EnglishJapanesePortugueseSpanish
19.08.2020

Em formato on-line, confira programação das Jornadas do Patrimônio 2020

%name Em formato on line, confira programação das Jornadas do Patrimônio 2020

Começa nesta segunda (17/08), a edição de 2020 das “Jornadas do Patrimônio no Distrito Federal”. O evento será em formato digital, com participação nas redes sociais, em razão do isolamento social determinado durante a pandemia da Covid-19. O grande objetivo dessa edição é refletir e dialogar a respeito do patrimônio cultural e da educação patrimonial no contexto de pandemia.

A realização das Jornadas do Patrimônio acontece em cumprimento à Lei n° 5.080, de 11 de março de 2013, que inclui, no calendário oficial de eventos e no calendário escolar do DF, o dia 17 de agosto como Dia do Patrimônio Cultural e institui as Jornadas de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do DF participa do encontro desde a primeira edição, em 2013. “Essa iniciativa é da maior importância, não só pelo fato de Brasília, como patrimônio a céu aberto, precisar desses diálogos, como pela qualidade e quantidade de protagonistas importantes que o evento reúne”, informa o secretário, Bartolomeu Rodrigues.

O público-alvo das “Jornadas” engloba professores, alunos, movimentos culturais, comunidades, sociedade civil organizada, setor privado, instituições locais e federais de fomento à cultura e de proteção do patrimônio, demais organismos e movimentos sociais de defesa do patrimônio cultural.

DIÁLOGOS EDUCATIVOS

Os eixos temáticos que orientam o encontro virtual são a valorização do patrimônio humano e afetivo, a educação como patrimônio cultural, o papel educativo dos espaços do campo e da cidade e perspectivas de atuação dentro do binômio patrimônio e educação. Com essas ações, a ideia da organização é dialogar com profissionais da educação, pesquisadores, artistas e demais interessados em patrimônio cultural e educação patrimonial. Pretende-se, com isso, consolidar uma rede de educadores e profissionais que tenham interesse ou que já trabalhem com temas relacionados ao patrimônio cultural.

Entre os ganhos pedagógicos da participação do professor e da escola nas “Jornadas”, está a combinação entre teoria e prática na solução de problemas do dia a dia na escola, como falta de pertencimento e identidade entre esta e a comunidade local. Como tema transversal, aposta-se em que a educação patrimonial se constitua em ferramenta de ressignificação dos conteúdos expressos no Currículo em Movimento do Distrito Federal. Os organizadores também apostam na educação patrimonial para reduzir os índices de reprovação, abandono, evasão e defasagem idade-ano.

Educação patrimonial é entendida, nesse contexto, como um processo intencional que visa à construção e à apropriação de saberes a respeito de objetos e manifestações que são considerados essenciais para sobrevivência, identidade, história e memória de indivíduos e grupos.

PARTICIPANTES

Na realização das Jornadas do Patrimônio de 2020, estão presentes, além da Secec, as Secretarias de Educação (SEEDF) e de Turismo (SETUR) do Distrito Federal, a revista “Com Censo”, da SEEDF, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no DF (IPHAN-DF), a Universidade de Brasília (UnB), o Instituto BRB, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e parceiros da sociedade civil que desenvolvem trabalhos sobre educação patrimonial e patrimônio cultural.

A Secretaria de Educação articulou junto à Revista Com Censo a produção de um dossiê temático da edição de agosto com o enquadramento “Jornadas do patrimônio: Patrimônio cultural e a Educação Patrimonial na nova normalidade”. A publicação vai registrar as discussões feitas nos eixos temáticos que orientam o evento.

Mais informações:

E-mail: jornadasdopatrimoniodf@gmail.com

Fonte: Texto e edição: Ascom/Secec

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!