01.11.2018

CIDADE DA FOTOGRAFIA BRASÍLIA PHOTO EXPO: CAPITAL DO PAÍS RECEBE MAIOR EXPOSIÇÃO COLETIVA E INCLUSIVA DO PLANETA

brasilia photo 1024x390 CIDADE DA FOTOGRAFIA BRASÍLIA PHOTO EXPO: CAPITAL DO PAÍS RECEBE MAIOR EXPOSIÇÃO COLETIVA E INCLUSIVA DO PLANETA

Superexposição com mais de 2 mil cliques e quatro dias de evento voltado à arte de registrar o exato momento. Talks, shows, pockets fotografáveis, música, oficinas e espetáculos infantis e muito mais Brasília sediará a maior exposição fotográfica coletiva do mundo! A Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo é uma festa que reúne mais de 2 mil cliques de fotógrafos das mais diversas vertentes e traz ao público da região Centro-Oeste atividades que abraçam o universo da imagem e da cultura. Além da coletânea com registros produzidos por profissionais e amadores nacionais e internacionais, o evento oferecerá workshops fotográficos, talks com ícones da fotografia, leilão de obras fotográficas, estandes de empresas de tecnologia da imagem, museu da fotografia, leitura de portfólios, e uma série de atividades que envolvem música, moda, desfiles, cenários humanizados e pockets cênicos fotografáveis, além da premiação do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show (BPS).

A Cidade da Fotografia, uma experiência por si só muito fotografável, desembarca nos pavilhões e auditórios do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com entrada livre e gratuita, entre os dias 15 e 18 de novembro. É um evento para todas as idades, para quem gosta de apreciar a arte e a fotografia, sejam amadores ou profissionais, leigos ou especialistas. A organização da Expo aguarda um público de 30 mil pessoas. Os fotógrafos interessados em fotografar as diversas atrações da Expo, e elas serão muitas nos quatro dias de Expo, podem fazer o credenciamento gratuito em https://brasiliaphotoexpo.com.br/. Toda a programação da Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo também se encontra no site.

Assim como o BPS, a Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo tem uma proposta inclusiva. Trabalhos de fotógrafos deficientes visuais e auditivos, de índios, de cadeirantes, de downs, de refugiados, catadores de lixo e cidadãos que em pleno século 21 ainda precisam lutar contra a exclusão social estarão entre as 2 mil fotos em exposição, compondo a coletânea em cartaz nos quatro dias de evento.

Os talks e workshops com ícones da fotografia também serão gratuitos. Nomes como Júnior Luz, Leandro Nunes, Carlos Nascimento e Henrique Ferrera, além dos talentos de Brasília como Bento Vianna, Clausem Bonifácio, Daniel Zukko, Cleber Medeiros e Edu Vergara estarão compartilhando experiências e batendo um bom papo com os amantes da fotografia nos momentos dedicados ao encontro com o público.

A mostra estará subdividida em alas para a melhor circulação do público. Brasília terá uma especialmente dedicada a ela com cliques que deixam claro que a capital é uma das cidades mais fotografáveis do planeta, e um dos motivos para sediar a Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo. Meio ambiente, esporte, cliques de fotoclubes também terão alas próprias. Os fotógrafos que estarão nos talks e palestras também. Para Edu Vergara, idealizador e curador do BPS e da Expo, o olhar e o clique de alguns fotógrafos nos impactam com imagens documentais de travar o pensamento. “São registros com poder de construção e desconstrução, que geram perplexidade e placidez, que revelam que a fotografia é uma arte que sempre surpreendeu e que soube caminhar no compasso das inovações tecnológicas. Temos imagens de tirar o fôlego”, adianta. São cliques que queremos compartilhar com os mais diversos olhares. Hoje, todos somos fotógrafos”, acrescenta.

A Expo também terá um espaço dedicado a passear pela história, o Museu da Fotografia, com equipamentos de pré-produção, produção e revelação que marcaram a trajetória dessa arte. Um Leilão Foto Social, sucesso da edição passada do BPS, também será uma das atrações da Expo. Serão leiloadas 58 obras emolduradas. São trabalhos que entraram nas exposições itinerantes em 2018. Parte da renda será destinada a instituições que ajudam pessoas necessitadas em Brasília.

Música, espaço gourmet, fotografia gastronômica, espaço criança e tour Shows musicais com artistas da cidade animam a Expo (veja programação no site).

Pablo Fagundes, Célia Rabelo, Esdras Nogueira, Félix Júnior, a banda Passo Largo e o grupo Chorando Baixinho, Marcos Cabrera Funky Blues Duet e Veramares Duo fazem shows nos quatro dias, sempre às 12h e 18h30, na Praça de Alimentação. Sim, um oásis gourmet será um ponto de encontro para os visitantes da Expo. Produtos e produtores da rede Slow Food e Fic Brasile (Federação Italiana de Cozinheiros) desembarcam nesse espaço com delícias produzidas em Brasília e região a preços acessíveis. O spot também receberá chefs reconhecidos e o Espaço do Vinho, com venda de taças de espumantes e vinhos nacionais e internacionais. Para os curiosos ou aficionados pela fotografia gastronômica, uma dica: o fotógrafo Gustavo Gracindo bate papo com o público sobre seu segmento.

A criançada não pode ficar de fora. O Grupo Ciranda anima a Cidade da Fotografia com uma brinquedoteca e oficinas temáticas para a garotada e a Cia Néia e Nando faz uma maratona de espetáculos infantis a preços convidativos. Os personagens da trupe, sempre muito bem caracterizados, circularão pela Cidade da Fotografia para serem fotografados. Também estão previstos tours fotográficos nos quatro dias de evento. “Ano passado fizemos um tour que rendeu imagens belíssimas com fotógrafos que vieram para a festa de premiação do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show. Foi uma experiência incrível. Brasília impressiona profissionais e amadores e vê-la pelos olhos de quem não vive aqui o dia-a-dia é muito bacana”, relata Edu Vergara. “A Expo será um marco na cidade, uma festa para brasileiros e estrangeiros. Brasília merece eventos desse porte e o público é nosso convidado de honra”, acrescenta Rodrigo Nimer, diretor executivo da Expo.

Brasília Photo Show

A Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo receberá ainda a premiação do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show, mola propulsora desse grande evento. O BPS está em sua quarta edição e é considerado o maior festival de fotografia popular do Brasil. “Em 2018 recebemos 12 mil fotos. Os vencedores serão anunciados e receberão os prêmios em uma festa dentro da Expo. As obras premiadas nas edições anteriores do BPS também estarão na exposição ”, revela Nimer.

Números

1ª edição (2015)

5,4 mil fotos foram inscritas, mais de 5,2 milhões de views no Facebook

2ª edição (2016)

6,4 mil fotos inscritas e mais de 10 milhões de views na rede social

3ª edição (2017)

9.050 fotos inscritas e cerca de 20 milhões de views

4ª edição (2018)

12 mil fotos inscritas

De 2015 a 2017 – mais de 32 milhões de visitas à página oficial do festival no Facebook

foram registradas e mais de 20 mil fotos participantes foram postadas

PROGRAME-SE

Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo

Data: de 15 a 18 de novembro/2018

Quinta: de 12h as 22h

Sexta e sábado: de 10h as 22h

Domingo: de 10h as 21h

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Toda a programação está disponível em https://brasiliaphotoexpo.com.br/

Entrada livre e gratuita, mas com credenciamento obrigatório no site.

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!