EnglishJapanesePortugueseSpanish
18.09.2020

Estudantes maristas da Asa Sul voltam às aulas presenciais na quarta-feira (23)

Colégio retoma atividades seguindo robusto protocolo de segurança, mas mantém ensino on-line

Seguindo um robusto protocolo de segurança, estudantes do Colégio Marista Asa Sul, de Brasília, voltam às aulas presenciais na próxima quarta-feira, dia 23 de setembro. De 3 mil alunos matriculados na instituição, que atende desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, a previsão é de que pelo menos 30% voltarão a ocupar o espaço físico da escola.

Desenvolvido pela Rede Marista de Colégios e chancelado pela Escola de Medicina da PUCPR e do Hospital Marcelino Champagnat (Certificado JCI), o protocolo contempla também nova organização educacional com modelo híbrido de ensino, mesclando aulas presenciais e on-line, e atende às necessidades de segurança para retorno às atividades escolares.

Entre as ações adotadas pela escola estão: disponibilizar álcool em gel 70% nas salas de aula, nos corredores e nas proximidades das saídas; manter a distância mínima de um metro e meio entre as carteiras escolares; desinfetar espaços de uso comum (corrimões, maçanetas, etc.); realizar medição da temperatura no ingresso às unidades; aumentar o fluxo de ar e ventilação nos ambientes fechados; aumentar a frequência da limpeza dos sanitários e reduzir o número de pessoas nos banheiros; cancelar eventos que gerem aglomerações, entre outras.

Todas as medidas foram implantadas levando em consideração as necessidades das famílias, que foram previamente consultadas pelo colégio. “Procuramos ouvir todos e buscar uma melhor solução educacional para oferecer um ambiente saudável e acolhedor a todos”, afirma o diretor do Colégio Marista Asa Sul, Rony Ahlfeldt.

No espaço físico da escola, foi implantada sinalização para garantir o distanciamento social, foram abertas novas entradas e saídas para diluir o fluxo de alunos e familiares e instaladas pias nas entradas do colégio. Além disso, as salas de aula foram reorganizadas para manter o afastamento de pelo menos 1,5 metro entre os estudantes. Os bicos dos bebedouros e os braços das catracas também foram retirados, entre outros pequenos ajustes para garantir a segurança no retorno escolar. Outra medida importante foi a mudança nos horários das atividades presenciais para desconcentrar o fluxo de alunos na entrada, nos intervalos e na saída da escola.

Foram providenciados para os colaboradores máscaras laváveis, descartáveis e de acetato; luvas descartáveis e equipamentos de proteção individual para as equipes de manutenção, limpeza, portaria, assistência de alunos, docentes e demais colaboradores.

Para os estudantes, também é solicitado um kit, com garrafa específica para uso individual, máscaras para troca no período em que o aluno estiver no colégio e seleção dos materiais que serão levados para a escola. O objetivo é não esquecer nenhum item e cuidar com o excesso, já que tudo deve ser devidamente higienizado.

Retorno gradativo

O retorno às aulas presenciais será feito de forma gradativa no período de cinco semanas iniciando pela Educação Infantil, passando pelo Fundamental, chegando ao Ensino Médio, que voltará a ter aulas presenciais em 26 de outubro. “Temos uma vantagem por atuarmos com unidades separadas entre os três segmentos de ensino. Entretanto, o retorno gradual servirá também para que todos possam internalizar os procedimentos e as novas rotinas”, afirma o diretor.

Para organizar melhor o retorno presencial, o aluno terá que se inscrever, pois o colégio montará turmas respeitando o distanciamento mínimo. Caso necessário, será feito rodízio das aulas. Todos os colaboradores e professores que atuarem nas atividades presenciais seguirão o protocolo de testagem para Covid-19 exigido pelos órgãos competentes.

Ensino remoto

Mesmo com o retorno presencial, o colégio optou por manter o ensino remoto para atender os alunos que não puderem voltar. No entanto, as aulas na sede da escola não serão transmitidas ao vivo. O modelo de aula domiciliar será personalizado para qualificar a aprendizagem e unir no que for possível as atividades assíncronas (trabalhos em equipe, processo avaliativo, materiais de estudo e vídeos) às síncronas (ao vivo).

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Asa Sul integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

 

Fonte e foto: Página 1 comunicação

%name Estudantes maristas da Asa Sul voltam às aulas presenciais na quarta feira (23)

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!