EnglishJapanesePortugueseSpanish
24.01.2021

Escritores abordam desafios da inclusão social durante o Fórum Social Mundial

FSM Atividade 1 Escritores abordam desafios da inclusão social durante o Fórum Social Mundial

A atividade será gratuita e transmitida pelas redes sociais

Diante dos novos desafios enfrentados pelo mundo, como ficou a inclusão social de pessoas com deficiência visual e como a arte pode ser fundamental nesse processo? Esta é a pergunta que norteará a atividade do Fórum Social Mundial, realizada em parceria com Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, Academia Inclusiva de Autores Brasilienses (AIAB), Academia de Letras do Brasil (ALB/DF) e Instituto Imersão Latina.

A mesa será formada pela a escritora Dinora Couto Cancado (Brasilia), pela jornalista e editora da Rede sem Fronteiras Dyandreia Portugal (Portugal), pela professora formadora na área da deficiência visual Elinalva Alves de Oliveira (Ceará) e pelo escritor e artista visual Tchello d’Barros (Rio de Janeiro). “São convidados totalmente engajados com arte inclusiva e vai ser maravilhoso acompanhar esse bate papo, que contará com o apoio da Jerusa Eulálio na audiodescrição e da Olivamar Cieslak na tradução em Libras”, explica o escritor, jornalista e cartunista Arisson Tavares, que mediará o encontro.

A atividade é indicada para todos os tipos de público. “É imprescindível falar de inclusão, mas uma inclusão de fato e de direito. Não só das pessoas que apresentam alguma deficiência, seja ela visual, como é o time de nossa mesa, mas auditiva, física e mental. Incluir todos, principalmente os considerados normais, mas que não acordaram ainda para o espírito humanitário, a solidariedade, a humildade e a amorosidade, que é minha palavra de ordem nessa pandemia”, destaca Dinorá.

O encontro será transmitido ao vivo no dia 24/01, às 10 horas, horário de Brasília, pelo Facebook (/sindescritores) e no Youtube (/imersaolatina).

Programação recheada de temas sociais

Além desse encontro, o grupo de instituições culturais irá promover outras atividades durante a edição virtual do Fórum Social Mundial, entre os dias 25 e 30 de janeiro de 2021. Confira a programação:

Domingo (24/01)

10h – Desafios da Inclusão Social
20h – Refugiados e imigrantes: uma luta pela paz e pela justiça social

Segunda (25/01)

20h – América Latina hoje

Terça (26/01)

19h – Poetariado do mundo: Uni-vos

Quarta (27/01)

18h – Economia da Arte e Cultura
20h – Mesa de bate-papo: Sobrevivendo à Pandemia

Quinta (28/01)

18h – O Silêncio dos Homens e o Patriarcado

Sexta (29/01)

18h – Lançamento – Sobrevivência e Resistência: Tempo de Pandemia e Utopia
20h – Literatura Negra Brasileira Contemporânea. Invisibilidade e Presença.

Fonte: Arisson Tavares

FSM Atividade 1 Evento 150x150 Escritores abordam desafios da inclusão social durante o Fórum Social Mundial FSM Atividade 1 150x150 Escritores abordam desafios da inclusão social durante o Fórum Social Mundial FSM Programacao 150x150 Escritores abordam desafios da inclusão social durante o Fórum Social Mundial


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!