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Família Schurmann inicia expedição mundial


%name Família Schurmann inicia expedição mundialVoz dos Oceanos em busca de soluções inovadoras para combater a poluição dos mares

Com apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, durante dois anos, tripulantes do veleiro Kat mobilizarão 60 destinos, entre eles, 11 cidades brasileiras, por meio de empreendedorismo, ciência e educação

Com a finalidade de conscientizar a população mundial a respeito do lixo nos oceanos, especialmente os plásticos, toda a Família Schurmann – Vilfredo, Heloisa e os filhos Pierre, David e Wilhelm – volta a se reunir a bordo do veleiro Kat para iniciar, neste domingo, 29 de agosto, em Balneário Camboriú (SC), a expedição mundial Voz dos Oceanos. Com o apoio global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os velejadores e demais tripulantes da embarcação envolvidos nessa missão de dois anos de duração passarão por 60 destinos nacionais e internacionais, entre Brasil e Nova Zelândia.

A iniciativa – que também conta com a Plastic Soup Foundation entre seus apoiadores internacionais – tem o intuito de testemunhar e registrar a poluição nos mares e navegar em busca de soluções inovadoras para combater esse problema. O objetivo final desta iniciativa do Brasil para o mundo é conscientizar e engajar as pessoas ao redor do planeta para a necessidade de ações urgentes para a preservação das águas.

Ao realizar três voltas ao mundo nos últimos 37 anos, a Família constatou de perto que os oceanos sofrem mudanças severas, já que estão cada vez mais poluídos. “Tudo isso impacta não apenas a vida marinha, mas atinge as populações de modo geral. O tema é tão urgente que a ONU definiu o período de 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Acreditamos que por meio de uma grande corrente mundial do bem conseguiremos mudar juntos o cenário”, ressalta Vilfredo Schurmann.

“É muito triste saber que tantos animais morrem diariamente ao ingerirem plástico, incluindo tartarugas, baleias e aves marinhas. Afinal de contas, cerca de oito milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos todos os anos. E, se não apostarmos em medidas de contenção, a situação ficará ainda mais grave, podendo triplicar esse volume até 2040. Precisamos mudar de atitude o mais rápido possível”, aponta Heloisa Schurmann, que ao lado da Família é defensora da campanha MaresLimpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Na prática, a tripulação Voz dos Oceanos aposta em três pilares de atuação para alcançar uma transformação efetiva. O primeiro deles, com vertente empreendedora, atua em conjunto com a aceleradora SPIN, focada em encontrar soluções ambientais para indústrias. A ideia é fomentar empreendedores e startups que tenham como proposta encontrar soluções para diminuir ou eliminar o uso do plástico no âmbito industrial.

O segundo pilar, científico, desenvolvido em parceria com a Infinito Mare, empresa fundada pelo cientista ambiental e marinho Dr. Bruno Libardoni, investigará os diferentes níveis de impacto que os oceanos estão sofrendo, tendo três metas principais: investigar a qualidade da água e a biogeoquímica dos oceanos; analisar áreas mais amplas dos oceanos, em associação com vôos de drone e sensoriamento remoto via satélite, e construir o Hub Voz dos Oceanos, uma rede global para disponibilizar, de forma veloz, dados confiáveis para a comunidade científica e para a opinião pública em geral. A presença científica conta ainda com a participação de Conselho Científico Consultivo, composto por 14 renomados cientistas brasileiros e estrangeiros.

Por último, o pilar educacional – uma parceria Voz dos Oceanos, Instituto IRAPA e Instituto Supereco – deverá realizar jornadas educativas, que incluem criação de materiais educativos e gamificação; oficinas de formação com estudos sobre oceanos, resíduos e sustentabilidade, e proposta de inclusão transversal e transdisciplinar da temática no currículo escolar.

Navegação e rota

Com uma tripulação a bordo do veleiro Kat de oito membros, a Voz dos Oceanos passará por 60 locais estratégicos no planeta, incluindo pontos dos mares onde os mais variados itens de plástico se acumulam, vindos de diferentes partes do mundo por meio das correntes marítimas.

A etapa brasileira inicia em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e terá 11 destinos: Santos/SP, Ilhabela/SP, Ubatuba/SP, Paraty/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Búzios/RJ, Vitória/ES, Abrolhos/BA, Salvador/BA, Recife/PE e Fernando de Noronha/PE, entre setembro e novembro deste ano.

