EnglishJapanesePortugueseSpanish
22.09.2020

Cultura Maker é celebrada em evento nacional on-line e gratuito

Maker Day imagem Cultura Maker é celebrada em evento nacional on line e gratuito

Em sua terceira edição, o Maker Day Brasil reunirá, de forma simultânea, Centros Binacionais de 24 cidades brasileiras para estimular o movimento no país

Com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, a Casa Thomas Jefferson, em parceria com outros Centros Binacionais no Brasil, realiza a terceira edição do Maker Day Brasil, que se afirma no calendário nacional de eventos gratuitos. No dia 26 de setembro, a instituição e outros 24 Centros Binacionais oferecem ao público a possibilidade de brincar, explorar e aprender juntos, “fazendo”, mesmo à distância. Neste ano, o evento será totalmente virtual: os participantes podem escolher as sessões de interesse e ingressar por meio de inscrição no http://bit.ly/makerday2020.

Por meio de workshops, palestras e exposições on-lines, os makers apresentarão suas iniciativas em um dia inteiro voltado para eles. Para Soraya Lacerda, bibliotecária, educadora e coordenadora do Thomas Maker em Brasília, o evento é uma oportunidade de compartilhar como a metodologia maker é aplicada dentro da sala de aula ou em outros ambientes de aprendizagem. “Em razão da pandemia, estaremos todos juntos num grande ambiente virtual, onde cada participante poderá entrar em contato com experiências da sua própria cidade ou das tantas outras participantes, com atividades ocorrendo de forma simultânea”, afirma.

Faça on-line e compartilhe com o mundo!

A integração entre várias áreas de conhecimento com compartilhamento entre pares é muito importante para o movimento maker. Atenta a isso, a Casa Thomas Jefferson já unifica muitos de seus processos, que acabam por se complementar mutuamente. Durante o Maker Day Brasil 2020, a instituição realizará três sessões interativas: duas serão conduzidas pelo programa Bilingual Adventure, onde participantes de faixas etárias diferentes vão cooperar para criar uma Máquina de Rube Goldberg*. Durante a tarefa, interessados usarão a criatividade para propor maneiras de combater o Coronavírus. Ao final, um vídeo será editado com trechos de cada participante, completando a máquina.

A terceira sessão será conduzida pelo Thomas Maker com a participação especial do artista urbano brasiliense Pedro Sangeon, conhecido pelo espirituoso personagem Gurulino (@Gurulino). O artista guiará os participantes pelo seu processo criativo de textos reflexivos e criação de personagens por meio de exercícios meditativos de desenho e escrita.

*Uma máquina de Rube Goldberg executa tarefas simples utilizando reações em cadeia. A expressão foi criada em referência ao cartunista americano e inventor Rube Goldberg, autor de diversos dispositivos com essa base de funcionamento.

O Maker Day Brasil 2020 será traduzido para o inglês, visando atingir também Centros Binacionais fora do Brasil.

Movimento Maker

O movimento maker já está muito presente na rotina do brasileiro. É possível encontrar referências aos adeptos ao movimento “mão na massa” em vários setores da sociedade. Essa proposta já está presente em salas de aula, empresas, universidades e em diversos ambientes, dentro e fora de casa. Nas escolas e centros educacionais mais avançados, já existem espaços específicos dedicados a essa prática: são os makerspaces.

Integração entre Centros Binacionais no Brasil

Existem 34 Centros Binacionais em todo o país. Esses centros de aprendizado trabalham em rede, compartilhando iniciativas, boas práticas e ideias inovadoras, mantendo-se sempre à frente no que diz respeito a tendências mundiais de educação e tecnologia.

PROGRAME-SE

Maker Day Brasil 2020

Quando: 26 de setembro de 2020

Informações e inscrições em http://bit.ly/makerday2020

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!