Doações podem ser feitas até o dia 18 de julho. Confira como ajudar


A pandemia evidenciou ainda mais a situação de milhares de famílias que já viviam em vulnerabilidade social: uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que 1 em cada 2 brasileiros estão sofrendo insegurança alimentar, sem a garantia das 3 refeições básicas para todos os integrantes da família. Com o objetivo de contribuir para amenizar esta situação, a Sicredi Planalto Central une-se a outras cooperativas no Dia de Cooperar (Dia C), celebrado no Dia Internacional do Cooperativismo, que ocorre no dia 3 de julho, com a campanha ?A fome não espera a pandemia passar?. A expectativa é de superar os números do ano passado, quando foram arrecadadas 22,5 toneladas de produtos, entre alimentos, materiais de higiene e de proteção.



?O compromisso com os princípios cooperativistas não se altera diante das adversidades. As situações trazidas pela pandemia COVID-19 contribuíram para fomentar ainda mais o espírito de colaboração e interesse pelas comunidades já existente na cooperativa. Através do empreendedorismo saudável, de uma gestão democrática, de ações voltadas ao desenvolvimento da cultura do voluntariado e da intercooperação é possível semear a dignidade econômica e social, além de levar esperança para tantas comunidades que precisam de nossa atenção. A geração desse resultado é um demonstrativo da diferença que uma instituição financeira cooperativa pode fazer nas comunidades onde atua?, pontua Pedro Caldas, Presidente da Sicredi Planalto Central.

Interessados em fazer parte dessa corrente de cooperação e solidariedade podem deixar suas doações em uma das agências da Sicredi Planalto Central. Em Brasília, ela está localizada na esquina da W3 Sul com o Eixo Monumental, no Setor Hoteleiro Sul.

Vamos juntos construir um mundo melhor!

Cooperativismo que beneficia

No ano passado, o Sicredi, por meio de suas 108 cooperativas de crédito, realizou, ao todo, 1.033 ações de cunho social, que beneficiaram 4,1 milhões de pessoas nas comunidades de 612 cidades. A instituição contou com o apoio de mais de 30 mil voluntários, entre eles, seus próprios colaboradores. Em 2020, o Dia C beneficiou mais de 7,8 milhões de pessoas com as mais de 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus mais de 137 mil voluntários. Ao todo, 1.383 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista.





Em 2020, a Sicredi Planalto Central participou do Dia C direcionando os esforços para estratégias que colaborassem no enfrentamento ao Coronavírus, beneficiando pelo menos 7.850 pessoas em Goiás, Distrito Federal e regiões do noroeste de Minas Gerais e do oeste da Bahia. Foram realizadas 33 iniciativas que angariaram álcool gel e produtos para assepsia, 23.700 quilos de alimentos e distribuição de duas mil máscaras de proteção facial. As ações equivaleram a um investimento de aproximadamente R$ 150 mil.

Além dessas atividades na prevenção e enfretamento da Covid-19, a cooperativa realizou ações em prol da comunidade como mutirão de limpeza de lugares públicos em Pires do Rio, doação de sangue em Valparaíso de Goiás, revitalização da praça em Mambaí (GO), soltura de alevinos e doação de brinquedos no distrito de Santo Antônio do Rio Verde, do município de Catalão.

Sobre o ?Dia C?

Dia de Cooperar ou ?Dia C? é o um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras realizadas por cooperativas com irrestrito apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil). A data tem como objetivo desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas. No Sicredi, todos os anos, voluntários se mobilizam em prol das comunidades através de diversas ações sociais.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Fonte: DGBB Comunicação & Estratégia

Fotos: Divulgação

https://www.youtube.com/watch?v=P-sKZTSxjCw&t=9s