ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF - Visite Brasília
EnglishJapanesePortugueseSpanish
11.07.2019

ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF

48133638616 3e8289c822 z ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF

COMPLEXO CULTURAL DE PLANALTINA (DF), DE 19 A 21 DE JULHO DE 2019

Tradicional encontro comemora data histórica que celebra ‘Os 90 Anos da Música Caipira’ e traz ícones da música e da viola caipira para a cidade

* Participação da dupla de violeiras “As Galvão”, de São Paulo, com 72 anos de carreira e cerca de 1000 músicas gravadas; de Goiás, a dupla goiana “Irmãs Freitas”, com 41 anos de carreira e de mais 15 milhões de discos vendidos, e “André e Andrade”, uma das mais antigas duplas de violeiros caipira do Brasil.

 * Juliana Andrade (SP), uma das melhores solistas de viola da atualidade, Roberto Corrêa, com trabalhos que ganharam os palcos do Brasil e do mundo, e Pereira da Viola, do Vale do Mucuri (MG), o violeiro que traz a cultura popular vinda das tradições caipira, negra e indígena.

 * Show de Lançamento do DVD da dupla Zé Mulato e Cassiano, gravado ao vivo, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, um dos maiores representantes da música e da viola caipira do país.

 *Seminário em celebração aos 90 Anos da Música Caipira, em referência à primeira gravação do EP por Cornélio Pires, com especialistas sobre o tema e artistas, com a presença do escritor Bariani Ortêncio, com 95 anos de idade.

 *Lançamento do CD ‘Viola em Serenata’, do violeiro Claudinho da Viola, o primeiro deficiente visual a gravar um CD de viola instrumental.

 *Participação de mais 20 violeiros de diversos estados e do DF.

O Clube do Violeiro Caipira realizará mais um Encontro de Violeiros e Violeiras do DF, um dos maiores evento da música e da viola caipira do país, que já percorreu cidades como Brazlândia, Ceilândia e Candangolândia, e agora desembarca na cidade mais antiga do DF, palco do ciclo do ouro, que comemora neste ano, 160 anos de história, a cidade de Planaltina.

A charmosa cidade de arquitetura colonial dará espaço, ao longo de três dias, para a música e a viola caipira, e suas referências. Neste ano, o Encontro de Violeiros e Violeiras do DF, tem a importante atribuição de celebrar os 90 Anos da Música Caipira, em referência ao primeiro EP gravado (disco de 78 rotações) da história, no ano de 1929, por Cornélio Pires, produtor, humorista e escritor, paulista de Tietê, que possibilitou a inserção da música caipira no meio fonográfico, no rádio e no contexto urbano.  Jorginho do Sertão, foi a primeira moda de viola, gravada naquele ano, pela dupla Caçula e Mariano.

O Encontro, ao longo de mais de 30 anos de existência, já recebeu nomes de destaque da viola caipira, como Inezita Barroso, Pena Branca e Xavantinho, Liu e Léo, Almir Sater, Renato Andrade e a reconhecida dupla de violeiros, radicada em Brasília desde 1969, Zé Mulato e Cassiano, que foi homenageada em 2018.

Começando na sexta-feira, dia 19, e com encerramento no domingo, dia 21, o Encontro de Violeiros e Violeiras do DF dá destaque à realização do Seminário ‘Música Caipira 90 Anos – Rumo aos 100’, no sábado dia 20,  visando contribuir para uma melhor reflexão sobre o futuro, a preservação e a valorização desta relevante e significativa expressão cultural brasileira, a música caipira que transpassa gerações e faz parte da nossa história. Serão realizadas duas mesas, manhã e tarde, com a participação de artistas como “As Galvão”, “Zé Mulato e Cassiano”, o pesquisador, professor e compositor Roberto Corrêa, o presidente da Associação Nacional de Violeiros do Brasil – ANVB,  Minerim, o escritor Bariani Ortêncio, produtores musicais, pesquisadores, representantes de instituições públicas e outros agentes ligados à música e à viola caipira, de várias partes do país.

SHOWS – Considerados um dos maiores representantes da música caipira, ainda vivos, ‘Zé mulato e Cassiano’ é a tradicional dupla de violeiros caipira que abrirá a programação da sexta-feira (19), com o lançamento do DVD gravado com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, ao vivo, em celebração aos 40 anos de uma respeitada e brilhante carreira, no ano passado. No palco externo a atração será a dupla de violeiras ‘Irmãs Freitas’, de Goiás, com 41 anos de carreira e mais de 15 milhões de discos vendidos.

No sábado será a vez da dupla “As Galvão”, Mary e Marilene, o duo de maior prestígio no Brasil, que continua a encantar seu público cativo, com cerca de 1 mil músicas ao longo de mais de sete décadas de carreira, conhecidas e respeitadas não só no Brasil, mas em Portugal, Canadá, Suíça e Japão. Haverá ainda, Flávio Brasil, artista radicado em Planaltina, que vem consolidando sua carreira de 17 anos, confirmando a premissa do encontro em valorizar os artistas locais.  O encerramento no domingo, traz ao palco a violeira paulista Juliana Andrade e a dupla goiana, André e Andrade, com mais de 40 anos de carreira, conhecida em todo o país.

