EnglishJapanesePortugueseSpanish
16.12.2020

Cia de Cantores Líricos de Brasília celebra Natal com homenagem aos 250 anos de Beethoven

Cia de Cantores Líricos de Brasília 1 Foto de Karol Kanashiro Cia de Cantores Líricos de Brasília celebra Natal com homenagem aos 250 anos de BeethovenApós sucesso em apresentação de estreia na Casa Thomas Jefferson, grupo volta a reviver única ópera do compositor, Fidelio, em lives ao vivo.  Clássicos deste papa da música também serão apresentados de graça.

Há 12 anos, a Cia de Cantores Líricos de Brasília vem revivendo grandes nomes da música e encantando o público local e nacional. Os artistas se adaptaram à pandemia e resolveram montar uma homenagem ao eterno compositor Ludwig van Beethoven (1770-1827). Afinal, em 2020, o artista alemão completa 250 anos de influência em toda a música ocidental. Surgiu, assim, o projeto Beethoven, 250 Anos de Música, que conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). Realização Cia de Cantores Líricos de Brasília.

Após sucesso em apresentação ao vivo na Casa Thomas Jefferson, a Cia volta a remontar uma ode à Beethoven no canal no YouTube da própria Cia de Cantores Líricos de Brasília: Cia de Cantores Lirícos de Brasília – YouTube. Nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro, e também no domingo, dia 20 do mês, sempre às 20h.  Gratuito. Livre para todos os públicos.

Agora, eles estarão em estúdio próprio e prometem mais surpresas. Fundada por Renata Dourado e Gustavo Rocha, a Cia de Cantores Líricos de Brasília conta hoje com mais de 20 profissionais da música do Distrito Federal envolvidos com um mesmo propósito: levar música lírica de forma acessível para o público. E é isso que eles vão fazer neste fim de ano.

“Em 2020, todos nós tivemos que nos adaptar. Nós, artistas, nos apresentamos ao vivo, mas sem plateia. Então, tivemos que jogar com as câmeras. Assim como também ensaiamos no início deste semestre por playbacks no YouTube, WhatsApp. Agora, depois da estreia na Casa Thomas Jefferson, que nos recebeu muito bem, vamos dar continuidade em nosso canal próprio e com mais surpresas”, adianta Renata Dourado, que também dá vida ao espetáculo como intérprete.

E para homenagem à Beethoven, eles resolveram montar a única ópera do compositor: Fidelio será apresentada como uma cortina lírica, sem diálogos teatrais. Haverá, ainda, uma bela interpretação de Für Elise , obra de Beethoven que será revivida ao piano de Rafael Ribeiro.

O público também poderá conferir Romance n. 1, tocada por Ivan Quintana ao violino e Ilka Jussara ao clarinete, e uma bela performance da Sinfonia n. 9, ou a Nona, de Beethoven. A obra musical foi a primeira a quebrar vários padrões de seu gênero: trouxe uma ampla instrumentação, possui uma duração muito maior que a maioria das sinfonias do período e tem cantores, tanto solistas quanto coro, fato inédito até então. Beethoven já era surdo quando compôs a Nona.

“A letra cantada é o poema Ode à Alegria, do escritor alemão Schiller. Devido seu reconhecimento e importância simbólica, a música tornou-se o hino oficial da União Europeia”, conclui Gustavo Rocha, também cantor, professor e fundador da Cia de Cantores Líricos de Brasília.

Sinopse de Fidelio – Para quem não conhece a história, Florestan é um homem injustamente acusado, capturado e encarcerado. Desde então, sua esposa Leonora passa a procurá-lo incessantemente. Para isso, ela se disfarça de homem e começa a trabalhar de prisão em prisão. Neste momento, ela trabalha numa prisão junto a outros personagens: Rocco, o carcereiro que só pensa em dinheiro; sua filha Marzelline e seu assistente Jaquino. Leonora, disfarçada de homem, trocou seu nome para Fidelio e ainda tem que lidar com um drama: seu disfarce fôra tão bem elaborado que Marzelline se apaixona por Fidelio. É quando o seu pai, Rocco, fará de tudo para que ela se case logo. Porém, Jaquino, o assistente, já estava apaixonado por Marzelline e insiste bastante nessa relação. É assim que a ópera começa: Jaquino querendo se casar e Marzelline dispensando os cortejos.

Nesta interpretação, Renata Dourado dará vida a Marzelline. Daniel Menezes estará no papel de Jaquino. Thiago Rocha será Florestan, enquanto Érika Kallina e Aida Kellen se revezam como Leonora. Já Gustavo Rocha será os personagens Rocco e Pizarro.

Sobre a Cia de Cantores Líricos de Brasília

A Cia de Cantores Líricos de Brasília surgiu em 2008 por meio da união de cantores líricos de Brasília que resolveram contribuir com o cenário musical da cidade. Todos os cantores realizam apresentações musicais, shows, concertos, recitais, óperas e casamentos, em performances em grupo ou solo.

Renata Dourado e Érika Kallina são sopranos e atuam tanto em produções da Cia de Cantores Líricos, quanto em outras produções musicais da cidade. Gustavo Rocha é um dos barítonos mais atuantes de Brasília e, além de cantar nas produções da companhia e em outras produções no DF, também divide a produção dos espetáculos com a soprano e produtora Renata Dourado. Além da performance musical e cênica, os cantores ministram aulas individuais de canto.

 Ficha técnica:

Seleção da ópera “Fidelio”, Op. 72. a. Dueto Marzelline e Jaquino

  1. Ária Pizarro
  2. Ária Leonora
  3. Dueto Florestan e Leonora
  4. Quarteto

Marzelline: Renata Dourado

Jaquino: Daniel Menezes

Florestan: Thiago Rocha

Leonora: Érika Kallina e Aida Kellen

Rocco: Gustavo Rocha

Pizarro: Gustavo Rocha

Piano: Rafael Ribeiro

  1. Bagatela n. 25 em Lá menor (WoO 59, Bia 515) “Für Elise

Piano: Rafael Ribeiro

  1. “Duncan Gray”, WoO 156 n. 2 [G. 227 n. 2], das 12 Canções Escocesas

Soprano: Aida Kellen

Tenor: Thiago Rocha

Barítono: Gustavo Rocha

Violino: Ivan Quintana

Clarinete: Ilka Jussara

Piano: Rafael Ribeiro

Assessoria de imprensa: Baú Comunicação Integrada

Veja a seguir alguns vídeos da primeira apresentação deste projeto da Cia de Cantores Líricos:

 

 

 

Serviço: Cia de Cantores Líricos de Brasília em Beethoven, 250 Anos – apresentação da ópera Fidelio e composições eternizadas do compositor em lives

Data: 18 e 20 de dezembro, sexta e domingo

Horário:  20h

Local: YouTube da Cia de Cantores Líricos de Brasília: Cia de Cantores Lirícos de Brasília – YouTube

Gratuito

Livre para todos os públicos

Informações: Instagram: @ciadecantoresliricos  e Facebook:  https://www.facebook.com/ciadecantoresliricosdebrasilia/

Fonte: Clara Camarano

Foto: Cia de Cantores Líricos de Brasília 1 Foto de Karol Kanashiro

 


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!