EnglishJapanesePortugueseSpanish

Conexão artística entre Brasil e Reino Unido marca 2a edição do Festival Frente Feminina


Com patrocínio do Programa Pontes, uma parceria entre Oi Futuro e British Council, as atividades começam nesta segunda-feira (8 de fevereiro); A britânica Marissa Lestrade comanda residência artística com 20 brasileiras; os trabalhos desenvolvidos durante o período serão apresentados ao público em março;  Programação será transmitida pelo canal de Youtube do evento O Festival Frente […]




Com patrocínio do Programa Pontes, uma parceria entre Oi Futuro e British Council, as atividades começam nesta segunda-feira (8 de fevereiro);

A britânica Marissa Lestrade comanda residência artística com 20 brasileiras; os trabalhos desenvolvidos durante o período serão apresentados ao público em março;

 Programação será transmitida pelo canal de Youtube do evento

O Festival Frente Feminina, que engloba diversas expressões artísticas, inicia virtualmente na Capital Federal, nesta segunda-feira (08/02), uma programação que celebra os corpos e vozes de artistas negras brasileiras, destacando suas diversidades, além de resgatar a ancestralidade africana. A iniciativa conta com patrocínio do Programa Pontes, uma parceria entre Oi Futuro e British Council.

O evento, que neste ano chega à segunda edição, promove a residência artística EnCena Preta: afetividades, ancestralidades e brasilidades em narrativas performáticas. A atividade vai conectar Brasil e Reino Unido por meio da participação da artista britânica Marissa Lestrade e mais 20 mulheres brasileiras. São elas: Aysha Luíza; Karla Calazans; Fernanda Pimenta; Gabriela Correa; Gleide Firmino; Jamila Terra; Naiara Lira; Nãnan Matos; Marina Magalhães; Milca Orrico; Andrea Mendes; Balbina de Sá; Cyda Baú; Jéssica Madona; Keila Assis; Kênia Bárbara; Larissa Nunes; Mariana Maia; Nataly Sousa e Paula Marinho.

A convidada internacional é dramaturga, diretora de teatro e audiovisual – ela escreveu séries para Netflix, Channel 4, Fox e BBC e também é muito conhecida pelo trabalho com meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade na África. Durante o festival de Brasília, a britânica compartilhará suas experiências e desenvolverá trabalhos artísticos com as brasileiras.

A residência segue até 22 de fevereiro e o resultado desse encontro será apresentado ao público como parte da programação do festival nos quatro finais de semana de março pelo canal de Youtube do Frente Feminina. Mais informações estão disponíveis no site www.festivalfrentefeminina.com.br/.

SERVIÇO:

Festival Frente Feminina

Data: 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de março

Transmissão pelo canal do Youtube

Residência Artística EnCena Preta: afetividades, ancestralidades e brasilidades em narrativas performáticas.

Data: de 8 a 22 de fevereiro

Informações: www.festivalfrentefeminina.com.br

Sobre o festival

Criado em 2019, o Frente Feminina é um festival de múltiplas linguagens voltado para mulheres artistas. Idealizado por Larissa Mauro, Anna Marques e Catarina Accioly, nesta segunda edição assume como conceito temático o Afrofuturismo, que dialoga com a ideia do corpo negro no futuro.

Sobre o Programa Pontes

O Programa Pontes é fruto da parceria entre Oi Futuro e British Council, com o objetivo de oferecer novas alternativas de fomento aos festivais brasileiros e de promover a produção artística do Reino Unido no Brasil. Partindo de um modelo inovador, baseado na colaboração institucional, o programa une a expertise do Oi Futuro na gestão de editais de seleção de projetos culturais e a experiência do British Council na formação de redes internacionais de artistas e especialistas. O programa é realizado com financiamento direto das duas instituições, de forma que os projetos não precisam estar inscritos em leis de incentivo à cultura, podendo inclusive beneficiar projetos de estados que não são contemplados por essas leis. Os festivais foram escolhidos para o benefício por serem importantes veículos de acesso à cultura e de estímulo à economia criativa local.  Nas duas primeiras edições do programa, em 2018 e 2019, 20 festivais de diversas regiões do Brasil, foram contemplados e receberam aporte financeiro para incluir residências de criadores britânicos em suas programações e promover o intercâmbio cultural, contribuindo para a formação de redes internacionais nas artes e troca de experiências. Em sua terceira edição, o Programa Pontes selecionou sete festivais brasileiros que apresentarão em sua programação residências artísticas de profissionais britânicos, além de promoverem o acesso à cultura e o fomento à economia criativa local. Além do No Ar Coquetel Molotov, também foram selecionados pelo programa: Porto Alegre em Cena, Festival Internacional de Teatro de Guajará-Mirim (FESTINAÇU), Festival Caleidoscópio, Festival Frente Feminina, LabVerde e Disputa Nervosa.

Sobre o British Council

O British Council é uma organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Tem como objetivo construir conexões, entendimento e confiança entre o povo do Reino Unido e o de outros países por meio das artes e cultura, educação e Língua Inglesa. Em 2020, alcançou mais de 80 milhões de pessoas diretamente e mais de 791 milhões ao todo, incluindo conteúdos digitais, publicações e transmissões em rádio e TV. Fundado em 1934, é uma UK charity governada por Royal Charter, assim como um órgão público do Reino Unido. Cerca de 15% dos fundos são subsidiados pelo governo britânico. Conheça mais em www.britishcouncil.org.br.

Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.

Fonte: Agência Galo

Por: visitebrasilia
Data: 08/02/2021

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!