COLETIVO CRIADOUROS REALIZA OCUPAÇÃO VIRTUAL DO COMPLEXO CULTURAL DE PLANALTINA COM ATIVIDADES CULTURAIS
Por Andreza Lorrane
O projeto de Ocupação Virtual do Complexo Cultural de Planaltina e do Coletivo Criadouros com a disponibilização de cinco espetáculos em vídeos, começa dia 04 de novembro, às 20h, com transmissão de lives com artistas da cidade no Instagram. Sendo um momento para que o público conheça o conteúdo do projeto, e saiba como está sendo a produção e reinvenção cultural nesse momento da pandemia do novo Coronavírus.
Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o Coletivo Criadouros. Os espetáculos dedicados à primeira infância fazem parte de um movimento teatral que atualmente ocupa um lugar de crescente relevância nos palcos e nas instituições de ensino infantil no Brasil e no mundo. Os espetáculos infanto-juvenis são ações que também se dirigem aos educadores e aos adultos que podem, através dessa arte, redimensionar a sua própria relação com este público quando muitas vezes, equivocadamente, subestimam a infinita capacidade de percepção e recriação destes. Já os espetáculos adultos dizem respeito a um contexto teatral de inovações cênicas contemporâneas e trabalham com a linguagem do circo, da palhaçaria em que a dramaturgia, essencialmente brasiliense, foi construída em processos criativos originais.
Na programação estão os espetáculos do repertório do Coletivo Criadouros: Achadouros – Teatro para Bebês e Cria, além de obras independentes desenvolvidas por seus integrantes: O Violinista Mosca Morta, Sementes e Unalome, que ficarão em cartaz durante uma semana cada no site www.criadouros.com. Para o lançamento das temporadas, acontecerão lives com a equipe artística dos espetáculos pelo Instagram @ccplanaltina, integrando na programação conversas e depoimentos de técnicos, produção, atores, direção musical e cênica.
Foto: Divulgação