EnglishJapanesePortugueseSpanish

Clubes do livro ganham força em meio à pandemia


CLUBE LEITURA Clubes do livro ganham força em meio à pandemia

Modalidade que conquistou adeptos durante a quarentena é opção para manter o hábito de leitura em dia. Saiba como participar

 Vamos de notícia boa? O brasileiro está lendo mais durante a pandemia – ou, no mínimo, comprando mais livros. Para ter uma ideia, as vendas de exemplares aumentaram 38% em março de 2021, em relação a março de 2020, quando eclodiu a pandemia no Brasil. Os números vêm do Painel do Varejo de Livros, relatório produzido pela Nielsen – empresa que gera dados para o mercado editorial – e divulgado pelo Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel).

A expectativa é que o hábito continue. Ler traz benefícios para o aprendizado do ser humano, como o conhecimento de culturas, vocabulário, capacidade de imaginação e a possibilidade de criar histórias. Em meio às tecnologias, para muitos, a leitura é uma opção de lazer e entretenimento. Por isso, muitos grupos on-line incentivam a prática e nasceram, justamente, durante o período do isolamento social.

É o caso do clube literário da Biblioteca IESB, criado em julho de 2020, com o objetivo de oferecer entretenimento às pessoas durante a quarentena, o grupo deu tão certo que já conta com cerca de 40 pessoas. Algumas até do exterior. “Objetivo do clube, além da leitura, é conhecimento, cultura e lazer. Surgiu na pandemia como alento para os estudantes, mas toda a comunidade pode participar. É gratuito. Basta chegar e fazer parte do nosso grupo no WhatsApp”, explica Vanessa Rufino, coordenadora da Biblioteca IESB e uma das mediadoras do clube.

Os encontros do Clube de Leitura da Biblioteca IESB acontecem uma vez por mês. Neles, os leitores trocam as percepções e sentimentos sobre a leitura, discutem quais circunstâncias o livro foi escrito e o que o autor quis trazer com o que escreveu, por exemplo.

Rejanne de Fátima é participante e se interessa por livros desde pequena. Ela conheceu o Clube de Leitura por indicação de uma amiga e ficou surpresa com a possibilidade de ler, novamente, Um lugar na janela, da escritora brasileira Martha Medeiros, obra que já havia passado por sua vida em momentos da infância e da adolescência. “Foi um grande reencontro. Eu tive totalmente outro olhar para essa leitura, com muito mais significado em tudo que a história passa. E neste momento de pandemia, foi como um escape só de ter o livro ali. Por meio da leitura, a gente consegue viajar para outros lugares, conhecer outras pessoas, outros povos, outras culturas. É realmente sair do nosso habitat, zona de conforto e buscar novos horizontes em páginas”, conta a leitora.

A obra escolhida para o mês de setembro também é um convite para todos que se inspiram com histórias emocionantes. Entre as angústias e recordações de uma mulher em ruínas após perder a mãe, o livro Noite em Caracas, da escritora Karina Sainz Borgo, retrata a guerra civil na capital da Venezuela e os dramas particulares da protagonista em uma jornada para enfrentar as intercorrências da vida e se reencontrar.

Como participar

O clube é um incentivo à leitura para todos que se interessam por novos olhares, trocas e bons livros. O espaço é aberto e totalmente gratuito. Os encontros acontecem de forma remota, pela plataforma Google Meet, na última sexta-feira de todo mês, às 15h. Para participar, basta entrar no grupo de WhatsApp da Biblioteca, coar um cafezinho e deixar a imaginação fluir: https://chat.whatsapp.com/GruxntvgAw124DzMAdeLgm

 Fonte: ASCOM IESB

Por: visitebrasilia
Data: 11/09/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!