EnglishJapanesePortugueseSpanish
23.03.2020

Coronavírus: colégio dá dicas de atividades lúdicas para fazer em casa

escola Coronavírus: colégio dá dicas de atividades lúdicas para fazer em casaAulas presenciais no Distrito Federal estão suspensas desde o dia 12 de março

Com a suspensão das aulas presenciais no Distrito Federal desde o dia 12 de março, o Colégio Marista Asa Sul, de Brasília, dá dicas de atividades para desenvolver com as crianças em casa. Segundo o professor do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) da escola, Emidson dos Santos Gomes, neste período, é importante que os pequenos se envolvam em tarefas pedagógicas para gastar a energia que é natural da idade e continuar desenvolvendo as habilidades cognitivas.

Confira algumas sugestões:

Crie seu próprio brinquedo

Vale usar material reciclado, tecidos, espigas de milho e o que mais a imaginação permitir. Não se esqueça de perguntar aos mais velhos. Alguns, inclusive, já viveram a experiência de fazer seus próprios brinquedos.

Faça uma tarde de jogos musicais

Qual é a música, brincadeiras de roda, músicas folclóricas, versinhos e dedicatórias de músicas, são muitas as opções.

Faça uma pista de obstáculos

Dentro do apartamento, casa ou no quintal, passe por debaixo da mesa, sente em cadeiras enfileiradas sem tocar os pés no chão, pule uma montanha de almofadas e desvie de um caminho repleto de panelas sem encostar em nenhuma. Vale montar o circuito de acordo com a imaginação, sempre cronometrando o tempo.

Transforme sua casa em um GP

Com papeis ou caixas de papelão, monte uma pista de corrida para os carrinhos das crianças. Vale pensar e estruturar curvas, despenhadeiros e até loopings.

Faça gincanas

Existem várias formas de gincanas. Tente sempre alinhar atividades que exigem o lado motor, cognitivo e principalmente o lúdico.

Tenha dias temáticos

Dias de pirata, cientistas, de uma cor, um animal, vale soltar a criatividade junto com os pequenos e pensar em atividades condizentes (ou pedir que eles pesquisem sobre o tema e apresentem aos adultos).

Jogo da velha com pedras

Com tinta, criatividade e aquela dose de carinho, você pode ajudar as crianças a pintar as pedras. Depois vocês podem brincar de jogo da velha com as pedrinhas decoradas. Você pode fazer algo mais simples também, como desenhar X ou O nas pedrinhas. Fica superlegal.

Boliche com garrafinhas

Pinte garrafas com numeração ou de formas diferentes, coloridas ou preto e branco e depois brinque de boliche em casa, na garagem ou no quintal.

Jogo de acertar com baldes suspensos

Pregar baldes em um suporte de madeira ou varal pode ser uma ótima ideia para você criar um brinquedo divertido para as crianças. Dê pontos para cada balde acertado e elas vão gostar ainda mais de brincar.

Cestinha de basquete com lixeira

Com uma simples lixeira de plástico, você pode criar uma cestinha de basquete de brinquedos superlegal para brincar com as crianças.

Jogo para acertar argolas com garrafas

Criar um jogo para acertar garrafas também é uma ótima ideia, principalmente porque é fácil de fazer. Distribua as garrafas no chão e tente acertá-las com uma argola.

Cuidados importantes

É importante lembrar que, durante o período de isolamento recomendado pelo Ministério da Saúde, para tentar diminuir a circulação do coronavírus no Brasil, é preciso seguir algumas recomendações: lavar regularmente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar; manter os ambientes ventilados; evitar aglomerações; e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Asa Sul integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Fonte :Assessora de Imprensa do Colégio Marista Asa Sul (Brasília/DF)

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!