10.07.2019

CONVERSA COM PILAR DEL RÍO E JOSÉ LUÍS PEIXOTO

Bruno Colaço Arquivo FJS 300x296 CONVERSA COM PILAR DEL RÍO E JOSÉ LUÍS PEIXOTO

Moderação: Profª. Dra. Ana Paula Coutinho

O Camões – Centro Cultural Português em Brasília tem grande prazer em promover o evento Conversa com Pilar del Río e José Luís Peixoto, moderada pela Profª. Dra. Ana Paula Coutinho, em 16 de julho, às 19h, no Auditório Camões.

O evento está associado à divulgação do último romance de José Luís Peixoto, com uma primeira edição exclusiva para os assinantes da TAG – experiências literárias.

No romance, intitulado Autobiografia, o leitor é tomado pela narrativa de um jovem escritor, cuja trajetória cruza-se, em diversas ocasiões, com a de José Saramago. Tendo uma Lisboa dos anos 1990 como pano de fundo, a trama de Autobiografia traça uma linha de reflexão de Peixoto sobre a vida e a relação do renomado escritor José Saramago com Pilar del Río, companheira do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura e do Prêmio Camões até a morte do autor, em 2010. Na obra, Peixoto explora o universo da metaliteratura em uma habilidosa mescla entre ficção e realidade.

SERVIÇO

Dia: 16 de julho de 2019

Hora: 19h

Local: Auditório Camões, na Embaixada de Portugal em Brasília (SES Quadra 801 Lote 2)

Entrada franca. Sujeito à lotação.

Classificação indicativa livre.

Sobre Pilar del Río

É jornalista, escritora e tradutora espanhola e preside a Fundação José Saramago. Autora de Los Andaluces, Pilar del Río casou-se com Saramago em 1988 e o acompanhou até sua morte, em 2010. Protagonista do documentário José e Pilar (2010), do diretor Miguel Gonçalves Mendes, Pilar del Río traduziu para o espanhol mais de dez obras do escritor português. Pela criação da Fundação José Saramago, a jornalista foi agraciada, em 2016, com o Prêmio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, concedido pelos governos de Portugal e da Espanha.

Sobre José Luís Peixoto

É escritor, dramaturgo e poeta português, vencedor de diversos prêmios de literatura, entre eles, o Prêmio José Saramago, em 2001, ocupando o lugar de escritor mais jovem na história da premiação a ser agraciado pelo reconhecimento. Em 2016, recebeu o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, uma das mais importantes premiações literárias dos países de língua portuguesa. Peixoto tem mais de 15 livros publicados, sejam eles de ficção, poesia ou literatura infantil. Entre as obras mais conhecidas, estão Morreste-me, Nenhum Olhar, Cemitério de Pianos, Livro, Dentro do Segredo, Galveias e Em Teu Ventre.

Sobre Ana Paula Coutinho

É professora associada do Departamento de Estudos Portugueses e Românticos da

Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É doutora em Literatura Comparada com Agregação em Literaturas e Culturas Românticas. Atualmente, além de lecionar nas áreas de Literatura Comparada e Estudos Franceses, é coordenadora científica geral do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. É membro colaborador do CRIMIC, da Université Paris IV e Vice-Presidente da Aliança Francesa do Porto. Em 2012, O Ministério da Educação da França concedeu-lhe a condecoração “Chevalier de l’Ordre des Palmes Academiques”, uma condecoração honorífica que homenageia os eminentes e divulgadores da cultura francesa.

Crédito da foto de José Luís Peixoto é de Patrícia Santos Pinto, e o da foto de Pilar del Río é de Bruno Colaço/Arquivo FJS.

ARTE final 150x150 CONVERSA COM PILAR DEL RÍO E JOSÉ LUÍS PEIXOTO Bruno Colaço Arquivo FJS 150x150 CONVERSA COM PILAR DEL RÍO E JOSÉ LUÍS PEIXOTO %name CONVERSA COM PILAR DEL RÍO E JOSÉ LUÍS PEIXOTO

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!