Na sequência, a expedição se dirigirá para o Caribe, costa atlântica dos Estados Unidos, arquipélago das Bermudas, voltando para o Caribe, México, cruzando o canal do Panamá, navegando até Galápagos, seguindo pelo Oceano Pacífico Sul até a Polinésia e terminando na Nova Zelândia.
Nesta jornada, a Família Schurmann envolverá cientistas, educadores, ambientalistas, empreendedores, executivos de grandes empresas, influenciadores, formadores de opinião, ONGs, gestores públicos e sociedade civil com propostas para reverter o cenário de destruição dos mares e envolvendo ações de empreendedorismo e educação. “Voz dos Oceanos vai além da nossa família. Esse é um movimento coletivo em prol dos nossos oceanos, nosso planeta e nossa vida. Todos podem ser essa voz. E assim como os oceanos, nosso movimento também não tem fronteiras. É uma iniciativa do Brasil para o mundo”, destaca David Schurmann.

“A Família Schurmann foi, desde o início, uma parceira fundamental da campanha Mares Limpos. Além de testemunhar e registrar, em primeira mão, a condição dos ecossistemas marinhos e costeiros, a expedição Voz dos Oceanos é também uma grande oportunidade para mapearmos soluções que já estão em curso”, afirma Regina Cavini, Representante adjunta do Programa das Nações Unidos para o Meio Ambiente.

“Em todo o mundo, 63 países já se comprometeram com a Mares Limpos, o que representa 60% da área litorânea do planeta, e estão revendo suas legislações para banir plásticos descartáveis. Mais de mil organizações se uniram por uma economia circular para o plástico. Juntos e juntas podemos reverter essa maré”, complementa.
Além do apoio global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e da internacional Plastic Soup Foundation, a expedição tem como primeiros patrocinadores
as marcas Kaiak (Natura), Corona (Ambev), Faber Castell e Sabesp. “Mais que um projeto de Marketing, nossa Voz dos Oceanos é uma iniciativa ESG para nossas parceiras”, diz David Schurmann. Vale destacar que, além de todas as inovações e soluções sustentáveis presentes no veleiro Kat, Voz dos Oceanos adota de medidas capazes de neutralizar a emissão de carbono gerada tanto nos preparativos como na expedição em si, não se restringindo apenas aos índices da embarcação, mas também do escritório em São Paulo. Em parceria com a StarBoard, já estão sendo calculadas as emissões geradas para serem neutralizadas com o plantio de espécies típicas de manguezais que integram
o ecossistema costeiro.

Veleiro Kat: práticas sustentáveis
Batizado em homenagem à filha do casal, que faleceu em 2013, o veleiro Kat possui seis cabines, duas salas, uma cozinha e três banheiros. Entre os diferenciais da embarcação está a quilha retrátil hidráulica e todas as soluções sustentáveis. O veleiro faz uso de energia limpa (eólica, hídrica e solar) e conta ainda com geradores de baixo consumo e sistema de tratamento de esgoto. Para a Voz dos Oceanos foram efetuadas algumas melhorias, entre elas, ampliação da capacidade de geração de energia limpa de 75% a 100%, adoção de baterias de Lithium, mudanças no tratamento de águas com ultravioleta na fase final. Além disso, todo o lixo produzido é devidamente tratado. O barco possui uma composteira para tratar o lixo orgânico e um compactador para armazenar o lixo reciclável.
 Comprimento: 80 pés (23,96 m)
 Largura: 6,37 m
 Deslocamento: 71 tn
 Calado: 2,20 e 5,20 m

 

Confira o vídeo de apresentação da Voz dos Oceanos:

