EnglishJapanesePortugueseSpanish

Coletivo Mawê faz ação social para acolher pessoas em situação de rua no Setor Comercial Sul


%name Coletivo Mawê faz ação social para acolher pessoas em situação de rua no Setor Comercial Sul

Projeto solidário doará marmitas, roupas, agasalhos, oferecerá banhos e tratamentos para moradores em situação vulnerável no local. Gratuito.

“Muitas vezes só precisamos que alguém confie”. Esta frase tem inspirado mulheres de todo Brasil. Cada uma em seu estado, mas sempre juntas, estas mulheres se uniram para fazer o bem e acolher aqueles que precisam de ajuda e apoio afetivo. O resultado da parceria deu vida ao Coletivo Mawê, um projeto que visa cuidar de pessoas e animais em situações de maus-tratos, abandono e violência, além de promover a reintegração daqueles que passaram pelo sistema prisional e precisam de uma nova chance para recomeçar. O Coletivo vai inaugurar a sua primeira ação nas ruas do Distrito Federal no próximo final de semana, junto com diversos parceiros reunidos pela organização Barba na Rua.

Quem passar pelo Setor Comercial Sul (SCS) neste sábado, 5 de junho, poderá ver mais de 20 mulheres do coletivo e parceiros voluntários que, juntos, vão oferecer marmitas, banhos, atendimentos terapêuticos, Kits com cobertores, agasalhos para os moradores de rua se protegerem do frio e se sentirem especiais. A ação terá início às 18h. Quem quiser participar com doações, seja em dinheiro, roupas/acessórios ou ser apenas um voluntário da iniciativa basta entrar em contato via direct pelo Instagram: @coletivomawe ou pelo e-mail  camilakoproski@gmail.com. Gratuito. Livre para todos os públicos.

Coletivo Mawê –  Tudo começou assim: ao ver mulheres, pessoas, animais em situação de precariedade agravadas ainda mais pela pandemia, a professora e advogada paranaense Marilene de Souza resolveu dar luz à importante ação do cuidar e acolher. Em 2020,  já na pandemia, ela conheceu a ferramenta Tear dos Sonhos e pôde ver como a união faz a força. Junto com outras mulheres, inclusive sua filha Camila Koproski, Marilene reuniu mais de 70 apoiadores que são hoje parte do Coletivo que terá sua primeira ação na capital federal.

“Mawê é parte do nome de um povo: o Sateré Mawê, o que evoca essa força indígena e nos traz a ideia da mãe, da mulher. Nosso intuito é o de conectar, cuidar, confiar, co-criar e cultivar uma nova vida para os seres acolhidos. Para isso, realizaremos várias ações, pois este é o caminho para a conexão e o cuidado iniciais. Depois que tivermos a confiança das pessoas, passaremos a cocriar a jornada com eles. Essa é a primeira de várias ações”, destaca, feliz, a idealizadora.

Espaço – Em busca de doações e de agregar, o Coletivo Mawê procura ainda um espaço dentro do Distrito Federal. O local servirá futuramente de albergue para receber animais vítimas de maus-tratos e pessoas, especialmente egressas do sistema penitenciário ou em situação de abandono. A ideia é construir este espaço nos arredores da capital federal, em área rural onde será produzido um modelo de vida sustentável, através da permacultura, com condições de abrigar até 30 mulheres e até 50 animais simultaneamente.

“Para realizar o sonho de poder acolher, devemos contar com associados que pagarão um pequeno valor mensal, além de doadores para os projetos de construção e lavoura. Também comporão o Coletivo os funcionários, prestadores de serviço eventuais, voluntários, estagiários, visitantes e até hóspedes. Serão oferecidos diversos serviços obtidos por meio de parcerias com pessoas, entidades privadas e órgãos públicos”, destaca.

A opção por Brasília não foi à toa. Marilene mora desde 2004 em Brasília e chegou nas terrinhas candangas para coordenar um curso de direito na Faculdade Iesb. ” Pudemos oferecer assistência jurídica para centenas de mulheres.  A ideia era fazer com que essas mulheres se sentissem empoderadas, além de assumirem as rédeas da própria vida. O sonho do coletivo já é antigo”, conta.

Serviço: Coletivo Mawê faz ação social para acolher pessoas em situação de rua no SCS

Data: 5 de junho, sábado

Horário: A partir das 18h

Local: Setor Comercial Sul

Gratuito

Livre para todos os públicos

Informações para doações/participar: Instagram: @coletivomawe ou pelo e-mail  camilakoproski@gmail.com

%name Coletivo Mawê faz ação social para acolher pessoas em situação de rua no Setor Comercial Sul

Fonte: Clara Camarano 

Foto: Divulgação

Por: Lilian Mendes
Data: 02/06/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!