EnglishJapanesePortugueseSpanish

Em meio à iluminação de Natal, brilha também o artesanato de Brasília


Além de uma iluminação especial que já chama a atenção por si só, a Praça do Cruzeiro situada perto do Memorial JK conta ainda com outros atrativos que valem a pena ver de perto. O palco, por exemplo, é um bom lugar. Por lá passarão várias atrações, como concertos, óperas, grupos de violonistas e instrumentos de sopros, balé, coral.

As apresentações começam já nesta quinta-feira, véspera de Natal, e se estendem às férias encerrando a programação no dia o dia 17 de janeiro. Além da música, a arte ali pede passagem ao artesanato brasiliense.

Por iniciativa da Secretaria de Turismo (Setur), foram montados seis estandes de exposição do melhor do artesanato brasiliense. A ação faz parte do projeto Artesanato Brasília, que expõe seu nome na fachada de cada um dos contêineres que embalam os estandes.

Lá são confeccionados bordados, cartonagem, cerâmica, três modalidades de costura (patchwork, retalho e confecção de boneca de pano), crochê, flores do Cerrado, entalhe em madeira, marcenaria, marchetaria, mosaico, ourivesaria, pintura a mão livre, renda macramê, renda renascença e tapeçaria arraiôlo.

Por meio de editais de chamamento público, a Setur selecionou 60 artesãos. Eles são divididos em grupos de 12, que compõem cinco ciclos. Cada ciclo tem duração de cinco dias. Após isso, entra a outra turma. Por contêiner são abrigados apenas dois artesãos.

Eles não pagam nada para exporem seus produtos em um dos estandes montados pela Setur. Precisam apenas ter a Carteira Nacional do Artesão. O funcionamento da exposição é de 18h às 22h, exceto nos dias 24 e 31 de dezembro.

Não foi somente a gratuidade que despertou o interesse de Rita de Cássia Oliveira, 50 anos, colocar seu artesanato para vender naquela exposição montada do dia para noite na Praça do Cruzeiro. “Estrutura muito boa”, disse ela, que é da primeira turma de artesãos a exporem ali.

Moradora do Guará, Cássia trabalha com costura criativa e Patchwork (costura em retalho). Segundo ela, o movimento aumentou muito ali à medida que as pessoas foram sabendo da exposição. “Valeu muito à pena”, afirmou.

Renelson Maia, 49, veio de uma família forjada no artesanato e se surpreendeu com a estrutura montada pela Setur na Praça do Cruzeiro. “Muito agradável. Vale pela experiência”, classificou ele, que faz produtos em cerâmica, miçanga (tipo pulseiras), tela para quadro.

A moradora da 409 Norte Maria Silvia, 52, foi somente conhecer a exposição e ver a ornamentação luminosa da praça, mas não resistiu à beleza das peças em artesanato e comprou algumas. “Estou levando blusa de crochê e pulseiras indígenas”, citou. “Fundamental divulgar a arte deles”, apontou.

O que você está esperando para dar uma chegadinha até lá?

Serviço

Fique por dentro da programação

24/12

17h30 Concerto Natalino – Coro Capital

25/12

17h30 Concerto Natalino – Brasília Metal Ensemble

18h30 Concerto Natalino – Coral Broadway Show

26/12

17h30 Armazém do Groove e Convidados

18h30 Ópera ao Cair da Tarde

27/12

17h30 Barroco.Trio

18h30 Trio Bravíssimo

31/12

17h30 Orquestra de Cavaquinho

19h Orquestra Popular Marafreboi

1 de janeiro

17h30 Duo Essenziale

18h30 Regional do Choro

19h30 Grupo Kervansarai

Fonte : SETUR DF

 

%name Em meio à iluminação de Natal, brilha também o artesanato de Brasília %name Em meio à iluminação de Natal, brilha também o artesanato de Brasília %name Em meio à iluminação de Natal, brilha também o artesanato de Brasília

Por: visitebrasilia
Data: 24/12/2020


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!