João Ferreira e Vinicius Vianna gravam segundo CD com distribuição pelas plataformas digitais

 

Dia 16 de julho, nas plataformas de streaming

 

Dia 31 de julho, live de lançamento no Youtube


O ?Dois Violões?, duo formado em 2011 pelos músicos João Ferreira e Vinicius Vianna, lança seu segundo álbum musical instrumental "Baião de Corda" com 10 faixas, buscando valorizar a mu?sica nordestina em suas variadas linguagens, promovendo uma interconexa?o entre estilos ao mesmo tempo distintos e complementares. O repertório do duo passeia por autores renomados da música do nordeste brasileiro e composições próprias. Os arranjos buscam equilibrar técnica e sensibilidade, explorando a riqueza musical e a beleza do violão brasileiro enquanto estilo.

O trabalho estará disponível em todas as plataformas de streaming a partir do dia 16 de julho. (Pré-Save Spotify https://show.co/TpLPWI5). E no sábado, 31 de julho, às 20h, Live de lançamento pelo canal de Youtube do duo:

https://www.youtube.com/watch?v=fmC_dwkWG9g

As peças musicais e arranjos têm como idéia principal e exploração dos ritmos do Brasil na formação de duo de violões, além de um intercâmbio entre universos musicais que se conectam nas mais variadas formas, reproduzindo musicalmente esses encontros da diversidade brasileira, promovendo assim, uma releitura de gêneros musicais como xote, frevo, maracatú, baião e choro. Além de composições próprias, o álbum tem arranjos e releituras de músicas de Dominguinhos, Clodo Ferreira, Clésio Ferreira, Hamilton de Holanda, Aristides Borges e Moacir Santos.

O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

Faixas:

1 - MARACATUCUTÊ (Moacir Santos)

2 - MISTERIOSO (João Ferreira)

3 - CAPRICHO BRASILEIRO (Hamilton de Holanda)

4 - BAIÃO DE CORDA (João Ferreira/ Vinícius Vianna)

5 - ONDAS DO JARDIM (Vinícius Vianna)

Part. Esp.: Júnior Viégas (percussão), Thiago Viégas (percussão)

6 - CAMP NOU (João Ferreira/ Vinícius Vianna)

Part. Esp.: Júnior Viégas (percussão), Thiago Viégas (percussão)

7 - LEMBRANÇAS DE OLINDA (Victor Angeleas/ Vinícius Vianna)

8 - DE VOLTA PRO ACONCHEGO (Dominguinhos/ Nando Cordel)

9 - FLOR DO COQUEIRO (Clodo/ Clésio)

participação especial: Clodo Ferreira (violão de 12 cordas)

10 - SUBINDO AO CÉU (Aristides Borges)

Ficha Técnica:

Direção musical e arranjos: JOÃO FERREIRA E VINÍCIUS VIANNA

Produção: LAUTARO WLASENKOV

Gravação: DANIEL FÉLIX ? ZERONEUTRO STUDIOS

Gravações adicionais: MARCEL PAPA E PEDRO ALEX

Mixagem: DANIEL FÉLIX E JOÃO FERREIRA - ESTÚDIO MIXRUTS 5.1

Masterização: HOMERO LOTITO

Capa e arte gráfica: MATIAS MONTEIRO

Design gráfico: PEDRO MATALLO

Fotografia: KASSYO SANTOS

Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação

Sobre o Dois Violões

Violonistas, compositores e professores, João Ferreira e Vinícius Vianna, têm muita coisa em comum: nasceram em Brasília, têm formação musical desde o nível técnico até os cursos universitários, gostam de tocar em grupo e resolveram se dedicar ao violão.O duo nasceu em 2011, quando os dois instrumentistas estavam cursando música na UnB, com a proposta de fazer composições e arranjos baseados na maneira brasileira de tocar o violão.

Em 2016, foi realizado o lançamento do primeiro CD, Dois Violões, disco que entrou na seleção dos Melhores Instrumentistas da Música Brasileira pelo site do Embrulhador. Em 2018, o duo realizou diversas apresentações passando por cidades brasileiras: Foz do Iguaçu, Santos e Belo Horizonte, além de apresentações na Argentina, Paraguai e Lisboa. Agora em 2021 lançarão o novo trabalho ?Baião de Corda?, cujo tema são os ritmos e melodias nordestinas. O repertório conta com composições autorais e algumas releituras como De Volta Pro Aconchego (Dominguinhos e Nando Cordel), Subindo ao Céu (Aristides Borges) e Flor do Coqueiro (Clodo e Clésio).

João Ferreira trabalha como arranjador, produtor e diretor musical em diversos CDs e DVDs bem-sucedidos. Graduado em música pela UnB, João é integrante da Orquestra de Violões de Brasília desde 2003 e professor de violão popular na Escola de Música de Brasília desde 2008. Como músico e produtor musical, trabalha com artistas de renome como Clodo Ferreira e Natiruts, além de vários outros importantes artistas brasilienses. Em 2013 João Ferreira foi indicado ao Grammy latino como diretor musical do Acústico Natiruts, álbum que lhe rendeu também um disco de platina. Em 2014 ganhou um DVD de ouro pelo álbum Natiruts Reggae Brasil.

Vinícius Vianna é bacharel em violão pela UnB. Foi professor na Escola de Choro Raphael Rabello e atualmente é professor de violão na Escola de Música de Brasília. Vinícius foi integrante do grupo Sai da Frente, que venceu o IMA (Independent Music Award) com o cd Sai da Frente. Realizou shows no Brasil, Europa e América Latina, e participa ativamente na cena cultural de Brasília.

Serviço

Lançamento CD ?Baião de Corda?

Duo Dois Violões ? João Ferreira e Vinicius Vianna

Dia 16 de julho, disponível nas plataformas de streaming

Pré-Save Spotify https://show.co/TpLPWI5

Dia 31 de julho, às 20h, Live de lançamento no Youtube

www.doisvioloes.com.br