Primeira edição do projeto consolida ações sociais e de turismo, com apoio da Setur-DF. Estandes de oportunidades e atendimentos, destacam áreas de interesse das famílias.


Planaltina recebeu, neste sábado, dia 21 de agosto, a primeira edição do projeto Favela em Movimento, promovido pela Central Única das Favelas (CUFA), com apoio da Secretaria de Turismo do DF. Realizada no CEP Saúde ? Escola Técnica de Planaltina, esta promoção faz parte de um programa de integração regional e é voltada para a comunidade, com foco nas demandas das famílias, atendendo, especialmente, as necessidades sociais e do artesanato. Durante todo o dia a comunidade foi mobilizada em torno de uma programação cujos estandes trabalharam no atendimento, fomento e assistência às famílias.

A Secretaria de Turismo do DF participou do projeto com uma Sala de Artesanato. Nela, foram apresentados produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento do artesanato na região. ?Nossos técnicos mestres e artesãos explicaram as possibilidades do artesanato, além de ensinar a conseguir a Carteira Nacional do Artesão?, disse a Mestre Artesã Roze Mendes, da coordenação de artesanato da Setur-DF.

Na abertura da programação, quer contou com a participação musical do cantor Thiago Gratão, o coordenador de regiões administrativas da Setur-DF, Nilton Veiga, que representou a secretária Vanessa Mendonça na abertura do projeto destacou a certificação e a entrega da Carteira Nacional de Artesã a 30 bordadeiras do cerrado. ?Mulheres que trabalham nas comunidades rurais estão sendo qualificadas para adquirir suas carteiras nacionais de artesãs?, disse o coordenador.

Ao ser informada sobre o projeto Favela em Movimento, Vanessa Mendonça disse que o espaço da Setur-DF seria o ponto de partida para a qualificação dos artesãos locais para que seus trabalhos se tornassem oportunidade para gerar renda. ?O artesanato é um produto turístico, o mais importante deles. A participação da Setur-DF no Favela em Movimento é para ensinar como esta arte pode se transformar em renda. Cerca de 11 mil artesãos estão cadastrados na Setur-DF. Este é um segmento do turismo que tem recebido ações diretas de valorização e promoção por parte do governo Ibaneis Rocha, como nunca antes aconteceu?, afirmou a Secretária.

Nilton Veiga lembrou que a Carteira Nacional do Artesão abre muitas oportunidades. ?Com essa carteira, o artesão pode participar de todas as feiras oficiais dentro e fora do Brasil.? O coordenador de RA da Setur-DF disse que, até dezembro, três feiras estão confirmadas e os produtos vão no Caminhão do Turismo, que é do artesão. Ele também parabenizou a CUFA pelo atendimento prestado ao público por meio do Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Cabide Solidário, Varal de Leitura e dos agendamentos de RG com a Polícia Civil e SEJUS. ?Isso beneficia não só o artesanato, mas toda a população de Planaltina?, concluiu Nilton Veiga.

Os organizadores do Favela em Movimento informaram que 160 cestas básicas foram distribuídas às famílias mais necessitadas da região, ao longo da programação deste sábado. As doações foram feitas pelo projeto Mais Amor.

Fonte: SETUR/DF

Fotos: Divulgação