O Encontro de Violeiros e Violeiras do DF contará com atrações em três ambientes distintos do Complexo Cultural de Planaltina (DF): o anfiteatro, o palco externo e sala de exposições. O público será agraciado com uma diversificada programação com apresentações de violeiros e violeiras de vários estados, além do Distrito Federal, e contará ainda com o lançamento do CD ‘Viola em Serenata’, do violeiro Claudinho da Viola, o primeiro deficiente visual a gravar um CD de viola instrumental, além de exposição de instrumentos musicais e objetos relacionados aos 90 Anos da Música Caipira, praça de alimentação, entre outras atrações ligadas ao segmento. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

 Dia Nacional da Música e Viola Caipira

Tramita na Comissão do Senado a proposta do Projeto de Lei (PL) 399/2019, que torna o  dia 13 de julho, o Dia Nacional da Música e Viola Caipira. A iniciativa, do deputado João Daniel (PT-SE), tem o objetivo de promover a valorização da história e da memória da cultura e da música brasileira de raiz.

A data presta uma homenagem ao aniversário de Cornélio Pires, organizador e divulgador da música caipira, responsável pela primeira gravação fonográfica oficial do gênero, ocorrida em 1929, com a canção “Jorginho do Sertão”, executada pela dupla Mariano e Caçula. Cornélio Pires foi jornalista, escritor, folclorista e importante etnógrafo da cultura caipira e do dialeto caipira. Nasceu em 1884, em São Paulo, e morreu em 1958. Publicou mais de vinte livros, nos quais procurou registrar o vocabulário, as músicas, os termos e expressões usadas no universo caipira.

Sessão Especial no Senado – O pedido de realização da Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional da Música e Viola Caipira e aos 90 Anos da Música Caipira foi feito pelo senador Izalci Lucas (PSDB – DF), e será realizada no dia 15 de julho, segunda-feira, às 10h, no plenário do Senado Federal. Diversos artistas, pesquisadores e incentivadores do universo da música e da viola caipira participarão da cerimônia.

Brasília de raiz caipira

A capital federal tem se despontado  também como  celeiro da música e da viola caipira, que se confirma com o êxito e a repercussão do Encontro que,  ao longo mais de 30 anos, tem revelado a importância da preservação e do fortalecimento da música e da viola caipira, da visibilidade das culturas populares, promovendo o intercâmbio e a difusão da produção cultural do universo da música e da viola caipira, proporcionando o encontro de gerações que vivem e são apaixonadas por essa cultura. Na última edição do Encontro milhares de pessoas participaram do evento.

O Encontro de Violeiros e Violeiras do Distrito Federal é produzido, desde sua primeira edição, há mais de 30 anos, pelo Clube do Violeiro Caipira, premiado pelo Prêmio #Plataformas (2017), promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC). O Clube promove atualmente o Núcleo de Ensinamento da Viola Caipira, projeto direcionado a alunos da rede pública de ensino de 4 cidades do DF que promove o fortalecimento da cadeia produtiva da música de viola caipira, atuando na formação musical de crianças e jovens, de forma gratuita, e o programa de rádio ‘Viola e Violeiros’, desde 2007, na Rádio Cultura FM.

Com a apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o Encontro dá sequência ao conjunto de ações que se empenham em gerar visibilidade aos artistas, violeiros e violeiras representantes da cultura caipira do DF e do Brasil, promovendo um espaço de troca e interação entre a produção cultural e o público, além de democratizar o acesso à cultura.

Cartaz ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF

Confira o roteiro do Encontro:

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira – Dia 19-07-2019 – Anfiteatro

20h – Abertura com Zé Mulato e Cassiano – Lançamento do DVD gravado, ao vivo, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Vanderley e Valtecy

Volmi Batista

Irmãs Freitas (GO) – Palco externo

BAILÃO: Flávio Brasil (DF) – Palco externo

 Sábado – Dia 20-07-2019 – Anfiteatro

09h – Abertura do Seminário Música Caipira 90 Anos rumo aos 100

Atração Musical: Gabi Viola (DF)

14h – Seminário Música Caipira 90 Anos rumo aos 100 – 2ª parte

Atração Musical: Claudinho da Viola – Lançamento do CD Viola em Serenata

19h – Roberto Corrêa (DF)

Rener e Cabral

Moisés Mozer e Luiz Borges

Macedo e Mariano

As Galvão (SP)

BAILÃO: Trio Estrela de Ouro (DF) – Palco externo

Domingo – Dia 21-07-2019 – Anfiteatro

09 às 12h – Oficina de Viola com prof. Onício Rosa (Dyego Violeiro)

16h – Apresentação dos alunos do Núcleo de Ensinamento da Viola de Planaltina/DF

Juliana Andrade – SP

Idelbrando e Barcellus

Ânderes e Fernandes

Dyego e Gustavo

Pereira Da Viola (MG)

BAILÃO: André e Andrade (GO)- Palco externo

ATIVIDADES DIÁRIAS

Exposição “90 Anos da Música Caipira”, com instrumentos musicais e objetos históricos

Espaço Interativo – Música e Literatura

Praça de Alimentação

SERVIÇO

ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF

Data: 19 a 21 de JULHO de 2019

Local: Complexo Cultural de Planaltina (em frente à rodoviária) – Setor Administrativo, Via WL 02, Lote 02 Brasília/DF – CEP: 73.310-100

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES

Clube do Violeiro Caipira (61) 3301-5888 e 3301-1267

Redes Sociais

facebook.com/encontrodevioleirosdf

instagram: @clubedovioleirocaipira

48133539751 df7278d2c3 z 150x150 ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF 48133546561 abb3ea5ec7 z 150x150 ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF 48133552746 4be161681c z 150x150 ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF 48133616191 7b1756ff8f z 150x150 ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF 48133617411 91c42e74a0 z 150x150 ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF 48133635958 4b33f1da88 z 150x150 ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF 48133637266 c12e1b28b2 z 150x150 ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF 48133638616 3e8289c822 z 150x150 ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF 48133715902 6bdb92f449 z 150x150 ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF 48133716192 710ed8c04d z 150x150 ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF Cartaz 150x150 ENCONTRO DE VIOLEIROS E VIOLEIRAS DO DF

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!