EnglishJapanesePortugueseSpanish
03.12.2020

EXPOSIÇÃO ‘BRASÍLIA EM LINHAS’ CHEGA AO ESPAÇO LÚCIO COSTA

Foto Marina Gadelha 04 EXPOSIÇÃO ‘BRASÍLIA EM LINHAS’ CHEGA AO ESPAÇO LÚCIO COSTA

Sessenta obras do artista plástico Jailson Belfort homenageiam os 60 anos da Capital Federal 

Visitação de sexta a domingo, das 9h às 15h. Entrada franca

“Brasília em Linhas” segue para o Espaço Lúcio Costa, nesta sexta-feira (4). É a mais recente exposição do artista plástico Jailson Belfort. A mostra composta de 60 (sessenta) obras feitas com esferográficas, homenageia os 60 anos da Capital Federal e retrata seus principais monumentos e ícones.

‘Brasília em Linhas’ destaca lugares e paisagens marcantes da nossa Cidade numa abordagem criativa feita pelo artista maranhense.

Cada arte retrata Brasília por meio de milhares de traços. Belfort evidencia a precisão, a dedicação e a atenção aos detalhes numa técnica única e inovadora. Para esta composição, utilizou-se linhas, curvas e texturas variadas, inspiradas pela beleza e simplicidade brasiliense.

“As obras apresentam um ponto turístico retratado em duas tonalidades. A cor viva representa o céu icônico da cidade. A neutra, revela detalhes do monumento, num efeito de Gestalt que brinca com os elementos de luz, sombra, figura, fundo e ângulo”, explica o artista.

A exposição “Brasília em Linhas” tem como realizadores a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e o Centro Cultural Três Poderes. Ainda  conta com o patrocínio do Visão Hospital de Olhos e com os apoios da Casa da Moldura, Tato Comunicação e Projetos e do portal Visite Brasília.

O Espaço Lúcio Costa integra o Centro  Cultural Três Poderes. O local, idealizado por Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 1992 para a comemoração dos 90 anos do arquiteto e urbanista Lúcio Costa.  As obras  criadas por Jailson Belfort para a exposição comemorativa “Brasília em Linhas” foram inspiradas nos traços de Niemeyer e Lúcio Costa. Uma proposta  harmonizada com o Espaço Lúcio Costa.

Jailson Belfort

Natural de São Luís/MA, o artista plástico começou a desenhar na infância, tendo como referência o apresentador de TV e desenhista Daniel Azulay (1947-2020). É formado em Design, pela Universidade Federal do Maranhão. Trabalhou com Publicidade e Propaganda, em agências, onde foi designer gráfico, ilustrador e diretor de arte. Essa trajetória o levou ao universo dinâmico da comunicação visual, e sua sensibilidade às imagens do cotidiano, que  foi tomando forma de arte ao longo de décadas de carreira. Já realizou a exposição “Caneta Criativa”, no Supremo Tribunal Federal (Brasília, 2018) e “Brasilidade”, no Arte Core – Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro, 2019).

Usando canetas

Após vários anos trabalhando com artes no computador, como designer gráfico, o artista voltou a desenhar à mão livre, desafiando-se a utilizar apenas canetas esferográficas, produzindo um conjunto de telas e desenhos criativos bem elaborados, explorando ao máximo os recursos das canetas. Por usar apenas tinta permanente, Belfort ousa e não tem medo de se expressar e se divertir com texturas, sombras e perspectivas. Ao desenhar com caneta, ele “corre riscos”, pois os traços não podem ser apagados, corrigidos ou desfeitos. Um encontro de liberdade criativa e técnica apurada.

Serviço

Exposição Brasília em Linhas

Do artista plástico Jailson Belfort

Espaço Lúcio Costa

Abertura: 04 de dezembro de 2020

Visitação de sexta a domingo, das 9h às 15h

Praça dos Três Poderes – Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF

Entrada franca

Livre para todos os públicos

Informações: cc3poderes@cultura.df.gov.br

Fonte: Tato Comunicação
Fotos: Marina Gadelha

 

66862824 226033768361243 3595842537026398302 n 150x150 EXPOSIÇÃO ‘BRASÍLIA EM LINHAS’ CHEGA AO ESPAÇO LÚCIO COSTA 67758582 960186251008721 5240812262372094028 n 150x150 EXPOSIÇÃO ‘BRASÍLIA EM LINHAS’ CHEGA AO ESPAÇO LÚCIO COSTA CatedralMetropolitana JailsonBelfort 150x150 EXPOSIÇÃO ‘BRASÍLIA EM LINHAS’ CHEGA AO ESPAÇO LÚCIO COSTA Foto Marina Gadelha 01 150x150 EXPOSIÇÃO ‘BRASÍLIA EM LINHAS’ CHEGA AO ESPAÇO LÚCIO COSTA Foto Marina Gadelha 02 150x150 EXPOSIÇÃO ‘BRASÍLIA EM LINHAS’ CHEGA AO ESPAÇO LÚCIO COSTA Foto Marina Gadelha 03 150x150 EXPOSIÇÃO ‘BRASÍLIA EM LINHAS’ CHEGA AO ESPAÇO LÚCIO COSTA Foto Marina Gadelha 04 150x150 EXPOSIÇÃO ‘BRASÍLIA EM LINHAS’ CHEGA AO ESPAÇO LÚCIO COSTA %name EXPOSIÇÃO ‘BRASÍLIA EM LINHAS’ CHEGA AO ESPAÇO LÚCIO COSTA


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!