https://vimeo.com/manage/videos/592359462/34f06424d5/privacy

Família Schurmann

Em 1984, após dez anos de planejamento e preparativos, Vilfredo e Heloisa partiram de Santa Catarina, com os filhos Wilhelm, David e Pierre – na época, aos 7, 10 e 15 anos, respectivamente – com o objetivo de realizar um sonho: dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. Em sua primeira grande aventura, os Schurmann passaram dez anos no mar e, ao retornarem, passaram a ser conhecidos como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. De lá para cá, foram, até o momento, três voltas ao mundo – 10 Anos no Mar (1984 – 1994), Magalhães Global Adventure com a filha Kat Schurmann a bordo (1997 – 2000) e Expedição Oriente (2014 – 2016) – além de milhas e milhas de navegações pela costa brasileira e mares do mundo. Agora, a Família Schurmann parte, ao lado de sua tripulação, para missão Voz dos Oceanos – que pode ser acompanhada pelas redes sociais oficiais (@vozdosoceanos), de parceiros e apoiadores. Assim como aconteceu nas últimas grandes aventuras da Família Schurmann, a nova expedição também será destaque mensal do Fantástico, além de marcar presença em outras atrações da TV Globo e da mídia espontânea.
Vozes dos patrocinadores – Kaiak (Natura), Corona (Ambev), Faber-Castell e Sabesp
“Sustentabilidade sempre foi um dos pilares da Natura e, dentre tantas marcas de prestígio, uma delas nasceu inspirada no movimento das águas, Kaiak. Em comemoração aos 25 anos da marca, o amor ao mar nos convoca a agir. Ameaçada pela poluição, as nossas águas precisam de ajuda e por isso Kaiak faz um convite para um olhar mais consciente sobre o lixo que geramos e o impacto dele em nossos oceanos. Sermos parceiros da expedição Voz dos Oceanos é um presente para Kaiak e para o
planeta” afirma Fernanda Rol, diretora de marketing Brasil da Natura.
“Corona é uma cerveja que nasceu na praia e tem uma conexão profunda com o mar e a natureza. É uma alegria patrocinar uma iniciativa como a Voz dos Oceanos, apoiando uma família que, assim como a gente, é apaixonada pelo mar, lutando contra a poluição plástica e a favor da preservação dos paraísos naturais. Esperamos que a expedição possa dar visibilidade a esses problemas e às possíveis soluções para que mais pessoas se comprometam com a proteção do nosso planeta”, conta João Pedro Zattar, head de
marketing de Corona.
“Sabemos que o nosso compromisso com a sustentabilidade deve ultrapassar as
fronteiras da nossa atuação empresarial e, por isso, mapeamos uma oportunidade de contribuir de forma mais ampla. Participando da expedição Voz dos Oceanos queremos apoiar um trabalho sério e comprometido que trará resultados para um tema global, importante e urgente da humanidade” diz Marcelo Tabacchi, CEO da Faber-Castell no
Brasil.
“Com programas voltados para despoluição das águas e ainda para o saneamento ambiental da costa brasileira, como por exemplo o Onda Limpa – que amplia os serviços de coleta e tratamento de esgoto nos municípios do litoral paulista com o objetivo de universalizar os serviços sanitários –, a Sabesp acredita no incentivo às manifestações

de preservação à natureza e de todo e qualquer recurso hídrico como forma de transformação da sociedade. Sendo assim, a Companhia não poderia ser indiferente a iniciativas como a Voz dos Oceanos que auxiliam na promoção da compreensão sobre a importância da conservação de mares, rios e de todo o ecossistema”, destaca Helio Padula, superintendente de Gestão do Programa de Recuperação Ambiental da Baixada
Santista, da Sabesp.

Apoiadores

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)/
Programme (UNEP)
Mídia
Fornecedores oficiais
Atlântica Cama e Banho Auxtrat
Breton
Columbia
Kapazi Nautiflex Tecnosub Tramontina Volvo Penta Weg
Weg Tintas
Parceiros
Audi
BDO
Bloom Estúdio Colírio Fibra
Infinito Mare
Irapa
J Amaral Advogados Máquina CW
Spin
StarBoard
UN Environment
Plastic Soup Foundation
Rede Globo
Tik Tok
Marcas licenciadas
Atlantis Gin
Julio Okubo

Supereco

Realizadores das ações especiais de partida da Voz dos Oceanos

A Família Schurmann e toda a tripulação e equipe agradecem o apoio da PZ Empreendimentos e da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Santa Catarina, pela realização de ações especiais – com protocolos de saúde e segurança, incluindo testagem feita pelo Instituto Leme Saúde Sustentável – que marcam o início da expedição Voz dos Oceanos.

Lixo plástico no mundo
– Mais de 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos todos os anos. O custo ambiental atinge US$ 8 bilhões anualmente. Se nada for feito, esse volume pode chegar a 20 milhões de toneladas por ano até 2040.
– Em 2018, a produção mundial foi de 280 milhões de toneladas de material plástico. Um terço dessa produção são de itens de uso único, como sacolas, canudos ou copos.
– Segundo o Banco Mundial, o Brasil é o 4o maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
– O Brasil recicla menos de 2% do lixo plástico coletado. Esse é um dos menores índices da pesquisa e bem abaixo da média global de reciclagem plástica, que é de 9%.
– O custo estimado do lixo marinho varia de € 259 a € 695 milhões, principalmente para o setor do turismo e da pesca.
– A reciclagem de 1 milhão de toneladas de plástico equivale a retirar 1 milhão de carros das estradas (CO2).

Fonte : Máquina Cohn & Wolfe

Foto: Divulgação

Por: visitebrasilia
Data: 29/08/2021


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