06.10.2020
“Filhas de Lavadeira” vence o prêmio e se qualifica para o Oscar 2021
Por Andreza Lorrane
No último domingo (4/10), o filme brasiliense Filhas de Lavadeira foi premiado no festival É Tudo Verdade, se qualificando para estar entre os indicados e podendo colocar Brasília na edição de 2021 da maior premiação dos cinemas, o Oscar!
A obra foi inspirada em livro homônimo da escritora Maria Helena Varga, foi o grande vencedor da categoria de Melhor Curta-Documentário. Da cineasta Edileuza Penha de Souza, Filha de Lavadeiras traz relatos de mulheres negras e suas histórias de resistência para que os filhos pudessem ir à escola.
O sonho da diretora em contar as histórias dessas mulheres negras para o Brasil se estendeu para o mundo. O É Tudo Verdade é um dos 29 festivais do mundo que qualificam os seus vencedores a uma indicação ao Oscar, os premiados ficam “dispensados” de cumprir algumas exigências para se credenciar a principal premiação do cinema mundial.
Além de levar o prêmio Mistika, a obra levou o troféu de Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao Curta-Metragem. Antes, já levou o Troféu Tesourinha de Júri Popular no 8º Festival Internacional de Curtas de Brasília; o de Melhor Filme pelo júri popular e Melhor Filme pela região Centro-Oeste, Norte e Nordeste (Conne) no 7° Festival de Cinema Feminino – Tudo sobre Mulheres, em Cuiabá-MT; e Menção Honrosa no 4° Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo/RJ de 2019.
Foto: Divulgação/Metrópoles