Cerrado foi a Trilha Krahô, que tem 1,8 km de extensão e baixo nível de dificuldade, mas percorre diferentes fitofisionomias do bioma, exibindo diferentes espécies da flora e da fauna. A partir do dia 8 de setembro, será possível fazer uma trilha guiada. Mas o guia não será um dos educadores ambientais da unidade, e sim a própria natureza.

Os biólogos do Jardim Botânico identificaram pontos estratégicos e marcantes para ajudar as pessoas a concluírem todo o caminho, mas o objetivo não é apenas incentivar a prática esportiva e facilitar a caminhada pela trilha. É provocar as pessoas a observarem detalhes que não seriam notados e a partir dessa reflexão e promover a construção de uma nova relação com o meio ambiente.

O biólogo e educador ambiental do JBB, Lucas Miranda, conta que “A nossa proposta é que as pessoas abram os olhos para os elementos da natureza e agucem todos os sentidos do corpo durante essa observação. Somos muito acostumados a procurar sinais claramente humanos para nos guiar. Mas dessa vez a brincadeira é tentar se guiar pelos detalhes marcantes proporcionados pela própria natureza”, ressalta. 

Totalizando 11 paradas ao longo da trilha. Os interessados em participar da atividade poderão pegar o folheto no Centro de Visitantes para ver o mapa e as imagens de cada local e fazer as reflexões propostas pelo JBB.

 

%name Celebração do Dia do Cerrado no Jardim Botânico de Brasília
Foto: Divulgação / JBB

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!