EnglishJapanesePortugueseSpanish

Conheça os benefícios da marcenaria para crianças


Divulgação 22 1024x683 Conheça os benefícios da marcenaria para crianças

De acordo com José Magnos, professor da disciplina técnica no Colégio Seriös, as habilidades adquiridas por meio das atividades são aplicadas em outros campos da vida

Mãos pequenas que escondem talentos. Esta é a descoberta realizada durante as aulas de marcenaria infantil, realizadas no Colégio Seriös, em Brasília. A disciplina chama atenção por não ser presente na grade curricular padrão, porém é uma das apostas da instituição para promover a formação de cidadãos preparados para o mundo, com um desenvolvimento multidisciplinar acima da média.

“As habilidades adquiridas nas atividades de marcenaria são amplamente aplicadas em outros campos, como arquitetura, engenharia e design de interiores. Isso auxilia o aluno a se identificar com os seus talentos. Além de que, as atividades práticas podem ser aplicadas na vida cotidiana. O conserto ou produção de uma peça, por exemplo, pode virar fonte de renda ou atividade de passatempo”, explica José Magnos, professor de marcenaria do Seriös.

O desenvolvimento de habilidades cognitivas também está atrelado à disciplina que, por sua vez, conta com o incentivo pedagógico para criar objetos para uso do dia a dia. Nisso, as habilidades motoras podem ser trabalhadas para aprimorar o crescimento do estudante.

Nas aulas, o professor também conta com a aprendizagem interdisciplinar, visto que a marcenaria faz uso de conceitos matemáticos para serem aplicados diretamente na construção e/ou reparação de uma peça. “Toda atividade envolve o uso de medidas de área, ângulos, cálculos aritméticos e outras abordagens que devem ser levadas em consideração no momento prático”, informa Magnos.

A instituição, trabalha com a disciplina do sexto ao nono ano – com a possibilidade de ampliar o estudo com o Ensino Médio, por meio de projetos especiais -, busca aprimorar a autonomia de cada estudante no que tange às atividades de vida diária.  Por meio da rotina de aulas, o professor tem o intuito de motivar os alunos para o crescimento pessoal.

O professor contextualiza: “a marcenaria é uma arte que envolve diferentes tipos de técnicas, tais como o conhecimento de desenho, de pintura e habilidades relacionadas à marchetaria, escultura/entalhe e domínio de ferramentas. A disciplina consiste em um domínio amplo o que difere da produção moveleira, que é mais focada na especialização de atividades”.

 

Direcionamento

Segundo José Magnos, o Seriös segue um planejamento de atividades que envolve amplamente o processo criativo. Isso significa que os alunos participam da criação dos objetos a partir das próprias necessidades, levando em consideração as suas capacidades individuais.

Toda a atividade relacionada à marcenaria entra como uma aprendizagem contínua, visto que o ensinamento das aulas está atrelado ao aperfeiçoamento e não à correção de erros. Isso porque as discrepâncias entre o objeto de referência e o resultado da atividade do aluno não é visto como erro e sim como uma forma de conhecimento.

“O mais interessante na disciplina é a capacidade de inovar associado a ideia de sustentabilidade. Fizemos projetos, por exemplo, em parceria com o professor Daniel, da  disciplina de fotografia. Na ocasião, confeccionamos molduras para as fotografias, produzidas pelos alunos para o jantar cultural. Apostamos também em projetos ligados ao esporte, onde houve a produção de cestas de basquete. Ainda pudemos trabalhar de forma pedagógica, com jogos divertidos, como mesas de ping-pong. Peças para jardinagem, trabalho de moda e os mais variados objetos escolhidos pelos próprios alunos também já foram destaques das nossas produções”, lembra o professor.

 

SERVIÇO:

Colégio Seriös

SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul

Telefone: (61) 3049-8800

Sobre o Colégio Seriös – Há nove anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.

 

Foto: Divulgação

Por: Giovanna Monteiro
Data: 24/03/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!