07.04.2019

DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS – TERCEIRA EDIÇÃO

foto mary 2 DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS – TERCEIRA EDIÇÃO

TEATRO DOS BANCÁRIOS, 09 DE ABRIL DE 2019. ENTRADA FRANCA.

A premiada historiadora Mary del Priori discorre sobre amor e afetividade na história do Brasil

 *O encontro com a autora ocorrerá no dia 09 de abril, a partir das 19h, no Teatro dos Bancários.

 *Entrada franca

O grande historiador grego Heródoto, nos idos do século V a.C., já destacava a importância de conhecer o passado para compreender o presente e projetar o futuro. E é justamente este o convite do terceiro encontro da série DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS, que terá como convidada, a premiada historiadora Mary del Priori. Autora de 48 livros, alguns deles laureados com os principais prêmios da área literária do Brasil, Mary del Priori conhece como poucos a intimidade e os elementos fundantes da sociedade brasileira e promete surpreender o público ao falar sobre  “O Amor e a Afetividade na História do Brasil”. A conversa com a autora será no dia 9 de abril, terça-feira, a partir das 19h, no Teatro dos Bancários, com entrada franca.

O ciclo DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS, com direção geral de Nilson Rodrigues, deseja promover conversas para entender, por meio da produção literária brasileira, em seus diversos gêneros e narrativas, os caminhos e descaminhos do país. E, claro, construir saídas. As duas primeiras conversas trouxeram a Brasília o pensamento lúcido de Fernando Morais e Mário Magalhães, ambos biógrafos consagrados.

Também se pode dizer que Mary, dentre outras coisas, é uma grande biógrafa – quem leu alguns de seus livros sabe disso. Sua obra O Príncipe Maldito revela quem foi o neto de Pedro II, Pedro Augusto de Saxe e Coburgo, que tinha ambições de subir ao trono; Condessa de Barral – a paixão do Imperador também nos conta muito sobre a vida de Luísa Margarida Portugal e Barros, que manteve um romance por 30 anos com o Imperador D. Pedro II; ou ainda A Carne e o Sangue, a Imperatriz D. Leopoldina, D. Pedro I e Domitília, Marquesa de Santos, que revela detalhes do triângulo amoroso que abalou a sociedade brasileira da época.

Mas Mary del Priori vai além da biografia. Pesquisadora incansável, ela vira seu olhar para a gente comum na série Histórias da gente brasileira, com quatro volumes que esmiúçam os ambientes obscuros e mais domésticos do Brasil Colônia. Também para o gênero feminino, com o título História das Mulheres no Brasil. E para os monstros e criaturas fabulosas que povoavam a mente de nossos antepassados em Esquecidos por Deus, além de vários outros títulos.

Depois de Mary del Priori, o ciclo DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS contará ainda com conversas com o escritor Paulo Lins, com a grande atriz e dramaturga Grace Passô, com o doutor em filosofia Pablo Ortellado, com o poeta e agitador cultural Sérgio Vaz e com o escritor e jornalista Eduardo Bueno.  A cada semana, um convidado discorrendo sobre um aspecto do pensamento contemporâneo. A entrada para as palestras é franca e o Teatro dos Bancários (localizado na entrequadra 314/315 sul) tem capacidade para acolher até 470 espectadores. As palestras começarão sempre às 19h e as senhas serão distribuídas meia hora antes, às 18h30. O ingresso no teatro estará sujeito à lotação do local.

PROGRAMAÇÃO

 O AMOR E A AFETIVIDADE NA HISTÓRIA DO BRASIL

Uma abordagem das relações afetivas e sua construção histórica na sociedade brasileira. O Lugar do amor, nas suas diversas manifestações, e o espaço da empatia e da solidariedade no Brasil contemporâneo.

Palestrante: MARY DEL PRIORI – Historiadora, pós-doutora pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, de Paris, e autora de aproximadamente 50 livros de História do Brasil, entre eles Uma Breve História do Brasil, Histórias da Gente Brasileira e Histórias do Amor no Brasil. Ex-professora de História da USP e da PUC-RJ, é atualmente professora da pós-graduação de História da Universidade Salgado de Oliveira.

Data: 09 de abril

Local: Teatro dos Bancários, EQS 314/315 – Bloco A

Horário: 19h

SERVIÇO

DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS

Local: Teatro dos Bancários (EQS 314/315)

Datas: de 26 de março a 14 de maio, sempre às terças-feiras

Horário: 19h

ENTRADA FRANCA (distribuição de senhas meia hora antes do início da palestra)

Capacidade do teatro: 473 lugares

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!