Culinária brasiliense reúne todos os gostos em um só
Criada a partir dos moradores que vieram de cada canto do país, a gastronomia de Brasília é rica nos mais variados sabores
Pato no Tucupi (Crédito: iStock)
A capital do Brasil, escolhida estrategicamente a 61 anos atrás por estar localizada no centro do país, guarda uma série de surpresas, entre elas, a culinária. Brasília é muito acolhedora para ter apenas uma comida típica, por isso, tem não só um pouco de cada região brasileira, como também, de outros países.
A mão de obra necessária para a construção de Brasília atraiu pessoas de Norte a Sul que acabaram se estabelecendo na região. Esse é um dos fatores que faz com que a capital não tenha apenas um prato específico para chamar de seu. Outro ponto importante é a pouca idade da cidade, considerada insuficiente para estabelecer tradições como essas.
Pratos do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, são os principais entre a culinária brasiliense. Mas a diversidade não para por aí. Por ser uma cidade que respira política, é na capital onde as embaixadas estrangeiras ficam, e isso contribui com a presença de restaurantes que oferecem comidas típicas internacionais.
O que caracteriza uma comida típica, além da disponibilidade dos ingredientes na região, para que a receita seja acessível à população local, é existir uma demanda pelo prato. Ficou curioso para saber como Brasília consegue ter um pouco de tudo em um só lugar? Veja aqui a lista de prato típicos que separamos:
Filé de Tilápia
Graças a uma enorme produção de Tilápia em criadouro, esse peixe é o que não falta no Distrito Federal. Ele pode ser preparado assado, empanado e frito, mas sempre temperado com bastante limão e sal, e é servido com vinagrete e arroz com gergelim torrado.
Filé de Tilápia (Crédito: iStock)
Pato no Tucupi
Originário da culinária paraense, o pato no tucupi foi adotado pelos brasilienses, que adoram um sabor forte e marcante. Feito com ingredientes nativos da região amazônica, como o tucupi e o jambu, o prato vai muito bem com arroz e farinha.
Buchada de Bode
Muito consumida pela comunidade piauiense que mora em Brasília, a buchada de bode é feita de fígado, tripas, pulmão, rins e coração do bode cortadas em tirinhas e com bastante tempero. É um prato forte que se tornou muito querido pela cidade.
Arroz com Pequi
Durante a primavera, as geladeiras e congeladores dos brasilienses ficam cheias de pequi. O fruto tradicional do cerrado é muito comum nas receitas do interior de Goiás e Minas Gerais. O arroz com pequi é uma das experiências gastronômicas mais buscadas na região.
Arroz com Pequi (Crédito: iStock)
Chico Angu
O famoso frango com quiabo e angu é uma herança do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, que, como um bom mineiro, tinha esse prato como o favorito. Desde então, o Chico Angu se popularizou em Brasília e se tornou parte da culinária local.
Fonte: Link Builder
Fotos: Crédito – iStock