Faleceu na manhã desta quarta-feira (17), aos 71 anos, em decorrência de complicações provocadas pelo Covid, o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia. O pioneiro de Brasília deixa uma marca, sobretudo, de inovação, integração e responsabilidade social. Empresário dos segmentos de hotéis e de comunicação, Francisco Maia assumiu o Sistema Fecomércio-DF no dia 6 de fevereiro de 2019, procurou integrar, fortalecer e reestruturar as instituições ? dando voz aos sindicatos, atendendo a população mais carente e unindo os empresários do comércio da capital do País.

Como presidente da Fecomércio, do Sesc e do Senac no DF, Francisco Maia deixa um legado histórico de combate à pandemia do coronavírus e de luta contra a fome e a desigualdade social. Assim que a pandemia surgiu, no primeiro trimestre de 2020, ele não mediu esforços para auxiliar a população e os empresários. Foram diversas ações: disponibilização de crédito junto ao BRB; doação de marmitas, sopas, máscaras e testes para a população. Também foi realizada uma campanha para ajudar os pequenos negócios, os mais afetados pela crise.

Em 2019, primeiro ano de seu mandato, ele deu início a um dos projetos mais ambiciosos da Fecomércio: o Natal Sempre Monumental, uma festa idealizada para alavancar a economia da cidade, estimulando o turismo e as vendas. Nascido em Teresina (PI), Francisco Maia Farias foi criado em São Luís (MA) até os 13 anos, quando se mudou para Brasília em 1963 e adotou a cidade para viver. Ele deixa esposa, três filhos e seis netos.

Fonte: Fecomércio - DF

Foto: Fecomércio-DF