29.09.2020
Época de vacinação contra a Raiva
A campanha será feita em duas etapas: em outubro, na zona rural; e, nas áreas urbanas, em novembro
Por Luan Gabriel
Ontem (28/09) foi o Dia Mundial de Luta contra a Raiva, uma época importante de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da raiva, que pode estar presente todas as espécies de mamíferos, incluindo as pessoas. Em Brasília, a campanha de vacinação antirrábica deste ano ocorrerá em duas etapas: em outubro na zona rural; e em novembro nas áreas urbanas.
A capital federal, em 2019, vacinou aproximadamente 149 mil cães e gatos durante a campanha antirrábica. A data é importante para que as pessoas saibam oque fazer se forem mordidas por um animal, sendo recomendado neste caso procurar o posto de saúde mais próximo.
A raiva, em relação ao alcance e ao número de vítimas, pode gerar uma inflamação no cérebro aguda capaz de levar as vítimas a óbito em praticamente 100% dos casos. Por isso é importante vacinar o animal de estimação, para ter o controle da doença.
O vírus fica na saliva de animais infectados e é transmitido principalmente por meio de mordidas, embora possa se dar por arranhões e pele lesionada. Em caso de mordida não se deve matar o animal, a orientação é deixá-lo em observação durante dez dias, em local seguro, para não fugir nem atacar pessoas ou outros animais.
Mesmo que o animal seja vacinado, é necessário lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra, procurar uma unidade básica de saúde (UBS) e comunicar o fato à Diretoria de Vigilância Ambiental, pelo telefone (61) 2017-1342 ou pelo Disque Saúde – 160, bem como pelo e-mail: zoonosesdf@gmail.com.