EnglishJapanesePortugueseSpanish

Especialistas apresentam melhores práticas para produção de conteúdo digital acessível


ViewImage.aspx Especialistas apresentam melhores práticas para produção de conteúdo digital acessível

Transmissão começa às 16h pelo YouTube do Banco do Brasil e redes sociais dos CCBBs de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo

Oficina será conduzida hoje (28/05) por Simone Freire, idealizadora do Movimento Web Para Todos, e Isa Meirelles, criadora de conteúdo e uma das líderes da Deficiência Tech, comunidade de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de tecnologia no Brasil conduzirão a Oficina de Produção de Conteúdo Digital Acessível.

No encontro, as palestrantes apresentam conceitos de acessibilidade digital, linguagem inclusiva, acessível e neutra, descrição de imagens e texto alternativo, melhores práticas para sites culturais e redes sociais (como estruturar conteúdo, vídeos e podcasts acessíveis etc.). Exemplos de aplicação de acessibilidades em páginas, materiais de referência e apoio para auxiliar no planejamento e execução de conteúdos audiovisuais também estarão em pauta.

A produção de conteúdos inclusivos para Web é tema da oficina dos Encontros CCBB Sobre Acessibilidade Digital. Serão abordados conceitos e exemplos das melhores práticas a serem adotadas em posts para redes socais, textos em sites e produção de audiovisual. A atividade está marcada para as 16 horas, com transmissão no YouTube do Banco do Brasil e redes sociais dos CCBBs de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

A iniciativa, com patrocínio do Banco do Brasil, produção executiva da Agência Galo e curadoria do Movimento Web para Todos, é gratuita. As inscrições, inclusive para quem precisa dos recursos de acessibilidade digital, podem ser feitas em www.encontrosccbb.com.br.

Iniciado em 20/05, os Encontros CCBB Sobre Acessibilidade Digital seguem até 14/06. As transmissões já realizadas estão disponíveis no YouTube do BB. Confira as próximas palestras e debates a seguir:

 

1º de junho, das 16h às 17h30

Debate: Desejos para a Construção de uma sociedade digital culturalmente inclusiva

Mediado por Alexandre Ohkawa, arquiteto, consultor e gestor cultural, presidente da Associação de Surdos do Estado de São Paulo Vem Sonhar e gerente de comunidade na Hand Talk. Pessoas com diferentes tipos de deficiência falam de sua realidade e seus desejos para a construção de uma sociedade digital culturalmente inclusiva. Participam Marcos Lima, jornalista e criador do canal Histórias de Cego, no YouTube, Leandrinha Du Art, escritora e influenciadora digital com foco nas causas LGBTQIA+ e PCD, e Paula Pfeifer, cientista social, escritora e líder da maior comunidade online de usuários de tecnologias auditivas da América Latina.

14 de junho, das 16h às 17h30

Painel: Acesso a arte e cultura por pessoas com deficiência

Com Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, e Viviane Sarraf, especialista em museologia e acessibilidade cultural, fundadora da Museus Acessíveis e criadora da RINAM – Rede de Informação de Acessibilidade em Museus. Participa também Fernando Campos, jornalista que mantém o canal Na Visão do Cego, no YouTube.

PESQUISA

No último dia dos Encontros (14/06), será lançado o Estudo CCBB Sobre Acesso a Arte e Cultura por Pessoas com Deficiência, produzido especialmente para a ocasião. Os dados a serem apresentados trarão um parecer das próprias pessoas com deficiência sobre a oferta de conteúdos culturais no contexto da acessibilidade digital. Os resultados da pesquisa serão debatidos por Viviane Sarraf, especialista em museologia e acessibilidade cultural, fundadora da Museus Acessíveis, e Simone Freire, do MWPT.

 

SERVIÇO

Livre|Gratuito

Oficina de Produção de Conteúdo Digital Acessível

Data: 28/05

Horário: das 16h às 17h30

Transmissão: www.youtube.com/bancodobrasil;

CCBB BH –  www.facebook.com/ccbb.bh;

CCBB DF –  www.facebook.com/ccbbbrasilia;

CCBB RJ –  www.facebook.com/ccbb.rj

Inscrições são gratuitas ser feitas em: www.encontrosccbb.com.br

Fonte|Foto: Assessoria de imprensa do CCBB

 

Por: Lilian Mendes
Data: 28/05/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!