EnglishJapanesePortugueseSpanish

Em ação solidária, cooperativa de crédito beneficia comunidades com mais de 13 toneladas de alimentos


Sicredi Dia C Em ação solidária, cooperativa de crédito beneficia comunidades com mais de 13 toneladas de alimentos

No DF, mais de 80 famílias foram beneficiadas. Entregas são resultado da campanha “A fome não espera a pandemia passar”, que celebrou o Dia Internacional do Cooperativismo

A pandemia evidenciou ainda mais a situação de milhares de famílias que já viviam em vulnerabilidade social: uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que um em cada dois brasileiros sofre insegurança alimentar, ou seja, não tem a garantia das três refeições básicas e diárias para todos os integrantes da família. Neste cenário, a Sicredi Planalto Central arrecadou, por meio da campanha “A fome não espera a pandemia passar” mais de 13 toneladas de alimentos que foram direcionadas a famílias em situação de vulnerabilidade. Mais de 4 mil pessoas foram impactadas com a ação. No DF, o Assentamento Dorothy recebeu as doações.

Para o presidente da Sicredi Planalto Central, Pedro Caldas, o resultado é um demonstrativo da diferença que uma instituição financeira cooperativa pode fazer nas comunidades onde atua. “Por meio do empreendedorismo saudável, de uma gestão democrática, de ações voltadas ao desenvolvimento da cultura do voluntariado e da intercooperação é possível semear a dignidade econômica e social, além de levar esperança para tantas comunidades que precisam de nossa atenção”.

No Distrito Federal

“A ajuda chegou em boa hora e trouxe alegria e esperança para mais de 80 famílias. O alimento veio num momento em que muitas pessoas estão desempregadas e precisam desse apoio. Sabemos que as doações foram de coração e somos gratos por recebermos esse auxílio”, afirma Elenir Gomes, líder comunitária do assentamento.

A ação ocorreu com o apoio do projeto Juntos Somos Mais Fortes, que fez a ponte entre cooperativa e comunidade. “A união e a coletividade vêm fazendo a diferença com um impacto grandioso pelo Brasil a fora. O voluntariado está salvando vidas e levando esperança para famílias atingidas com tanta agressividade pela pandemia. Nosso agradecimento a instituições que, como o Sicredi, têm olhos e ouvidos sensíveis às dores do mundo. Juntos somos mais fortes”, completa a idealizadora do projeto, Ana Paula Caldas.

João Paulo Bernardes Rosa, Gerente da agência de Brasília, conta que a campanha ocorreu no Distrito Federal, Goiás e regiões do noroeste de Minas Gerais e do oeste da Bahia, que são atendidas pela cooperativa. “Mobilizamos associados, empresas, parceiros e colaboradores para garantir um bom número de doações. As entregas foram feitas com todo o cuidado, levando em conta a necessidade de cada comunidade”, garante.

No Brasil

Como resultado da iniciativa, alinhada à Agenda Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), foram arrecadadas quase 750 toneladas de alimentos – quantidade que beneficiou diretamente mais de 106 mil pessoas em situação de insegurança alimentar. Desse volume, 693 toneladas foram recebidas diretamente em pontos de coleta das agências do Sicredi em todo o país, além de R$ 288 mil que foram arrecadados por meio de doação de valores – montante revertido na compra das outras 50 toneladas. Neste ano, o Dia C foi celebrado em 3 de julho, no Dia Internacional do Cooperativismo, com o mote “Vem Transformar”.

A campanha mobilizou mais de 2 mil doadores em 227 municípios e os valores arrecadados em cada região estão sendo destinados à doação de alimentos naquela mesma localidade, seguindo a dinâmica de atuação local que permeia o cooperativismo. Com o fim da campanha, que ocorreu entre 18 de junho e 18 de julho, o Sicredi disponibilizou na página da iniciativa (www.sicredi.com.br/site/diac/) a prestação de contas, com informações sobre valores, quantidade e beneficiados. Como as ações do Dia C atualmente acontecem o ano todo, algumas cooperativas do Sicredi darão continuidade ao movimento de arrecadação e esses resultados serão atualizados na página da iniciativa.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Fonte: DGBB Comunicação & Estratégia

Foto: Divulgação

 

Por: visitebrasilia
Data: 24/08/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!