18.09.2020
Eixo Monumental vai ganhar faixas exclusivas
O projeto, que visa priorizar os ônibus, será implementado ainda neste semestre pela Semob
Por Luan Gabriel
O Eixo Monumental vai ganhar faixas exclusivas para o transporte coletivo, na Semana Nacional de Trânsito. O projeto do GDF, desenvolvido pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), com o apoio do Detran-DF, vai dar mais rapidez às linhas de ônibus em horários de pico.
As faixas serão permitidas exclusivamente para ônibus das linhas do DF e do Entorno, táxis e veículos de transporte escolar, para todos os outros é proibido. A ação acontecerá na via S1, sentido Cruzeiro-Esplanada dos Ministérios, e na N1, sentido Congresso Nacional-Setor Militar Urbano (SMU), esperando que os corredores exclusivos diminuam o tempo de viagem dos ônibus.
Os locais das paradas de ônibus permanecerão inalterados e nas entradas para outras vias e para o Parque da Cidade, por exemplo, a linha de sinalização será pontilhada, deixando de ser contínua.
A Semob e o Detran-DF planejam inaugurar, este ano, corredores exclusivos na Epia, e em 2021 na Avenida Hélio Prates, em Taguatinga. Ajustes, especialmente no trecho próximo ao viaduto Samambaia, também estão sendo analisados.