EnglishJapanesePortugueseSpanish

Espetáculo de rua do Mamulengo Fuzuê ocupa as redes da BDB Cultural


Mamulengo Fuzuê1 Espetáculo de rua do Mamulengo Fuzuê ocupa as redes da BDB Cultural
• “Benedito, Abençoado e Bendizido” passou por adaptações para se encaixar em uma transmissão on-line e sem aglomerações

• Peça do grupo brincante brasiliense terá transmissão no dia 28 de março, às 17h, no Facebook e no Youtube da iniciativa

Uma família que usa a esperteza e o bom-humor para enfrentar as dificuldades impostas pela natureza e por gente mais poderosa que eles. Essa é a história de muita gente no Brasil e a identificação recheada de comédia que ela traz é a grande graça do espetáculo “Bendito, Abençoado e Bendizido”, que o grupo bonequeiro Mamulengo Fuzuê apresenta nas redes sociais da BDB Cultural, dia 28, domingo, às 17h.

Protagonizada por bonecos como Benedito, Anaconda e Capitão João Redondo, a peça com cenas repletas de improviso e de canções populares executadas pelos músicos brincantes será adaptada para as redes da iniciativa em um formato diferente: um vídeo foi gravado e com elenco reduzido, respeitando as recomendações sanitárias de distanciamento social.

“A gente foi se adaptando ao on-line, fazendo oficinas, espetáculos em vídeo, então agora é tudo mais fácil. Não tem como não ficar contente de saber que de alguma forma a gente consegue continuar chegando às pessoas, continuar resistindo para compartilhar esse trabalho que é tão singelo, mas tão importante para dar continuidade às tradições, mesmo que com alguma adaptação”, afirma Thiago Francisco, criador e diretor do Mamulengo Fuzuê.

O resgate tradicional

A manutenção das tradições é fundamental para o grupo, afinal Thiago fundou este “folguedo”, como ele define, em 2007, justamente para recuperar um aspecto da cultura popular que vinha perdendo espaço nos espaços urbanos. Ele deixa claro, porém, que manter as tradições está longe de ser inflexível.
“Esse brinquedo resistiu a tantas mudanças em tantos anos se readaptando ao tempo que com certeza vai se adaptando quantas vezes for necessário para estar sempre próximo de seu público. Claro que a pandemia nos obrigou a ser criativos, mas a história do mamulengo é de gente e arte que resiste à adversidade, então vai resistir à pandemia. Isso já está acontecendo”, aponta ele.

A curadora de artes cênicas da BDB Cultural, Alessandra Barros, ressalta também a importância dessa continuidade proposta pelas novas gerações de bonequeiros. “O mamulengo é um fenômeno vivo, dinâmico, em constante processo de mutação. As estórias contadas tem a beleza de serem, em geral, improvisadas pelos mestres mamulengueiros de acordo com a situação e a reação do público, incluindo a plateia em tramas que misturam animais, profissões e entidades sobrenaturais do nosso imaginário”, afirma.

Brincadeira longe das ruas

Com as adaptações exigidas, ganha a saúde pública, mas o aperto no peito de estar separado do público segue para o diretor. “O mamulengo é um teatro popular apresentado geralmente em espaços públicos, praças, feiras, escolas. É baseado em uma comunicação direta com o público. Em uma praça, por exemplo, surgem da plateia personagens que acabam intervindo na história. A interação com o público, essa troca, faz muita falta”, diz.

“A gente adapta, mas mantendo a essência. Um exemplo é a música, que é sempre executada ao vivo, mesmo nessa apresentação online. A alteração é que dessa vez teremos um músico só em vez de três. O lado bom dessas adaptações é que essa brincadeira vai ficar registrada, vai estar disponível para acesso de todos, de graça, mesmo pessoas que estejam distantes. A gente ganha oportunidade de conhecer e de trocar além das fronteiras”, conclui Thiago Francisco.

Além de Thiago, o espetáculo conta com a participação das brincantes Maísa Arantes e Layza Almeida no elenco. Todo o conteúdo produzido para a BDB Cultural é gratuito e com exceção dos cursos e palestras, todos os eventos contam com interpretação em libras.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural) e no Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) da iniciativa.

Sobre o Mamulengo Fuzuê

O Mamulengo Fuzuê nasceu em 2007 após o diretor e fundador do grupo, Thiago Francisco, ser iniciado pelos bonequeiros Chico Simões (Mamulengo Presepada) e Walter Cedro (Mamulengo Sem Fronteiras). O mamulengo é um ofício repassado oralmente, por convívio familiar ou de mestre para aprendiz. Em 2015, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além das oficinas, ações de incentivo à palhaçaria e ao cordel, Mamulengo Fuzuê possui três espetáculos de rua estruturados em seu repertório. “Benedito, Abençoado e Bendizido” é o mais recente, de 2016. Também estão na lista “Divina Peleja – Festa, Trabalho e Pão” e “Mamulengo de RAPpente”.

Serviço:

BDB Cultural – Março de 2021

Transmissão de “Benedito, Abençoado e Bendizido” no YouTube e Facebook da BDB Cultural, às 17h, de graça.

28/03, domingo, 17h = “Benedito, Abençoado e Bendizido” do Grupo Brincante Mamulengo Fuzuê. Com Thiago Francisco, Maísa Arantes e Layza Almeida.

Outras informações:

Facebook.com/bdbcultural

Instagram – @bdbcultural

 

CAMINHO DE CORA CORALINA

Por: visitebrasilia
Data: 22/03/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!