EnglishJapanesePortugueseSpanish

Contê: sob nova gestão há um ano e meio, restaurante volta a encantar o público


24.08 Conte Studio Duka divulgacao Matheus Dantas Contê: sob nova gestão há um ano e meio, restaurante volta a encantar o público

Administrado pelos advogados Odasir Piacini e Carlos Eduardo Faria, casa mudou de chef, fez mudanças criativas no cardápio, reformulou seu conceito e tornou-se muito atraente nas redes sociais

Quando assumiram a gestão do conceituado restaurante brasiliense Contê Food & Drinks, localizado na 403 Sul, há exatos 16 meses, os advogados Odasir Piacini e Carlos Eduardo Faria não imaginavam que logo de cara enfrentariam uma grande prova de fogo a frente do empreendimento: a pandemia da Covid-19.  Administradores de restaurante de primeira viagem, mas com o sonho de levantar o nome da casa que durante anos foi tão querida pelos brasilienses, os advogados confiaram no empreendimento e hoje, um ano e meio depois, começam a colher os frutos.

“Quando adquirimos a propriedade do Contê não imaginávamos o que estaria por vir. Foram momentos de muita angústia e dificuldade nesse período de pandemia, em que a incerteza foi um sentimento muito presente. Graças a Deus as coisas estão se normalizando, nossos clientes tem voltado a frequentar a casa, entendendo o novo conceito e identidade que implementamos neste primeiro ano da nossa gestão, uma casa tranquila, para comer uma boa comida, beber bons drinks, ouvir boa música com um atendimento de excelência, focado na experiência do cliente”, revela o sócio Odasir Piacini.

Formação da nova equipe

A primeira sacada dos novos sócios foi a contratação de um novo chef, Manuel Ruiz, goiano radicado em Brasília e com bom histórico de passagens por conhecidos restaurantes da alta gastronomia brasiliense. “Durante nossa mudança de cardápio buscamos priorizar o sabor dos nossos pratos, mesclando receitas e ingredientes nacionais, referências da alta gastronomia mundial, aliado a novas técnicas como sous vide e gastronomia molecular trazendo o melhor da culinária afetiva”, explica o chef Manuel Ruiz.

Logo em seguida trouxeram para gerenciar a casa o experiente Toninho, com 36 anos de profissão, ele é bastante querido e conhecido na cena gastronômica da capital. “Toninho é uma figura cativante, com ampla experiência no mundo da gastronomia, domina todos os aspectos necessários para conduzir uma operação, da cozinha ao financeiro, é um Restauranteur que nos ajudou muito a superar esses momentos difíceis que vivenciamos”, explica Carlos Eduardo Faria, sócio do Contê.

Ações e mudanças criativas

O restaurante de cozinha contemporânea e com inspiração na gastronomia de países europeus não economizou na criatividade para apresentar aos brasilienses sua nova identidade. Com uma análise profunda sobre o perfil de seus consumidores e potenciais clientes, as ações do Contê começaram aos poucos. A primeira delas foi a criação de pratos executivos temáticos com referências de quatro países: França, Itália, Tailândia e Argentina, apresentando deliciosos pratos como o tradicional Steak au poivre, um filé mignon ao molho poivre vert com fettuccine Alfredo; e o magret de pato ao molho de tangerina com risoto de queijo brie e gengibre, servidos pós-lockdown, quando o decreto permitia a abertura dos restaurantes somente para almoço.

Já durante sua participação na Restaurant Week, o Contê Food & Drinks foi um dos poucos restaurantes que seguiu à risca a temática proposta pelo festival: Histórias do Cerrado, onde desafiou os chefs a desenvolverem menus inéditos com frutos do cerrado, em três etapas: entradas, pratos principais e sobremesas.

A partir da ideia a cozinha ousou e destacou-se com o bolinho de galinhada sobre vinagrete de banana da terra e gel de buriti; pappardelle com carne de panela emulsão de queijo e ora-pro-nóbis; e o filé de peixe branco com crosta de castanhas baru emulsão de coco e arroz cremoso de queijo curado. A terceira e principal mudança foi a apresentação do novo cardápio, com 10 novos pratos tendo como temática o inverno.

“Quando nós iniciamos o projeto do novo Contê em março de 2020, não imaginávamos que seria um ano tão desafiador e com diversos momentos difíceis devido a pandemia. No entanto, todo esse período fez a gente valorizar ainda mais os pequenos momentos de felicidade que tínhamos com nossos amigos e familiares, como por exemplo sair para jantar. Desde então, começamos a pensar em como poderíamos proporcionar momentos ainda mais marcantes para eles em nosso restaurante e, com esse pensamento, surgiu a proposta de lançarmos novos pratos na chegada do inverno, uma estação repleta de significados especiais, que carrega todo aquele romantismo e no qual as pessoas ficam ainda mais próximas”, explica Odasir Piacini.

Nas entradas, o destaque ficou na panceta suína crocante com molho de legumes assados, acompanhado de pão piadinha – o famoso pão italiano de frigideira -. Entre os principais, a casa buscou em Portugal inspirações de suas incríveis e saborosas receitas com bacalhau para harmonizar com o frio. Nomeada a Caçarola à portuguesa, a criação é um delicioso lombo de bacalhau assado sob uma técnica chamada sous vide – sacola plástica selada a vácuo em baixa temperatura -, com pimentão, cebola, azeitona preta, ervas finas, lascas de presunto parma desidratado e arroz com amêndoas. Enquanto na sobremesa o creme brullé Romeu e Julieta conquistou os amantes de pratos doces.

Projeções e planos futuros

“Esperamos que ano que vem a pandemia acabe, que todo mundo possa voltar a viver em normalidade, tendo certeza que viveremos muitos momentos felizes no Contê, colhendo os frutos de um trabalho árduo que se desenvolve diariamente com foco nos nossos clientes.  Aguardem pois teremos muitas novidades em breve”, comentam os sócios.

Fonte: Matheus Dantas

Fotos: Divulgação

Por: Alexia Thaís do Nascimento Lima de Oliveira
Data: 24/08/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!