EnglishJapanesePortugueseSpanish

CRULS (DF) e INFECTED (sp) lançam cerveja colaborativa: retina araçá, uma juicy ipa com adição de araçá





Compartilhar

IMG 4622 CRULS (DF) e INFECTED (sp) lançam cerveja colaborativa: retina araçá, uma juicy ipa com adição de araçá

As cervejarias Cruls, de Santa Maria/DF, e Infected Brewing, de Santos/SP, lançam nesta quinta-feira (4/2) a cerveja Retina Araçá, uma Juicy IPA com adições de abacaxi e araçá. O nome “retina” foi inspirado pelo próprio araçá, fruta típica do cerrado e que significa “planta que tem olhos” em tupi.

Marcos de Paula, gerente de qualidade e inovação da Cruls, conta que, por conta da pandemia, a concepção e produção da cerveja se deram de forma bastante particular àquilo que tradicionalmente acontece em cervejas colaborativas. “Acabamos tendo que definir processos de forma virtual, seja em reuniões ou em aplicativos de mensagens, tudo à distância, eles lá, nós aqui.”

João Paulo Magalhães, sócio e cervejeiro da Infected, lembra que o plano inicial era que a equipe santista viesse ao DF para acompanhar a produção, mas que, apesar da distância, tudo correu bem.

“Nós alinhamos bem a base de malte, a lupulagem, o processo como um todo. Na hora de escolher as frutas, já tínhamos trabalhado com abacaxi em outras cervejas e ele funcionou bem como uma base para o araçá”, explica JP, ao contar que ainda não tinha visto araçá sendo aplicado em receitas de cerveja.

Sobre a fruta que dá nome à cerveja, Marcos conta ainda que se trata de uma matéria prima que é extraída de forma sustentável, sazonal e em quantidades reduzidas, outra razão para a mistura com o abacaxi. “A base (de abacaxi) está disponível e maior abundância, então foi uma fruta que acabou abraçando o araçá e dando uma complexidade interessante. Fizemos vários testes com diferentes frutas na Cruls e o araçá foi a que mais agradou.”

JP destaca que a qualidade da matéria prima é fundamental na hora de misturar fruta e cerveja. “Ter bons fornecedores é primordial para que não haja muita alteração no produto final. É importante pensar em todas as etapas da produção, como lupulagem, qual cepa de levedura utilizar, etc, para usar frutas de forma mais ousada e ter um produto diferente no mercado.”

A CERVEJA

A Retina Araçá é uma Juicy IPA com adição de abacaxi e araçá feita de forma colaborativa pelas cervejarias Cruls (DF) e Infected (SP). Toda potência já esperada de uma IPA é intensificada pelo acréscimo das frutas, responsáveis por notas tropicais e suave acidez.

O rótulo é uma referência ao significado de araçá em tupi: fruta que tem olhos. “A partir da retina, é possível ter um olhar diferente das coisas, imaginar combinações impossíveis até aquele momento. A Retina Araçá traz uma ótica desconstruída de cerveja e fruta, junção sem precedentes. Sabores e aromas em harmonia trazendo uma singularidade que até então estava apenas em pensamentos.”

SERVIÇO

Cruls/Infected Retina Araçá

Juicy IPA com abacaxi e araçá – 8% ABV- 89 IBU – Lata 473ml

Lançamento: 4/2

Disponível no site da Cruls e em pontos de venda especializados do Brasil

https://crulscervejaria.com.br/loja

Fonte: Comunicação Cruls

Fotos: Divulgação

Por: visitebrasilia
Data: 03/02/2021

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!