EnglishJapanesePortugueseSpanish
05.11.2020

Com Djamila Ribeiro, Café Filosófico CPFL estreia novo módulo

Nova série é derivada das lives gravadas durante a pandemia e tem curadoria de Leandro Karnal

Por Andreza Lorrane

Neste domingo (8/11), o Café Filosófico CPFL, vai ao ar pela TV Cultura, às 19 horas. O programa produzido pelo Instituto CPFL, estreia um módulo inédito sob a curadoria de Leandro Karnal: “A Consciência Mascarada: larvatus prodeo”. A nova série reúne lives gravadas durante a pandemia, com convidados transmitindo diretamente de suas casas. “Encontramos uma maneira de nos conectar com o nosso público e conversar com novas pessoas durante esse período de isolamento”, explica o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

Na estreia, a filósofa Djamila Ribeiro discute sobre “Amor e Ódio” fazendo um paralelo entre as grandes dualidades evidenciadas pela pandemia: a do “amor aos entes queridos” e do “ódio ao outro”, seja este um outro alguém, o vírus ou um grupo social. Qual amor e qual ódio estão presentes no imaginário e nas práticas sociais de reivindicação e de exclusão? E como se constrói o amor para combater o ódio?

Alguns pensadores colocam o ódio como um afeto da constituição do sujeito, como uma grande defesa original. Um afeto que retorna constantemente durante a vida, na forma de intolerância, raiva e agressividade. O ódio tem como seu oposto: o amor. Em um país que construiu a ideia “romantizada” de que aqui não haveria racismo, quais as consequências quando se cria um mito pra tentar encobrir as tensões nas relações raciais?

 

pasted image 0 300x158 Com Djamila Ribeiro, Café Filosófico CPFL estreia novo módulo  

Foto: Reprodução Youtube/Instituto CPFL

 


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!