Brasília em um Único lugar.

28.05.2018

CURSO SOMMELIER DE CERVEJAS, DO ICB, VOLTA A BRASÍLIA

Curso sommelier de cerveja ICB CURSO SOMMELIER DE CERVEJAS, DO ICB, VOLTA A BRASÍLIA

Promovido pelo Instituto da Cerveja Brasil, o curso Sommelier de Cervejas está com as inscrições abertas para a sua segunda turma em Brasília. Nas aulas, os participantes recebem capacitação completa para atuar nos mais diversos segmentos do mercado cervejeiro

O Instituto da Cerveja Brasil (ICB), que trouxe o primeiro curso de Sommelier de Cervejas no País, em 2010, recentemente decidiu apostar no crescente mercado cervejeiro do Distrito Federal. Em 2017, a empresa ministrou seu primeiro curso na capital federal e agora acaba de abrir as inscrições para a segunda turma no DF. As aulas têm início no dia 25 de agosto próximo, em local ainda a ser definido.

Durante o curso Sommelier de Cervejas os alunos receberão ampla capacitação para atuar nos mais diversos segmentos do mercado cervejeiro, como lojas, bares, cervejarias, distribuidores e restaurantes.

E tudo sob a batuta de um time de primeira: Kathia Zanatta, Estácio Rodrigues, Edu Passarelli, Luis Celso Jr., Marcus Dapper e Fernando Carvalho. Todos nomes reconhecidos no cenário cervejeiro nacional.

“Ao longo desses 8 anos de atuação, o ICB formou mais de 75 turmas e mais de 8 mil alunos no Sul, Sudeste e agora também no Centro-Oeste”, informa Estácio Rodrigues. “Esse curso tem a chancela da Associação Internacional de Sommeliers, na França”.

Curso sommelier de cerveja ICB 2 200x300 CURSO SOMMELIER DE CERVEJAS, DO ICB, VOLTA A BRASÍLIA

Ampla formação

O conteúdo, teórico e prático, capacita o participante a analisar tecnicamente os diferentes estilos de cerveja, sugerir as cervejas adequadas para cada tipo de consumidor, sugerir harmonizações adequadas aos diferentes tipos de gastronomia, elaborar cartas de cervejas destinadas a diversos perfis de pontos de venda, e promover eventos de degustação e harmonização.

O curso também traz noções de história da cerveja, matérias-primas e processo de malteação, legislação brasileira, processo de fabricação de cervejas, chope (parte teórica e prática), mercado de cervejas, entre outros assuntos. Será agendada, inclusive, uma visita a uma microcervejaria.

Ao longo das aulas, ministradas durante cinco finais de semana, os alunos deverão degustar mais de 80 rótulos do Brasil e do exterior.

Está programado também um jantar harmonizado no dia 5 de outubro à noite. As inscrições já estão abertas e o pré-requisito é ter o Ensino Médio completo.

Coordenadora, em Brasília, dos cursos do ICB, Rogéria Xerxenevsky, que também é sommelière de cervejas e mestre em estilos pela instituição, avalia que houve uma grande evolução no mercado cervejeiro local. “Por esta razão, precisamos de maior capacitação profissional no segmento de cervejas especiais”, considera. “O sommelier agrega valor aos restaurantes e bares, pois sabe conduzir uma harmonização, conhece os diversos tipos de cerveja, atende melhor o consumidor que busca por esse tipo de produto e ajuda a desenvolver novos consumidores para o setor”.

Tecnologia Cervejeira

 E continuam abertas também as inscrições para o curso Avançado de Tecnologia Cervejeira do ICB, único no País a ter certificação internacional da Universidade de Weihenstephan, da Alemanha. “Foi uma decisão estratégica concentrar dois cursos no segundo semestre, no Distrito Federal: o primeiro é o mais tradicional, de Sommelier de Cervejas, e o outro, de Tecnologia Cervejeira, tem a chancela da maior instituição formadora de mestres-cervejeiros no mundo”, frisa Estácio Rodrigues.

Martin Zarnkow, chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade de Weihenstephan, virá a Brasília como um dos professores convidados.

O objetivo é capacitar o participante a iniciar carreira como cervejeiro profissional em cervejarias de pequeno a grande porte. As aulas serão ministradas nas dependências do Beer Club (403 Sul), a partir do dia 18 de agosto.

O pré-requisito é ter o Ensino Médio completo e conhecimentos práticos sobre produção cervejeira.

Para mais informações, acesse o site www.institutodacerveja.com.br.

Curso sommelier de cerveja ICB 1 300x152 CURSO SOMMELIER DE CERVEJAS, DO ICB, VOLTA A BRASÍLIA

SERVIÇO

Curso Sommelier de Cervejas – ICB

Aulas

FDS 1 – Agosto – 25 e 26

FDS 2 – Setembro – 15 e 16

FDS 3 – Outubro – 5*, 6 e 7

FDS 4 – Novembro – 17 e 18

FDS 5 – Novembro 30 + Dezembro – 1 e 2

* A aula do dia 5 de outubro será em uma sexta-feira à noite, às 19hs

Horário

Das 9hs às 18hs

Carga Horária

84 horas

Material didático

Apostila impressa entregue no 1º dia de aula

Público-alvo

Entusiastas; cervejeiros caseiros; profissionais de bares, restaurantes, importadoras e outros estabelecimentos relacionados; e empreendedores da área gastronômica

Certificação

Instituto da Cerveja Brasil, Associação Brasileira de Sommelier e chancela da ASI (Association de la Sommellerie Internationale – França)

Investimento

R$ 4 mil, com 5% de desconto à vista e opções de parcelamento no boleto bancário e cartão de crédito

Informações e inscrições

www.institutodacerveja.com.br

 

SOBRE O ICB

O Instituto da Cerveja Brasil (ICB) surgiu em 2010 em São Paulo, fundado por Estácio Rodrigues, Alfredo Ferreira e Kathia Zanatta.

Estácio é administrador formado pela ESPM e sommelier certificado pela Associação Italiana de Sommelier, em Milão. Alfredo Ferreira é químico e mestre-cervejeiro pela Doemens Academy, na Alemanha. Kathia Zanatta, por sua vez, estudou em renomadas instituições da Alemanha e Áustria, sendo a primeira sommelier de cervejas do Brasil.

Os três foram responsáveis por elaborar o primeiro curso de Sommelier de Cervejas do País, cujas aulas se iniciaram no dia 14 de agosto de 2010, em São Paulo. O sucesso foi tanto, que hoje, quase sete anos depois, já são mais de 7 mil alunos formados em sete estados brasileiros.

A consolidação e o reconhecimento do ensino de qualidade vieram com os demais cursos desenvolvidos pelo ICB, entre eles: Introdução ao Universo das Cervejas Especiais; as especializações em Serviço de Cerveja, em Análise Sensorial e Off-Flavours; Harmonização e Mestre em Estilos®, primeiro curso de especialização para os Sommeliers de Cerveja do Brasil.

Vale mencionar, ainda, o curso Avançado de Tecnologia Cervejeira em parceria com a maior instituição formadora de mestres-cervejeiros do mundo, a Universidade de Weihenstephan, na Alemanha, que vem formando profissionais altamente capacitados para atuarem em pequenas, médias e grandes cervejarias.

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!