EnglishJapanesePortugueseSpanish
24.11.2020

Com mais de 1.400 inscrições, 4ª Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT teve edição de sucesso

Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT Com mais de 1.400 inscrições, 4ª Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT teve edição de sucessoForam quase 30 horas ao vivo de evento em três dias para debater o turismo LGBT, a cultura da diversidade e as empresas comprometidas com a diversidade e a causa LGBTI+. Confirmando o crescimento do evento a cada edição, em 2020, a edição online contou com 1.436 inscrições.

A transferência para o ambiente digital proporcionou uma audiência mais vasta, com presença de pessoas de diferentes regiões brasileiras, além de conferencistas internacionais. Diferentes temas importantes foram destacados com mais de 50 palestrantes convidados que trouxeram suas experiências a fim de promover o debate a cerca dos negócios que envolvem a comunidade LGBTI+ nos segmentos do turismo, cultura e dentro das empresas.

Turismo LGBT

Nas manhãs dos dias 17 e 18 de novembro, foram realizadas reuniões B2B agendadas com 20 representantes de destinos, companhias aéreas, hotéis e operadoras de turismo. A iniciativa inédita na Conferência teve o objetivo de promover uma rodada de negócios entre o trade turístico para o desenvolvimento do turismo LGBTI+.

Na sequência, no período da tarde dos dois primeiros dias da Conferência, uma série de painéis e palestras trouxeram muito conhecimento aos 666 conferencistas inscritos para acompanhar os dias de turismo. Os estados Mato Grosso do Sul e São Paulo, além da região suíça de Jungfrau reafirmaram seu compromisso com a diversidade e mostraram seus principais atrativos. Já a companhia aérea chilena Sky Airline apresentou seu produto e reforçou as medidas em resposta à Covid-19.

Uma série de debates apresentou a diversidade das possibilidades de negócios do turismo LGBT. Além de debater a importância da capacitação, como agências e operadoras devem trabalhar este segmento e como os destinos se posicionam como LGBT; a série de painéis ainda trouxe conversas com especialistas sobre o turismo de luxo e de romance voltados para o público LGBTI+. Sempre na vanguarda das proposições de temas importantes, a Câmara LGBT ainda promoveu encontros que falaram sobre a invisibilidade da mulher no turismo LGBT, a diversidade das famílias LGBTs e suas especificidades, além de trazer pela primeira vez um painel sobre os desafios de travestis e transexuais no turismo.

Empresas comprometidas com a diversidade
O último dia da Conferência foi aberto com painéis sobre as empresas comprometidas com a diversidade e a causa LGBTI+. Foram destaque na manhã do dia 19/11 o debate sobre a cadeia de suprimentos e o credenciamento e certificação de fornecedores LGBTI+.

Mas também houve espaço para que os 359 inscritos para este momento da Conferência entendessem melhor o impacto da LGPD para as empresas, além de conhecer mais sobre os desafios do empreendedorismo LGBT. Desta forma, a Câmara LGBT, reafirmou seu posicionamento na promoção de negócios dentro da comunidade.

Cultura LGBT
Debater as possibilidades de negócios na promoção da cultura diversa encerrou a parte de painéis da edição 2020 da Conferência. Discutindo a produção de conteúdo audiovisual na cidade da São Paulo e as expressões LGBTI+ na Cena Circense, foi apontado nestes dois painéis como a comunidade LGBT precisa ocupar espaço na produção cultural brasileira.

Sempre atualizada em suas propostas, a Conferência trouxe ainda um debate sobre as lições das apresentações online, que foram a maneira que a cultura encontrou de se manter viva em tempos da pandemia, e uma palestra sobre o atual cenário doa Editais de Fomento. Parte da programação de cultura foi realizada em apoio com o Festival MixBrasil e a SP Cine.

Show de Encerramento
Para celebrar o sucesso de mais uma edição da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT, o show de encerramento contou com a apresentação do grupo “As Baías”, direto de São Paulo, e um bate papo, além de apresentações do Drag Taste, direto de Lisboa (Portugal).

Considerada uma das bandas de maior sucesso no cenário alternativo da música brasileira, “As Baías” é um trio formado por Assucena Assucena, oriunda do Sertão baiano e mulher trans, Raquel Virgínia, que veio da periferia de São Paulo e também mulher trans, e pelo mineiro Rafael Acerbi.

Comandada pela drag Teresa al Dente, o Drag Taste é um coletivo de apresentações drags considerado um dos maiores sucesso da atualidade. É atualmente a experiência mais vendida pelo site Airbnb.

A 4ª Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT teve como patrocinadores masters a companhia aérea chilena Sky Airlines e o estado do Mato Grosso do Sul. Jungfrau, na Suíça, foi o Destino Internacional Convidado e o estado de São Paulo foi o Destino Nacional Convidado. Os patrocinadores foram a NGLCC Global e Diversa Turismo.

Foram apoiadores: Air Canada, Visit Argentina, Bahia, Canopy, Encantos do Jalapão, Espanha, Fairmont Rio, Seychelles, Mondoramas, Orinter, Mônaco, Provence-Alpes-Côte d’Azur, Pullman Ibirapuera, Cidade de São Paulo, Stoli, Tulip Inn e Visual Turismo.

Os apoiadores institucionais foram: ABAV, Aliança Nacional LGBTI+, Brazilian Luxury Travel Association, Braztoa, Festival Mix Brasil, FESTURIS, Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, IGLTA, Movimento Supera Turismo Brasil, Museu da Diversidade, Rio Convention & Visitors Bureau, Visite São Paulo e WTM.

O Panrotas foi media partner e as tivemos como câmaras apoiadoras: Cámara de Comércio LGBT Argentina, Cámara de Comércio y Turismo LGBT y Diversidad de Chile, Cámara de Comércio LGBT de Colombia, Cámara de Comércio Diversa Costa Rica, Cámara LGBT de Comércio Ecuador, NGLCC, Cámara de Comércio Inclusiva del Paraguay, Cámara de Comércio LGBT de La República Dominicana, Cámara de Comércio & Negocios LGBT de Uruguay e Federación Mexicana de Empresarios LGBT+.

Agradecemos ainda o Centro Cultural da Diversidade, a Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo e o Sebrae pelo apoio.

Fonte: Todos os direitos reservados Câmara LGBT


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!