EnglishJapanesePortugueseSpanish
10.06.2020

Estudantes de Jornalismo se unem para registrar a pandemia do coronavírus em dois webdocs

O ano em que o mundo parou 1024x425 Estudantes de Jornalismo se unem para registrar a pandemia do coronavírus em dois webdocs

“Os isolados” e “O ano em que o mundo acabou” são produções do quinto semestre de Jornalismo do Centro Universitário IESB e serão lançados oficialmente em plataforma online nesta quarta-feira, 10 de junho; ocorrerão eventos de lançamento online pelo Google Meets às 10h e às 20h

Registrar o momento histórico pelo qual passa o mundo em 2020. Este é o objetivo dos alunos de Jornalismo do Centro Universitário IESB ao decidirem produzir dois webdocs – conjunto de reportagens em vídeo, áudio e texto publicados em plataforma online. “Os isolados” e “O ano em que o mundo parou” são composições realizadas em conjunto por alunos do 5º semestre do curso no âmbito da disciplina de audiovisual.

O lançamento oficial dos webdocs ocorrerá nesta quarta-feira, dia 10 de junho. Os conteúdos serão disponibilizados em plataforma online cujo endereço eletrônico será divulgado por meio de live na plataforma “Google Meets”. Às 10h, ocorrerá evento de divulgação d’Os isolados, e às 20h, irá ao ar live sobre o webdoc “O ano em que o mundo parou”. Clique nos links para participar dos eventos.

De acordo com Adriely Karina, que participou do projeto como editora-chefe da obra “O ano em que o mundo parou” e produtora de uma das reportagens do webdoc que trata da expectativa da população sobre a vacina, a “intenção é informar e gerar conhecimento sobre a pandemia para o público e para as gerações futuras”. Intitulada “Vacina: esperança mundial”, a reportagem explica o processo de produção de uma vacina e revela a aposta da humanidade em uma rápida elaboração do método de prevenção.

%name Estudantes de Jornalismo se unem para registrar a pandemia do coronavírus em dois webdocs

“Para mim foi um desafio. Fazer um vídeo em plena pandemia, sem ter como sair para fazer imagens e tudo mais. No jornalismo, a gente sai para apurar e fica difícil fazer tudo isso a distância, ressaltou. Mesmo assim, o conteúdo foi produzido em coletividade e deu origem a um rico produto que será lançado em uma plataforma virtual com layout próprio elaborado e escolhido pela turma”, concluiu..

“Os isolados”

Já este webdoc focou nas mudanças culturais que ocorrem com o avanço da pandemia. A adoção ao Home Office por diversas empresas e as aulas remotas são apenas exemplos de adaptações que se fizeram necessárias na busca para frear o avanço do vírus. Especialistas futuristas apontam que relações a distância, tanto no trabalho, como pessoais, são tendências que devem se manter.

A estudante de Jornalismo Yanna Calisto, também do 5º semestre, foi responsável por produzir um podcast que registrou mudanças marcantes na vida de diversas pessoas. “Falei com alguns amigos próximos e pedi que mandassem áudios contando a rotina, como se sentiam na pandemia”, explicou.

Para Yanna, a experiência foi marcante. “Estamos vivendo um momento histórico. É importante registrar sobre como estamos enfrentando o isolamento social para mostrar no futuro como a pandemia foi algo muito sério”, reforça. Para ela, o “olhar de cada um” precisa ser valorizado e isso foi o que enriqueceu o conteúdo construído pelos alunos.

Acesse os webdocs produzidos pelos alunos:

ttps://falecomosisolados.wixsite.com/webdoc

https://webdocorona.wixsite.com/home

Fonte: PTexto

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!