02.12.2020
Divulgado os vencedores da 1ª Mostra On-line de Curtas das Escolas Públicas do DF
Foram escolhidos trabalhos nas categorias: Estudantes, Profissionais da Educação e Melhor filme das cinco últimas edições do festival
Por Luan Gabriel
A 1ª Mostra On-line de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal #Curtadecasa divulgou os vencedores do evento que aconteceu de forma online. A meta era continuar com as ações que envolvem a produção audiovisual, bem como a produção autoral.
A mostra foi uma oportunidade de dar continuidade por meio virtual às atividades propostas pela Secretaria de Educação. Para estimular a participação, em uma edição que não houve premiação, foram pré-selecionados e veiculados na página do festival 40 filmes inéditos, além de 30 filmes das cinco últimas edições do Festival.
A partir da veiculação, os trabalhos foram votados pelo júri popular, na categoria estudantes o vencedor recebeu 400 votos. Os trabalhos de profissionais da educação tiveram o escolhido com 597 e para o melhor filme das últimas cinco edições 239 votaram na mesma opção.
Vencedores:
Categoria Estudantes
É Tarde – Briza Mantzos, 3ª série do Ensino Médio, CEM Elefante Branco
Direção, roteiro, fotografia, sonoplastia e edição: Briza Mantzos
Atuação e narração: Victor Romero e Wendy Rocha
Sinopse: Victor vê uma mulher que está tomando café dentro do metrô. Sem entender o desejo de se vestir e de ser igual a ela, entra em seu espaço mental para conversar com a parte de si mesmo que está no processo de descoberta. Cheio de medo do que vão dizer, ele precisa decidir se consegue ser para todos o que sempre soube que era.
Categoria Profissionais da Educação
A Flor de Ayana – Danielle Daiane Reis, profª de Atividades, CRE de Samambaia
Roteiro, narração e edição: Danielle Daiane Reis
Ilustração e fotografia: Flávia Louredo
Intérprete de libras: Rodrigo Cosme
Sinopse: O vídeo retrata, com adaptações, um episódio de racismo contra uma criança, de apenas três anos, vivenciado durante o período da pandemia. Esta situação, apesar de despertar um sentimento de revolta e tristeza, nos impulsiona a lutar fortemente por uma educação para a diversidade. O fato de a atitude racista partir de uma outra criança reafirma o quanto é importante e urgente uma educação antirracista desde a educação infantil.
Melhor filme das cinco últimas edições do Festival de Curtas
O Privilégio – Centro de Ensino Fundamental 602 do Recanto das Emas
Roteiro, direção, edição, animação e fotografia: Marcos Camargo
Professor orientador: Edmar de Oliveira
Sinopse: E quando existem vantagens apenas para um indivíduo ou um grupo, em detrimento de muitas outras pessoas, podemos chamar de privilégio?
Escola: Centro de Ensino Fundamental 602 – CRE Recanto das Emas
Visite a página da 1ª Mostra On-line de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal #Curtadecasa
Foto: Reprodução