EnglishJapanesePortugueseSpanish

Do sertão para a capital: Encontre restaurantes em Brasília que reúnem comidas típicas do Nordeste


Tempero do Nordeste é convite para quem não quer desapegar das raízes na capital Brasiliense

%name Do sertão para a capital: Encontre restaurantes em Brasília que reúnem comidas típicas do Nordeste

O prato Mandacarú servido no Restaurante Gibão acompanha diversas comidas típicas do nordeste como carne de sol, paçoca e feijão verde.

Alexia Oliveira*

Carne de Sol, Acarajé, Baião de Dois, Cuscuz e Tapioca são alguns dos exemplos de comidas típicas nordestinas. Quando o assunto é gastronomia, o tempero do Nordeste é um dos pontos marcantes na culinária do país, e, no Distrito Federal a presença dos nordestinos também não é diferente, assim como o tempero.

Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgados em 2018, são mais de 640 mil pessoas da região que habitam o Distrito Federal. Ceilândia  é quem lidera a cidade com maior número de pessoas do Nordeste, com quase 70% da população entre baianos, cearenses, maranhenses, pernambucanos e piauienses que possuem representatividade dentro do quadradinho.

Desapegar das raízes não é uma tarefa fácil, especialmente, para aqueles que decidiram migrar de outras cidades até Brasília. Afinal, quem nunca pesquisou onde encontrar aquele delicioso prato típico da sua cidade em algum restaurante?

Pensando nisso, o Visite Brasília destaca algumas indicações de locais que reúnem pratos típicos da região para quem quer sentir o gostinho do Nordeste.

Feira da Ceilândia 

Para quem quer degustar pratos típicos da região do Nordeste, a Feira de Ceilândia é uma ótima pedida. O local possui diversos restaurantes que misturam temperos das culinárias nordestinas e também goianas.

Casa do Cantador 

Também localizada na Ceilândia, a Casa do Cantador é o palco para muitas apresentações de grandes nomes da cultura nordestina. Além disso, acontecem no local exposições da culinária do nordeste, oficinas de música e também trabalhos de inclusão digital.

Mangai Restaurante 

Localizado no centro do Distrito Federal, próximo aos hoteis no Shopping ID, o restaurante Mangai é conhecido por ser um ambiente moderno e sofisticado. Também é uma das indicações quem quer experimentar o sabor marcante da cultura brasileira. No local, o visitante encontra comidas regionais e nordestinas.

Gibão Restaurante 

A cozinha do Nordeste é um dos pontos fortes do restaurante Gibão. Para quem deseja saborear a saborosa carne de sol do Nordeste e outros práticos típicos, o restaurante é a escolha certa. O espaço é confortável e fica localizado em Taguatinga Norte e no Parque da Cidade, também possui um cardápio com diversas com porções regionais.

Texto : Alexia Oliveira

Visite Brasília  Estagiária  – IESB 

Foto: Henrique Ferreira – Fotógrafo Gibão

Por: visitebrasilia
Data: 14/08/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!