EnglishJapanesePortugueseSpanish
30.07.2019

DOMINGO (4) É DIA DE MANHÃ CÍVICA E TROCA DA BANDEIRA

carrosseltrocadabandeira DOMINGO (4) É DIA DE MANHÃ CÍVICA E TROCA DA BANDEIRA

Cerca de duas mil pessoas participaram da última edição do programa da Secretaria de Turismo

Domingo (4) é dia da solenidade da Troca da Bandeira e da realização de mais uma edição do programa “Manhã Cívica – Brasília: O Brasil começa aqui”. Realizado pela Secretaria de Turismo, o projeto agrega novas atrações gratuitas para brasilienses e turistas durante a solenidade militar, que ocorre todo primeiro domingo de mês. O último evento reuniu cerca de duas mil pessoas na Praça dos Três Poderes. A Manhã Cívica terá início as 9h.

“A cada edição do programa temos visto um número maior de participantes e de novos parceiros. Somos a única cidade no Brasil que pode oferecer o Turismo Cívico e que realiza mensalmente essa solenidade. Vários países no mundo promovem trocas de bandeira ou de guarda que atraem milhões de turistas. A nossa capital tem potencial para isso”, destacou a secretária de Turismo do Distrito Federal. Ela ainda frisou que Washington, capital norte-americana, recebe mais de 20 milhões de turistas por ano interessados no Turismo Cívico.

A ação do próximo domingo contará com a apresentação de um grupo de parkour que irá se deslocar pelos obstáculos da Praça dos Três Poderes e com o ritmo afrodescendente da banda brasiliense Batalá, composto por cerca de 50 mulheres percursionistas. O Exército é a força responsável pela solenidade desse mês e levará para o público apresentação de bandas marciais e de cães de guerra e uma exposição de veículos e equipamentos militares e apresentações, incluindo blindados, lança-foguetes e motos.

O Sesc, o Sistema Fecomércio, a TCB e a Caesb estarão presentes novamente. Terão atividades de desenho e pintura, oficina de bonecos, brinquedos infláveis, cama elástica, pebolim, tênis de mesa e críquete. Ainda estarão disponíveis foodtrucks e ônibus da TCB para rotas turísticas gratuitas na Esplanada. Quem quiser se aprofundar mais sobre a história e os atrativos da capital federal poderá contar com o apoio de um guia turístico cadastrado no Cadastur. O Congresso Nacional irá levar para o público o Programa Jovem Senador e e-Cidadania.

Troca da Bandeira – A Troca da Bandeira é uma das maiores expressões do Turismo Cívico do país, e ocorre todo primeiro domingo do mês. Em cada solenidade, uma força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento. O monumento do Mastro da Bandeira consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo. Com 100 metros de altura, a bandeira da Praça dos Três Poderes tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos.

Veja a programação completa:

TROCA DA BANDEIRA

domingo, dia 04 de agosto,

de 09h ao meio-dia, na Praça dos Três Poderes.

ATRAÇÕES:

Desfile Militar do Exército Brasileiro (Comando Militar do Planalto)

Bandas Marciais e Coreografias Militares

Hino Nacional

Salva de Tiros de Canhão

Hino da Bandeira

Exposição de Veículos e Equipamentos Militares (02 Blindados, 02 Lança-Foquetes e 03 Motos)

Apresentação de Cães de Guerra

Apresentação Cultural com a Banda Batalá

Atividades de Desenho e Pintura

Oficina de Bonecos

Brinquedos Infláveis

Cama Elástica

Pebolim

Tênis de Mesa

Críquete

Parkour

SERVIÇOS:

Centro de Atendimento ao Turista – CAT

Tendas de Educação e Saúde

Biblioteca Volante BiblioSESC

Programa Jovem Senador e e-Cidadania

Passeios Turísticos com Guias em Ônibus TCB

ALIMENTAÇÃO:

Distribuição Gratuita de Água (CAESB)

Distribuição Gratuita de Pipoca (SESC)

Foodtrucks para Venda de Produtos

ESTRUTURA

Tendas

Banheiros Químicos

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!