EnglishJapanesePortugueseSpanish
23.10.2019

ENCONTRO DE GRAFITE 2019 LEVA COR E TALENTO PARA O SETOR COMERCIAL SUL

%name ENCONTRO DE GRAFITE 2019 LEVA COR E TALENTO PARA O SETOR COMERCIAL SULA ideia é a valorização mutua entre arte urbana e território.

Nos dias 02 e 03 de novembro, das 9h às 19h o Setor Comercial Sul receberá a ação “Grafite” do Encontro de Grafite 2019, em que 60 grafiteiros irão pintar dois espaços do SCS, a Galeria Nova Ouvidor, popularmente conhecida como Buraco do Rato, na quadra 05 (todo o beco) e o beco da Cabal, na quadra 06 (três paredes do fundo do beco). Os 60 artistas foram selecionados por meio de edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC).

A ideia é transformar os locais em espaços que possam ser ocupados pela população e para a população, com a valorização da cultura local e impulsionando a chamada economia criativa que, segundo pesquisa recente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, responde por quase 3% do PIB do Brasil nas áreas de consumo (publicidade, arquitetura, design e moda), cultura (expressões culturais, patrimônio e artes, música e artes cênicas), mídia (editorial, audiovisual) e tecnologia (B&B, TIC, Biotecnologia).

Além da ação Grafite, o projeto promove painéis sobre a cultura da ocupação dos espaços públicos e a ressignificação do SCS a partir da Arte Urbana, e uma edição do walking tour SCS Tour, que vai incluir os locais grafitados no roteiro do passeio*. Haverá ainda a inauguração do Buraco do Rato com a tradicional festa Afete-se, dia 16 de novembro, às 18h, no Buraco do Rato.

*o SCS Tour é um passeio a pé pelo Setor Comercial Sul que percorre as quadras 01 a 06 para apresentar um pouco da história, arquitetura, memória de Brasília.

O Encontro de Grafite é organizado pelo Instituto No Setor, pela Subsecretaria de Economia Criativa da SECEC e pelo Comitê Permanente do Graffiti do DF. De acordo com a subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis, o projeto é uma grande oportunidade de impulsionar o interesse e dar visibilidade a arte urbana e contribui para valorização do território, sob a perspectiva da economia criativa. “O Encontro de Grafite irá democratizar o acesso à cultura, além de valorizar o trabalho dos grafiteiros e da cultura hip hop presente na cidade”, completa.

O encontro também compõe a rede de projetos voltados aos moradores rua mantido pelo No Setor e parceiros. Seis atuais moradores do SCS serão contratados como auxiliares dos grafiteiros nos dias 26 e 27 de outubro e darão assistência durante o SCS Tour com a intenção de se capacitarem como futuros guias. De acordo com Ian Viana, fundador do No Setor, “desde a criação, o Instituo tem como princípio o respeito aos moradores de rua como ocupantes originais do espaço e não nos interessa expulsá-los de lá. Pelo contrário, qualquer movimento que realizamos inclui os moradores como parceiros de confiança e temos tido bons resultados”, finaliza.


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!