EnglishJapanesePortugueseSpanish

Fevereiro roxo mobiliza ações de conscientização sobre o cuidado com doenças autoimunes


%name Fevereiro roxo mobiliza ações de conscientização sobre o cuidado com doenças autoimunes

Clínica em Brasília destaca que o período busca alertar a população sobre a importância de tratar doenças como o lúpus, a fibromialgia e Alzheimer e que cuidar do emocional auxilia no alívio dos sintomas. A campanha tem apoio da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) e destaca que o diagnóstico precoce traz mais qualidade de vida para quem tem patologias incuráveis

 

Lúpus, fibromialgia e Alzheimer, o que essas doenças tem em comum? São patologias incuráveis e para destacar a importância de tratar sobre essa temática, o segundo mês do ano lança a campanha Fevereiro Roxo. A iniciativa que nasceu em 2014, na cidade mineira de Uberlândia traz à tona à complexidade dos temas e visa incentivar o diagnóstico precoce e correto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Alzheimer afeta cerca de 35,6 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deve dobrar em 2030.Já a fibromialgia acomete por volta de 3% da população brasileira, em sua maioria mulheres adultas, conforme dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Todas essas enfermidades debilitam severamente o corpo físico, mas atinge consideravelmente o aspecto emocional. Cientes dessa problemática, a Clínica Humanamente explica que agregar ao tratamento médico também o acompanhamento psicoterapêutico traz um suporte considerável para conviver com essa realidade.

A neuropsicóloga clínica, Múria Ribeiro esclarece que a mente desempenha um papel importante nestas doenças. As doença autoimune são enfermidades doenças pelas quais o sistema fisiológico está reagindo com algum fator emocional que não processou durante a sua vida.

“A campanha para a psicologia veio informar a população sobre as doenças autoimune e mostrar a importância do autoconhecimento. Mostra a necessidade de cuidar da saúde mental e de como a psicoterapia contribui nesse processo”, defende a especialista.

Para ela, com a terapia é possível ter mais clareza de seus limites e que a cura dos problemas emocionais vem através da fala, e que trabalhar a aceitação da doença também faz parte do processo psicoterápico. O psicólogo mostra que existe uma relação entre os pensamentos e os sentimentos de uma pessoa e que eles podem ser reestruturados.

Serviço: Fevereiro roxo mobiliza ações de conscientização sobre o cuidado com doenças autoimunes

Local: Humanamente Clínica

Endereço: Qd C1lote 1/12 sala 111 – Taguatinga Trade Center

Dra. Múria Ribeiro CRP- 01/13892

Psicóloga/Neropsicóloga clínica

ESP. Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)

Fonte/Arte: Greice Alves

Por: Kaio Raffael Marques
Data: 18/02/2020


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!