EnglishJapanesePortugueseSpanish
04.09.2020

Dança da chuva: o significado dela para os povos indígenas

Por Andreza Lorrane

Brasília completou mais de 100 dias sem chuvas, e é comum que a população brinque dizendo que fará  a “dança da chuva”! Segundo a antropóloga e indígena do clã Waliperedakenai, Braulina Aurora. A ideia de dança da chuva sofreu, ao longo do tempo, uma grande deturpação, devido à falta de compreensão, o que ajudou para a banalização do ritual. Ela explica que é comum a “exotização” daquilo que não se conhece.

“Na verdade, são rituais de passagem ou de comemoração pela chegada da temporada de chuvas. E celebrar as flores que vão desabrochar, a troca das folhas das árvores e a reprodução de peixes, entre várias outras coisas. A chegada da chuva é sempre muito bem-vinda, significa tempo de fartura”, ressalta.

“Cada povo tem seu calendário ecológico e há uma diferença enorme nos conhecimentos dessa prática para cada clã”, completa Braulina, que integra o povo Baniwa, do Amazonas, e veio para Brasília realizar mestrado em antropologia social. Ela acrescenta que esses rituais não são simples. “Só quem pode realizá-los são pessoas preparadas para isso.”

De acordo com o historiador José Inaldo Chaves, professor da Universidade de Brasília (UnB), a variedade de rituais é grande, uma vez que há mais de 5 mil povos indígenas no Brasil. “Diferentes povos praticam danças como forma de agradecimento pela prosperidade ou como pedidos dirigidos ao Sagrado para que se reequilibre e apazigue as relações com a natureza, notavelmente com os ritmos vitais da água”, relatar.

“Tais culturas mantêm uma relação genética e muito próxima com as matas, os rios e os animais não humanos. A natureza não é vista apenas como o ‘entorno’ ou ‘recurso natural’, mas como dimensão da própria existência da humanidade. Tal relação costuma ser sagrada, ritualizada e também politizada, pois faz parte de seus cotidianos locais”, afirma Chaves.

 

%name Dança da chuva: o significado dela para os povos indígenas
Foto: Jornal de Brasília

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!