EnglishJapanesePortugueseSpanish

Culinária brasiliense reúne todos os gostos em um só





Compartilhar

Criada a partir dos moradores que vieram de cada canto do país, a gastronomia de Brasília é rica nos mais variados sabores

Pato no Tucupi 1024x682 Culinária brasiliense reúne todos os gostos em um sóPato no Tucupi (Crédito: iStock)

A capital do Brasil, escolhida estrategicamente a 61 anos atrás por estar localizada no centro do país, guarda uma série de surpresas, entre elas, a culinária. Brasília é muito acolhedora para ter apenas uma comida típica, por isso, tem não só um pouco de cada região brasileira, como também, de outros países.

A mão de obra necessária para a construção de Brasília atraiu pessoas de Norte a Sul que acabaram se estabelecendo na região. Esse é um dos fatores que faz com que a capital não tenha apenas um prato específico para chamar de seu. Outro ponto importante é a pouca idade da cidade, considerada insuficiente para estabelecer tradições como essas.

Pratos do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, são os principais entre a culinária brasiliense. Mas a diversidade não para por aí. Por ser uma cidade que respira política, é na capital onde as embaixadas estrangeiras ficam, e isso contribui com a presença de restaurantes que oferecem comidas típicas internacionais.

O que caracteriza uma comida típica, além da disponibilidade dos ingredientes na região, para que a receita seja acessível à população local, é existir uma demanda pelo prato. Ficou curioso para saber como Brasília consegue ter um pouco de tudo em um só lugar? Veja aqui a lista de prato típicos que separamos:

Filé de Tilápia

Graças a uma enorme produção de Tilápia em criadouro, esse peixe é o que não falta no Distrito Federal. Ele pode ser preparado assado, empanado e frito, mas sempre temperado com bastante limão e sal, e é servido com vinagrete e arroz com gergelim torrado.

Filé de Tilápia 1024x682 Culinária brasiliense reúne todos os gostos em um sóFilé de Tilápia (Crédito: iStock)

Pato no Tucupi

Originário da culinária paraense, o pato no tucupi foi adotado pelos brasilienses, que adoram um sabor forte e marcante. Feito com ingredientes nativos da região amazônica, como o tucupi e o jambu, o prato vai muito bem com arroz e farinha.

Buchada de Bode

Muito consumida pela comunidade piauiense que mora em Brasília, a buchada de bode é feita de fígado, tripas, pulmão, rins e coração do bode cortadas em tirinhas e com bastante tempero. É um prato forte que se tornou muito querido pela cidade.

Arroz com Pequi

Durante a primavera, as geladeiras e congeladores dos brasilienses ficam cheias de pequi. O fruto tradicional do cerrado é muito comum nas receitas do interior de Goiás e Minas Gerais. O arroz com pequi é uma das experiências gastronômicas mais buscadas na região.

Arroz com pequi 1024x682 Culinária brasiliense reúne todos os gostos em um sóArroz com Pequi (Crédito: iStock)

Chico Angu

O famoso frango com quiabo e angu é uma herança do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, que, como um bom mineiro, tinha esse prato como o favorito. Desde então, o Chico Angu se popularizou em Brasília e se tornou parte da culinária local.

Fonte: Link Builder

Fotos: Crédito – iStock

Por: visitebrasilia
Data: 19/02/2021

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!