EnglishJapanesePortugueseSpanish

Dia da Gastronomia Sustentável convida o mundo a refletir sobre o desperdício


Sebastian Parasole coordenador do curso de Gastronomia do Centro Universitario IESB Dia da Gastronomia Sustentável convida o mundo a refletir sobre o desperdício

Cerca de um terço dos alimentos produzidos anualmente para o consumo humano é jogado fora. Veja dicas e receitas para aproveitar ainda mais a refeição

Em um momento em que os cuidados com a saúde estão em destaque, a boa alimentação ganha mais adeptos e passa por mudanças, oferecendo experiências que vão além do paladar. Entre os movimentos, a chamada gastronomia sustentável convida as pessoas a modificarem os hábitos de consumo e repensar a forma de produzir e descartar os alimentos.

“A ideia reforça a importância do aproveitamento integral dos alimentos, utilizando técnicas para minimizar, ao máximo, o lixo produzido ao preparar uma refeição. E quando fazemos isso, otimizamos ainda mais a aquisição de nutrientes necessários para a manutenção da vida e saúde do indivíduo. Além disso, a prática também tem efeito direto na economia”, explica o professor Guilherme Theodoro, coordenador do curso de Nutrição do Centro Universitário IESB.

A iniciativa é tão importante que, desde 2016, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu no calendário o dia 18 de junho como o Dia da Gastronomia Sustentável. Para ter uma ideia do impacto em todo o planeta, cerca de um terço dos alimentos produzidos anualmente para o consumo humano se perde ou é desperdiçado. Isso equivale a cerca de 1,300 bilhões de toneladas de alimentos, de acordo com a Organização da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO). Ainda segundo os dados, 6% das perdas mundiais desses alimentos se dão na América Latina e no Caribe, e a cada ano a região perde e/ou desperdiça cerca de 15% dos alimentos disponíveis.

Por tudo isso, enfrentar essa problemática é fundamental para avançar na luta contra a fome e deve se converter em uma prioridade. Logo, produtores e consumidores precisam ficar atentos na forma como utilizam os recursos naturais e na escolha correta de seus alimentos para evitar esse desperdício.

Levando o conhecimento a população

Pensando neste cuidado, em Brasília, idealizado e criado pelo chef e coordenador do curso de Gastronomia do Centro Universitário IESB, Sebastián Parasole, desde 2014, o projeto Bandoneón mistura educação, sustentabilidade e gastronomia para transmitir o conhecimento da alimentação sustentável às pessoas em situação de vulnerabilidade e capacitá-las, criando novas oportunidades de trabalho. “O que eu faço é ensinar técnicas simples para os merendeiros e alguns alunos cozinharem”, explica o chef.

Sebastián visita os setores mais carentes do DF, dando aulas práticas de gastronomia de forma gratuita e em diferentes cozinhas da região. O projeto atende pessoas que atuam em ONGs, centros comunitários, escolas públicas, orfanatos e abrigos. Merendeiras de Planaltina, adolescentes do Varjão e cozinheiros do Park Way estão entre os que já passaram pela experiência. “Quero transmitir meus conhecimentos aos interessados em conquistar um sonho pessoal e transformá-lo em fonte de renda”, conta o professor. Antes da pandemia, mais de 12 mil pessoas já foram beneficiadas com a iniciativa. “Em 2020 realizei quatro receitas pelo YouTube, alcançando cerca de 2.200 merendeiras de todas as escolas públicas do DF”, afirma.

Por meio do Instagram (@iniciativabandoneon), Sebástian mantém o projeto ativo com dicas valiosas para evitar o desperdício em casa. Entre elas, ter um planejamento do cardápio toda semana; escolher os alimentos, principalmente os perecíveis, de uma forma mais consciente, priorizando frutas, verduras e legumes da estação e de produtores locais; ter uma horta em casa; zerar a comida que está na geladeira antes de ir às compras, inventando novas receitas e combinando os ingredientes; cozinhar a quantidade certa; além, é claro, aproveitar 100% os alimentos. “Ser criativo na cozinha também faz parte do processo de produção e sustentabilidade. Talos, cascas e sementes podem ser usados em receitas e, além de serem nutritivos, possibilitam a criação de pratos muito saborosos. A casca de laranja, por exemplo, é deliciosa quando cristalizada e pode ser usada em bolos ou doces. Da casca da abóbora podem ser feitos chips e as sementes viram um ótimo tira-gosto. Da casca do abacaxi podemos fazer chás, cocadas e até beijinho. Já o talo do brócolis é ideal para refogados, tortas e sopas. São várias receitas que podemos aproveitar”, orienta o professor Sebástian.

Quer ver como isso é possível na prática?

Confira a seguir a “Casca Louca”, receita com casca de banana, ingrediente que, muitas vezes, vai parar na lixeira.

 

INGREDIENTES:

Cascas de 6 bananas
1/2 Cebola

1 Dente de Alho
1 Limão
2 Pimentas de Cheiro
1/4 Pimentão
4 Cebolinhas
1/4 Maço de Salsinha
2 Cogumelos

1 Tomate Italiano
Sal a gosto
Óleo a gosto
Pimenta do Reino moída a gosto
Açafrão ralado a gosto (pode ser em pó).

 

COMO FAZER:

Lave as cascas da banana. Após a lavagem, retire a parte interna branca das cascas e desfie em tiras pequenas. Em seguida, é só colocá-las em um recipiente com água, suco de limão e deixar na geladeira.

 

Passo a passo:
1. Em uma panela acrescente o óleo. Quando ele estiver quente, coloque a cebola e o alho. Tempere com sal e pimenta do reino moída a gosto;
2. Coloque o pimentão, a pimenta de cheiro e cozinhe até amaciar.
3. Adicione o tomate até ele soltar água, criando um caldo próprio. Rale o açafrão da terra na mistura e deixe cozinhar;
4. Adicione os cogumelos e as cebolinhas. Mexa e tempere novamente com sal e pimenta;
5. Acrescente as cascas de banana desfiadas sem água;
6. Polvilhe a mistura com salsinha e desligue o fogo. Tampe a panela e espere por 2 minutos;
7. Abra a tampa da panela e coloque mais salsinha;
8. Tempere mais um pouco se preciso e está pronto!

Fonte: Ascom/IESB

Fotos: Divulgação

Imagemdivulgacao 150x150 Dia da Gastronomia Sustentável convida o mundo a refletir sobre o desperdício%name Dia da Gastronomia Sustentável convida o mundo a refletir sobre o desperdício

Por: visitebrasilia
Data: 16/06/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!