EnglishJapanesePortugueseSpanish

ESTAÇÃO DO CHORO ABRE TEMPORADA DE LIVES DE 2021 COM TRIBUTO AO VIOLÃO BRASILEIRO, NO TEATRO GARAGEM


matallo DUOVIOLOES MG 4328 1024x683 ESTAÇÃO DO CHORO ABRE TEMPORADA DE LIVES DE 2021 COM TRIBUTO AO VIOLÃO BRASILEIRO, NO TEATRO GARAGEM

Muitas cordas, oito mãos e um show único na sua casa para curtir a primeira sexta-feira de fevereiro em grande estilo. O “Estação do Choro” retoma os encontros musicais singulares que são sua marca registrada, interrompidos desde 2019 em função da pandemia da COVID-19, destacando o talento brasiliense de raiz, com uma live transmitida diretamente do Teatro Garagem, do SESC da 913 Sul, como parte do projeto SESC Estúdio.

No dia 05/02, às 20hs, exclusivamente no canal do YouTube do Projeto (link no final do texto), reúne quatro violonistas virtuosos da capital, reconhecidos no Brasil e no exterior, em números que destacam a variedade rítmica africana misturada à harmonia rebuscada européia, marcas do violão brasileiro, considerado uma das três principais escolas do instrumento no mundo. Tudo isso, temperado com um jeito brasiliense e contemporâneo de fazer música instrumental.

A live terá três blocos, sendo os dois primeiros de solo com Alexandre Lopes e Henrique Neto, e o último com o duo de violões formado por Vinícius Vianna e João Ferreira, com participação especial do pandeirista Gabriel Carneiro. No repertório, músicas autorais e composições consagradas de Cartola, João Pernambuco, Garoto, Baden Powell, Pixinguinha, Ernesto Nazareth e muito mais.

Vinícius Vianna, conhecido sete cordas do “Estação do Choro”, ataca de solista mostrando sua versatilidade e o trabalho em duo, mantido desde 2012, com o amigo João Ferreira, com dois discos lançados (“Dois Violões” e o novo álbum “Baião de Cordas”). Vinícius Vianna é bacharel em violão pela Universidade de Brasília (UnB) e professor de violão popular e erudito na Escola de Música de Brasília (EMB). Sua presença é constante há muitos anos nas principais rodas de choro da capital e em 2018, como integrante do grupo “Sai da Frente” foi premiado no 16° Independent Music Award – um dos mais importantes prêmios da música independente do mundo – na categoria Debut Album.

João Ferreira trabalha como arranjador, produtor e diretor musical em diversos CDs e DVDs bem-sucedidos. Graduado em música pela UnB e integrante da Orquestra de Violões de Brasília desde 2003, além de professor de violão popular na EMB. Como músico e produtor musical, trabalha com artistas de renome como Clodo Ferreira e Natiruts, além de vários outros importantes artistas brasilienses, tendo sido indicado ao Grammy latino como diretor musical do álbum “Natiruts Acústico”.

Henrique Neto está de volta à cidade depois de longa temporada em Portugal, onde concluiu Mestrado em música pela Universidade de Aveiro. Conhecido por sua ligação com o Choro, sendo diretor da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello e co-autor do Livro Manual do Choro (2017), tem um estilo de forte influência da música tradicional brasileira, do choro e do samba, mas com elementos jazzísticos marcantes em seus arranjos e composições. O violonista já se apresentou em mais de 20 países ao lado de artistas consagrados como Dominguinhos, Sivuca, Hamilton de Holanda, Sebastião Tapajós, Paulinho da Viola, entre outros.

Já o brasiliense Alexandre Lopes, hoje radicado em Foz do Iguaçu, onde é professor da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), possui forte atividade como músico solista e camerista em duos, trios e quartetos em diferentes formações instrumentais. Tem participado dos principais festivais de violão do país, nos últimos anos, além de ser Mestre pela Marshall University, nos Estados Unidos.

Melhor maneira de curtir a primeira sexta-feira deste primeiro fevereiro sem carnaval no Brasil, não podemos imaginar. Orgulho o nosso de poder continuar encurtando o caminho entre os interessados em mergulhar no choro da cidade, e de poder aproveitar a adversidade da pandemia para fazer isso de forma virtual, abolindo as fronteiras geográficas e facilitando o acesso a todos os interessados em conhecer e celebrar o violão brasileiro. Durante o show haverá um QR Code para contribuições voluntárias do público e se você ainda não é inscrito no canal do Estação do Choro no YouTube, corre lá, porque 2021 será de muitas lives exclusivas para nossos assinantes.

Serviço

Live “Estação do Choro, violão brasileiro”

Apresentações solo dos violinistas Alexandre Lopes e Henrique Neto e do Duo de violões (Vinícius Vianna e João Ferreira, com participação especial de Gabriel Carneiro (pandeiro)

Onde? Canal do Estação do Choro no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCKin7A716jQMCr4dQKNDLmg

Quando? Dia 05/02, sexta-feira, às 20hs (transmitido do Teatro Garagem do SESC da 913 Sul, no projeto SESC Estúdio)

Fonte: Estação do Choro

Fotos: Divulgação

Por: visitebrasilia
Data: 26/01/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!