EnglishJapanesePortugueseSpanish

Cidade céu – Um lugar para conhecer


Passeios, fotos, adrenalina e curiosidades: uma série para mostrar formas de apreciar o céu de Brasília, sua mais bela atração

Reportagem de Álvaro Couto, Patrícia Santos, Giovanna Wobeto e Adriely Karina*

Enquanto os cartões postais de antigas capitais ficam dentro de museus, parques ou até entre grandes edifícios, o de Brasília fica bem evidente. Quem chega na capital federal logo o nota, podendo inclusive chegar por ele: seu céu. Com suas avenidas abertas, arquitetura e árvores baixas, a capital federal é toda um convite para olhar para cima e apreciar a manta de nuvens, planetas e estrelas que lhe cobre.

Para uma metrópole também conhecida por seus traços que remetem a uma cidade avião, nada mais justo que tivesse um céu para acompanhá-la. Não se esperava, talvez, que tamanha beleza, independente da hora do dia, levantasse a questão se Brasília é uma cidade que não se sabe se é museu a céu aberto, ou céu aberto num museu.

É para apreciar tamanha beleza que dá cor e iluminação ao planalto central, que trouxemos este texto. Aqui você vai descobrir o que faz do céu de Brasília tão especial, na palavra de especialistas sobre o assunto. Vai encontrar sugestões de esportes aéreos para curtir de pertinho o céu da cidade. Se preferir ficar em terra firme, também vai ter dicas de local para desfrutar uma bela manhã sob o céu da capital e, ainda, orientações para tirar as melhores fotos e fazer os melhores vídeos para capturar a essência do vitral cósmico candango.

Confira tudo isso abaixo, regado de imagens para ilustrar!

Um lugar para conhecer

Localizado dentro do Jardim Botânico de Brasília (JBB), desde 2013 o bistrô Jardim Bom Demais oferece aos seus visitantes café da manhã, brunch, almoço e lanches que podem ser desfrutados nas charmosas mesas de piqueniques a céu aberto.

Cidade ceu Um lugar para conhecer Cidade céu Um lugar para conhecerO Jardim Bom Demais é uma das opções para aproveitar o céu de Brasília.  Foto: Divulgação

Para a proprietária, Cristina Roberto, o local proporciona aos clientes um encontro com a natureza: “Ele tem uma natureza exuberante, é tudo muito bonito, muito natural, é tudo muito convidativo”, o que é defendido pelos seus clientes, como a analista Larissa Dalcamini, que começou a frequentar o local em dezembro de 2020 e retornou em fevereiro deste ano para comemorar o seu aniversário: “O Jardim é aconchegante. Me senti viva e em paz ao poder olhar o céu e ver uma natureza exuberante”. 

Cidade ceu Um lugar para conhecer1 Cidade céu Um lugar para conhecerLarissa escolheu o Jardim Bom Demais para sua comemoração. Foto Arquivo Pessoal. 

Cercado por pinheiros e com vista para o céu, o restaurante consegue ser o local escolhido pelos amantes de fotografia que querem registrar seus momentos. “Quando as pessoas entram em contato querendo reservar as mesas elas querem que tenham uma vista bonita. Elas estão ali para poder ver o belo, e dentro desse belo está o céu de Brasília que é essa coisa que encanta”, afirma Cristina. 

A procura por registrar a natureza em torno do lugar gerou até um concurso de fotos que segundo a proprietária deu certo: “Rendeu muitas fotos lindíssimas e a gente quer voltar a fazer, porque é impossível você ir e não fazer uma foto bonita. Lá é um cenário pronto, então as pessoas vão, tiram as fotos e querem mostrar”. 

Antes do concurso, o restaurante realizou um sorteio que a bombeira militar Rosimeire Saísse ganhou, gerando uma experiência descrita por ela como maravilhosa: “Foi maravilhoso! Pude desfrutar de um dia super agradável, com gostinho de quero mais”. 

Cidade ceu Um lugar para conhecer2 Cidade céu Um lugar para conhecerRosimeire aproveitando o seu piquenique. Foto Arquivo Pessoal. 

Este cenário bonito é o que faz Larissa frequentar o local: “Lá é o lugar que tem a proposta de piquenique (usa 100% o espaço de natureza), tem ótima comida, fica no lugar mais bonito e verde de Brasília e cabe sempre a minha família e amigos”. 

Devido ao aumento dos casos de contaminação pela Covid-19, os proprietários optaram por não abrir o restaurante mesmo com o decreto do Distrito Federal permitindo isso. “Por mais que a gente cumpra todos os protocolos de saúde, as pessoas não estão levando tudo isso a sério. Acham que porque está aberto liberou geral, e não é verdade. A gente está no auge da pandemia”. 

O bistrô não é frequentado apenas pelos moradores de Brasília, sendo escolhido também pelos visitantes que vêm à capital, que mesmo no meio da semana reserva uma mesa para desfrutar do local que tem como cenário natural o céu. “Vem pessoas de Anápolis, Goiânia e São Paulo”. 

E se tem uma palavra que os frequentadores utilizam que pode definir os momentos no Jardim Bom Demais essa palavra é aconchegante: “Aconchegante, me senti viva e em paz”, define Larissa. “Um momento de paz e aconchego com a natureza”, define Rosimeire.

*Reportagem produzida na disciplina Jornal Laboratório II, do curso de Jornalismo do IESB, sob supervisão da professora Luciane Agnez.

Por: visitebrasilia
Data: 24/06/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!