EnglishJapanesePortugueseSpanish
02.09.2020

Estudo da UnB avalia condições climáticas com a Covid-19 no Brasil

A Universidade de Brasília (UnB) analisa também se as características ambientais contribuem para a expansão do vírus

Por Luan Gabriel

A Covid-19 está em todo o mundo e em lugares com diferentes temperaturas. Por isso, o Laboratório de Climatologia Geográfica do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (GEA/UnB) está em um estudo que propõe a investigação das variáveis climáticas, levando em consideração o território nacional bastante diverso e o comportamento do patógeno Sars-CoV-2.

O projeto que leva o nome de “Correlações entre variações climáticas e a disseminação do novo coronavírus no Brasil” é um dos aprovados em chamada pública e está sob supervisão do professor de geografia e coordenador do laboratório, Rafael Franca. O estudo foi organizado em março de 2020, no início da pandemia, após suspeitas a respeito do risco da pandemia avançar em países localizados na faixa intertropical.

“Algumas dessas hipóteses sugeriam que o novo vírus seguiria o padrão de outros vírus respiratórios sazonais, como os que provocam a gripe, que se propagam melhor em lugares e estações mais frias”, conta Rafael Franca em declaração dada ao Correio Braziliense.

Para analisar as possíveis relações, Rafael e seu grupo analisaram a disseminação do vírus em três regiões do Brasil com diferentes climas, são elas: Brasília, que possui clima tropical típico de altitude; Manaus, com clima equatorial quente e úmido; e São Paulo, tendo o clima com maior influência subtropical.

Ainda não há respostas definitivas acerca do impacto do fator climático sobre a disseminação da Covid-19, mas vale ressaltar que outras pesquisas encontraram indícios de que a doença se comporta de maneira diferente de acordo com o ambiente. A previsão é que os primeiros resultados sejam divulgados a partir de outubro.“É preciso que a população compreenda que, até que as vacinas sejam distribuídas, a maior arma contra o novo coronavírus é o distanciamento social”, alerta Rafael Franca.

 

%name Estudo da UnB avalia condições climáticas com a Covid 19 no Brasil
Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!