EnglishJapanesePortugueseSpanish
15.10.2020

Exposição Centenário da Visita Real Belga ao Brasil

Parceria entre a Embaixada da Bélgica e o Governo do Distrito Federal, reúne amostra de imagens da viagem do rei Alberto I e da rainha Elizabeth

Por Andreza Lorrane

Na Galeria dos Estados, entre os dias 14 de outubro a 19 de novembro, está disponível uma exposição em celebração aos 100 anos da Visita Real Belga ao país, que ocorreu em 1920. Uma organização feita pela Embaixada da Bélgica, com apoio do Governo do Distrito Federal. Com intuito de fazer os participantes mergulhar em um período da história nacional pouco conhecido para muitos brasileiros. 

O rei da Bélgica foi o primeiro a visitar o Brasil após a proclamação da República. O casal real desembarcou no país em 19 de setembro de 1920 e permaneceu até o dia 16 de outubro daquele ano para uma agenda que englobou encontros diplomáticos e com importantes nomes da história brasileira, como Ruy Barbosa, Santos Dumont, Oswaldo Cruz e Heitor Villa-Lobos, até mergulhos no mar e partidas de futebol. 

A viagem teve como objetivo o agradecimento ao apoio durante a Primeira Guerra Mundial e o estreitamento das relações entre os países. A mostra traz imagens que representam as instituições federais e o Distrito Federal que, à época, localizava-se no Rio Janeiro. Na exposição tem algumas fotos inéditas do War Heritage Museum em Bruxelas. Os visitantes ainda poderão conhecer as histórias e anedotas da época por meio de um “velho jornal” que será entregue ao público. 

A abertura do evento foi prestigiada pela Vanessa Mendonça, a secretária de Turismo, e contou também com a participação do embaixador belga, Patrick Herman; da chefe da Divisão de Assuntos da Europa do Ministério de Relações Exteriores, ministra Cláudia Vieira dos Santos; da chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do DF, Renata Zuquim; do chefe de gabinete da vice-governadoria, Paulo César; e da Administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro. 

No discurso de abertura, o embaixador belga lembrou que nessa data 14 de outubro, o rei Albert I tornou-se Cidadão Honorário e Marechal do Brasil e recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul. Patrick Herman também destacou a longa história de cooperação entre Brasil e Bélgica que, antes da I Guerra Mundial, era o terceiro principal investidor do país. “As imagens desta exposição mostram a arte e a cultura como poderosas ferramentas nas relações internacionais”, contou. 

 

IMG 20201014 WA0042 300x200 Exposição Centenário da Visita Real Belga ao Brasil
Foto: Cláudio Gerder/Setur
Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!