EnglishJapanesePortugueseSpanish

Dra Nádia Haubert, do Centro Terapêutico Máximo Ravenna, fala sobre a relação do colesterol com a obesidade e dá dicas de como se manter saudável  


colesterol alto Dra Nádia Haubert, do Centro Terapêutico Máximo Ravenna, fala sobre a relação do colesterol com a obesidade e dá dicas de como se manter saudável  

Em agosto, o Centro Terapêutico Máximo Ravenna alerta para os perigos do colesterol alto.  O intuito é lembrar os riscos desencadeados pelo alto nível do colesterol ruim (LDL).  Segundo a Nutróloga do Centro Terapêutico Máximo Ravenna, Nádia Haubert, não há como falar de colesterol alto sem pensar em obesidade. “A obesidade é uma doença, um problema mundial de saúde pública. E uma das associações da obesidade é o colesterol alto”, explica. Segundo Nádia, a dieta dos brasileiros mudou muito nas últimas décadas, e isso contribuiu para que as doenças cardiovasculares atingissem ainda mais pessoas.

A diretriz atual da dislipidemia – níveis altos de lipídeos no sangue – diz que o excesso de peso é um fator de risco moderado para essas doenças, enquanto a obesidade é um fator de risco alto, mesmo na infância ou adolescência”, diz. Portanto, a perda de peso afasta, sim, esses fatores de risco.

E nada melhor para combater a obesidade do que alimentação equilibrada e exercícios físicos. “Para o controle de peso, uma dieta balanceada, adotando o consumo de frutas, verduras, legumes e gorduras boas presentes nos azeites e peixes; e restringindo o consumo da gordura saturada, que está nos óleos, na carne vermelha, nas comidas processadas e industrializadas”, exemplifica Nádia.

“Em relação a atividade física, sabemos que ela é fundamental para proteger o coração e aumentar o condicionamento físico, diminuindo o LDL e elevando o HDL (colesterol bom)”, diz. O envelhecimento e o sedentarismo levam a um baixo índice de massa magra, potencializando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. “Por outro lado, não existe exercício bom ou ruim. Bom é aquele que o paciente consiga fazer, que proporcione prazer”, opina. Começar com uma caminhada, para alguém sedentário, já é valioso. “E a recomendação são pelo menos 30 minutos de atividade física diária”, conclui.

Serviço:

Centro Terapêutico Máximo Ravenna Brasília

Telefone: (61) 3030-6350

Complexo Brasil 21 – bloco E

@maximoravenna

Fonte: Solos Comunicações

Foto: Divulgação

Por: visitebrasilia
Data: 24/08/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!