EnglishJapanesePortugueseSpanish

Delegações de todos os estados chegam para o JUBs Brasília


Mais de 3 mil atletas das 27 Unidades da Federação desembarcaram em Brasília neste domingo (10). Eles vão competir pela 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). O evento conta com 3.500 atletas de 271 universidades, que vão disputar 26 modalidades. Assim como em 2019, a Bahia lidera o número de Instituições de Ensino Superior (IES), com 24.

O número de modalidades dobrou em relação aos jogos de 2019. “O objetivo é sempre oportunizar dentro da competição o maior número de modalidades, agregando sempre o maior número de modalidades e também de pessoas” revelou o Diretor de Esportes e Eventos da CBDU, Alessandro Battiste Gomes, mais conhecido como Juca.

Marcelo Sousa, atleta de voleibol da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ficou admirado com a organização e a logística do JUBs Brasília. “Eu achei o evento bem organizado. Quando lançaram a lista grande de hotéis, pensei que ficaria todo mundo espalhado, mas são bem próximos. Achei a organização para a testagem muito boa”, exaltou.

A pandemia é o maior desafio do JUBs 2021, mas ao chegar no evento, Marcelo disse ter se sentido seguro. “Acredito que toda aglomeração é um risco, mas acho que estão fazendo o máximo para seguir os protocolos. A gente pôde ver que temos vários pontos para podermos esterilizar as mãos, fizemos testagem, isso é muito bom, dá segurança”, contou o atleta piauiense.

cbdu 1 Delegações de todos os estados chegam para o JUBs BrasíliaAtletas desembarcam em Brasília / Foto: Ana Flávia Barbosa – CBDU

Capital do esporte universitário

A maior competição universitária da América Latina volta a ser sediada na Capital Federal depois de 15 anos. Brasília sediou o evento em 2006 quando ainda era chamada de Olimpíadas Universitárias JUBs. O evento promete movimentar a economia local, gerando mais de 500 trabalhos temporários, contratação de 33 mil hospedagens, locação de quase 200 veículos, 65,8 mil refeições oferecidas, entre outros tipos de serviços de infraestrutura e hospitalidade. Para isso, já foram investidos mais de R$ 10 milhões.

Desta vez, os atletas ficarão hospedados em 17 hotéis diferentes e o ponto de encontro será no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), onde está o Boulevard de Atletas. O local vai abrigar a praça de alimentação, a área de convivência, além de seis modalidades do evento.

Essas iniciativas fazem parte do programa Bem Receber, criado em 2015 pela CBDU para qualificar o segmento de hospitalidade das cidades sedes das competições. “Estamos capacitando o trade de turismo desde setembro, para garantir que os participantes tenham um padrão excelente de atendimento. E aqui, em Brasília, estamos focando na recepção de públicos de eventos esportivos, que é muito diferente do que o setor está acostumado”, destaca Paulo Souza, gerente de logística da CBDU. Os Jogos Universitários têm o início das competições na terça-feira (12) e se encerram no dia 17 (domingo).

Serviços

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil, Monster Energy, Fibra e Anadem. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Sobre a CBDU

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a entidade máxima responsável pela administração do desporto universitário no Brasil. Entre seus encargos estão a gestão e a organização das competições e eventos esportivos oficiais entre universitários de todo o país.
Desde 2018, todas as competições do calendário CBDU recebem o nome de Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que juntos formam a temporada do anual. Assim, em um único ano há diversos JUBs. A maior edição do JUBs, é também a maior competição universitária da América Latina.

Fonte: Assessoria JUBs Brasília 2021

Foto: Ana Flávia Barbosa – CBDU

Por: visitebrasilia
Data: 10/10/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!