06.10.2020
Complexo Cultural de Planaltina com cara nova
Artistas do grafite vestiram as paredes do prédio de cores vivas, história e cultura
Por Luan Gabriel
O Complexo Cultural de Planaltina (CCP) está reformulado graças ao talento de 15 artistas do grafite de Brasília, deixando as paredes externas do espaço cheias de cores vivas e traços da arte urbana. Finalizado na tarde de domingo (04/10), o painel de mais de 8 m de altura exalta a cultura e a importância histórica da centenária cidade.
O edital Planaltina Arte Urbana, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), destinou um total de R$ 22,5 mil ao segmento artístico. A ação no Complexo Cultural de Planaltina foi realizada como um presente, já que o espaço completou dois anos de existência no domingo.
A ideia de promover uma mudança na parte externa do Complexo Cultural da cidade teve dois objetivos. Um é de evidenciar a importância do lugar como espaço de entretenimento para a comunidade local e o outro é de valorizar a arte do grafite por meio de jovens espalhados em todo o DF.
Ao todo, 45 artistas se inscreveram no edital, sendo 15 selecionados. Esses desenvolveram trabalhos individuais que deram unidade conceitual ao projeto do tema “Planaltina: Patrimônio, Cultura e Identidade de uma Cidade Centenária”.
Cada um dos artistas recebeu R$ 1,5 mil de cachê e para evitar aglomeração, os 15 contemplados foram divididos em grupos ao longo dos dias de trabalho. O serviço foi feito em cima de estruturas de andaimes montadas especialmente para este projeto.